Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldino, José Maria
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cavalcante, Cláudia Valente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3602
Resumo: Resumo: Grandes mudanças vêm ocorrendo na Educação Superior desde os anos 1990, com novas ondas de expansão institucional e modalidades diferenciadas de formação para atender as necessidades de uma sociedade tecnológica movida por um mercado competitivo e as dos jovens, sobretudo, de escolas públicas, portadores de deficiências, negros e indígenas, que são o foco das políticas de cotas de acesso à universidade pública. Assim, este artigo objetiva discutir a situação do jovem no ensino superior, o sistema de cotas e as propostas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020 para a Educação Superior. Para este estudo foram utilizadas: a) pesquisa bibliográfica; b) dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/PNAD, 2009) e c) análise documental do PNE 2011-2020. Palavras-chave: jovens, educação superior, sistemas de cotas, PNE 2011-2020.
id PUC_GO-4_0b59bd5fcb27ab464ca607542683394a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3602
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020?Resumo: Grandes mudanças vêm ocorrendo na Educação Superior desde os anos 1990, com novas ondas de expansão institucional e modalidades diferenciadas de formação para atender as necessidades de uma sociedade tecnológica movida por um mercado competitivo e as dos jovens, sobretudo, de escolas públicas, portadores de deficiências, negros e indígenas, que são o foco das políticas de cotas de acesso à universidade pública. Assim, este artigo objetiva discutir a situação do jovem no ensino superior, o sistema de cotas e as propostas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020 para a Educação Superior. Para este estudo foram utilizadas: a) pesquisa bibliográfica; b) dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/PNAD, 2009) e c) análise documental do PNE 2011-2020. Palavras-chave: jovens, educação superior, sistemas de cotas, PNE 2011-2020.EDITORA DA PUC GOIÁS2014-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/360210.18224/educ.v17i1.3602Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 1 (2014); 201-2221983-77711415-049210.18224/educ.v17i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3602/2102Baldino, José MariaCavalcante, Cláudia Valenteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-10T17:12:20ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020?
title Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020?
spellingShingle Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020?
Baldino, José Maria
title_short Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020?
title_full Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020?
title_fullStr Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020?
title_full_unstemmed Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020?
title_sort Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020?
author Baldino, José Maria
author_facet Baldino, José Maria
Cavalcante, Cláudia Valente
author_role author
author2 Cavalcante, Cláudia Valente
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldino, José Maria
Cavalcante, Cláudia Valente
description Resumo: Grandes mudanças vêm ocorrendo na Educação Superior desde os anos 1990, com novas ondas de expansão institucional e modalidades diferenciadas de formação para atender as necessidades de uma sociedade tecnológica movida por um mercado competitivo e as dos jovens, sobretudo, de escolas públicas, portadores de deficiências, negros e indígenas, que são o foco das políticas de cotas de acesso à universidade pública. Assim, este artigo objetiva discutir a situação do jovem no ensino superior, o sistema de cotas e as propostas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020 para a Educação Superior. Para este estudo foram utilizadas: a) pesquisa bibliográfica; b) dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/PNAD, 2009) e c) análise documental do PNE 2011-2020. Palavras-chave: jovens, educação superior, sistemas de cotas, PNE 2011-2020.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3602
10.18224/educ.v17i1.3602
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3602
identifier_str_mv 10.18224/educ.v17i1.3602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3602/2102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 1 (2014); 201-222
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v17i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660250169345