HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Silva, Mauro Sérgio Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Danelon, Márcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7187
Resumo: O presente trabalho discorre acerca da relação entre as noções de história, política e educação a partir do pensamento de Hannah Arendt. Para tanto, traz à baila os elementos que, para a autora, circundam a ideia de história do paradigma grego antepostos à compreensão moderna de história. Apoiado nas reflexões de Flores D’arcais expõe a crítica da autora às filosofias da história erguidas sob a influência de uma concepção de história como processo causal com leis e normas que se sobrepõem aos acontecimentos, aos indivíduos, às iniciativas, à ação e, em última instância, à liberdade. Aponta as condições de possibilidade de uma ação política (livre) e, por conseguinte, da acepção de educação consentânea com tal ação. Palavras-chave: Arendt, História, Política, Educação.
id PUC_GO-4_120ca88fd5b4cf71b6f80ccc0d4a93d1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7187
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDTHistória Filosofia e EducaçãoArendt; História; Política; Educação; Arendt; History; Politics; Education.História Política e EducaçãoO presente trabalho discorre acerca da relação entre as noções de história, política e educação a partir do pensamento de Hannah Arendt. Para tanto, traz à baila os elementos que, para a autora, circundam a ideia de história do paradigma grego antepostos à compreensão moderna de história. Apoiado nas reflexões de Flores D’arcais expõe a crítica da autora às filosofias da história erguidas sob a influência de uma concepção de história como processo causal com leis e normas que se sobrepõem aos acontecimentos, aos indivíduos, às iniciativas, à ação e, em última instância, à liberdade. Aponta as condições de possibilidade de uma ação política (livre) e, por conseguinte, da acepção de educação consentânea com tal ação. Palavras-chave: Arendt, História, Política, Educação.EDITORA DA PUC GOIÁSDa Silva, Mauro Sérgio SantosDanelon, Márcio2019-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/718710.18224/educ.v21i1.7187Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 1 (2018); 107-1261983-77711415-049210.18224/educ.v21i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7187/4042http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/downloadSuppFile/7187/730Direitos autorais 2019 Mauro Sérgio Santos Da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-07T13:28:01ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT
title HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT
spellingShingle HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT
Da Silva, Mauro Sérgio Santos
História Filosofia e Educação
Arendt; História; Política; Educação; Arendt; History; Politics; Education.
História Política e Educação
title_short HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT
title_full HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT
title_fullStr HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT
title_full_unstemmed HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT
title_sort HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT
author Da Silva, Mauro Sérgio Santos
author_facet Da Silva, Mauro Sérgio Santos
Danelon, Márcio
author_role author
author2 Danelon, Márcio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Da Silva, Mauro Sérgio Santos
Danelon, Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv História Filosofia e Educação
Arendt; História; Política; Educação; Arendt; History; Politics; Education.
História Política e Educação
topic História Filosofia e Educação
Arendt; História; Política; Educação; Arendt; History; Politics; Education.
História Política e Educação
description O presente trabalho discorre acerca da relação entre as noções de história, política e educação a partir do pensamento de Hannah Arendt. Para tanto, traz à baila os elementos que, para a autora, circundam a ideia de história do paradigma grego antepostos à compreensão moderna de história. Apoiado nas reflexões de Flores D’arcais expõe a crítica da autora às filosofias da história erguidas sob a influência de uma concepção de história como processo causal com leis e normas que se sobrepõem aos acontecimentos, aos indivíduos, às iniciativas, à ação e, em última instância, à liberdade. Aponta as condições de possibilidade de uma ação política (livre) e, por conseguinte, da acepção de educação consentânea com tal ação. Palavras-chave: Arendt, História, Política, Educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7187
10.18224/educ.v21i1.7187
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7187
identifier_str_mv 10.18224/educ.v21i1.7187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7187/4042
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/downloadSuppFile/7187/730
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Mauro Sérgio Santos Da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Mauro Sérgio Santos Da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 1 (2018); 107-126
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v21i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661484343296