Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3602 |
Resumo: | Resumo: Grandes mudanças vêm ocorrendo na Educação Superior desde os anos 1990, com novas ondas de expansão institucional e modalidades diferenciadas de formação para atender as necessidades de uma sociedade tecnológica movida por um mercado competitivo e as dos jovens, sobretudo, de escolas públicas, portadores de deficiências, negros e indígenas, que são o foco das políticas de cotas de acesso à universidade pública. Assim, este artigo objetiva discutir a situação do jovem no ensino superior, o sistema de cotas e as propostas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020 para a Educação Superior. Para este estudo foram utilizadas: a) pesquisa bibliográfica; b) dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/PNAD, 2009) e c) análise documental do PNE 2011-2020. Palavras-chave: jovens, educação superior, sistemas de cotas, PNE 2011-2020. |
id |
PUC_GO-4_0b59bd5fcb27ab464ca607542683394a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3602 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020?Resumo: Grandes mudanças vêm ocorrendo na Educação Superior desde os anos 1990, com novas ondas de expansão institucional e modalidades diferenciadas de formação para atender as necessidades de uma sociedade tecnológica movida por um mercado competitivo e as dos jovens, sobretudo, de escolas públicas, portadores de deficiências, negros e indígenas, que são o foco das políticas de cotas de acesso à universidade pública. Assim, este artigo objetiva discutir a situação do jovem no ensino superior, o sistema de cotas e as propostas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020 para a Educação Superior. Para este estudo foram utilizadas: a) pesquisa bibliográfica; b) dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/PNAD, 2009) e c) análise documental do PNE 2011-2020. Palavras-chave: jovens, educação superior, sistemas de cotas, PNE 2011-2020.EDITORA DA PUC GOIÁS2014-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/360210.18224/educ.v17i1.3602Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 1 (2014); 201-2221983-77711415-049210.18224/educ.v17i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3602/2102Baldino, José MariaCavalcante, Cláudia Valenteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-10T17:12:20ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020? |
title |
Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020? |
spellingShingle |
Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020? Baldino, José Maria |
title_short |
Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020? |
title_full |
Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020? |
title_fullStr |
Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020? |
title_full_unstemmed |
Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020? |
title_sort |
Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020? |
author |
Baldino, José Maria |
author_facet |
Baldino, José Maria Cavalcante, Cláudia Valente |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcante, Cláudia Valente |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baldino, José Maria Cavalcante, Cláudia Valente |
description |
Resumo: Grandes mudanças vêm ocorrendo na Educação Superior desde os anos 1990, com novas ondas de expansão institucional e modalidades diferenciadas de formação para atender as necessidades de uma sociedade tecnológica movida por um mercado competitivo e as dos jovens, sobretudo, de escolas públicas, portadores de deficiências, negros e indígenas, que são o foco das políticas de cotas de acesso à universidade pública. Assim, este artigo objetiva discutir a situação do jovem no ensino superior, o sistema de cotas e as propostas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020 para a Educação Superior. Para este estudo foram utilizadas: a) pesquisa bibliográfica; b) dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/PNAD, 2009) e c) análise documental do PNE 2011-2020. Palavras-chave: jovens, educação superior, sistemas de cotas, PNE 2011-2020. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3602 10.18224/educ.v17i1.3602 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3602 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v17i1.3602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3602/2102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 1 (2014); 201-222 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v17i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319660250169345 |