HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7187 |
Resumo: | O presente trabalho discorre acerca da relação entre as noções de história, política e educação a partir do pensamento de Hannah Arendt. Para tanto, traz à baila os elementos que, para a autora, circundam a ideia de história do paradigma grego antepostos à compreensão moderna de história. Apoiado nas reflexões de Flores D’arcais expõe a crítica da autora às filosofias da história erguidas sob a influência de uma concepção de história como processo causal com leis e normas que se sobrepõem aos acontecimentos, aos indivíduos, às iniciativas, à ação e, em última instância, à liberdade. Aponta as condições de possibilidade de uma ação política (livre) e, por conseguinte, da acepção de educação consentânea com tal ação. Palavras-chave: Arendt, História, Política, Educação. |
id |
PUC_GO-4_120ca88fd5b4cf71b6f80ccc0d4a93d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7187 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDTHistória Filosofia e EducaçãoArendt; História; Política; Educação; Arendt; History; Politics; Education.História Política e EducaçãoO presente trabalho discorre acerca da relação entre as noções de história, política e educação a partir do pensamento de Hannah Arendt. Para tanto, traz à baila os elementos que, para a autora, circundam a ideia de história do paradigma grego antepostos à compreensão moderna de história. Apoiado nas reflexões de Flores D’arcais expõe a crítica da autora às filosofias da história erguidas sob a influência de uma concepção de história como processo causal com leis e normas que se sobrepõem aos acontecimentos, aos indivíduos, às iniciativas, à ação e, em última instância, à liberdade. Aponta as condições de possibilidade de uma ação política (livre) e, por conseguinte, da acepção de educação consentânea com tal ação. Palavras-chave: Arendt, História, Política, Educação.EDITORA DA PUC GOIÁSDa Silva, Mauro Sérgio SantosDanelon, Márcio2019-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/718710.18224/educ.v21i1.7187Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 1 (2018); 107-1261983-77711415-049210.18224/educ.v21i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7187/4042http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/downloadSuppFile/7187/730Direitos autorais 2019 Mauro Sérgio Santos Da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-07T13:28:01ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT |
title |
HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT |
spellingShingle |
HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT Da Silva, Mauro Sérgio Santos História Filosofia e Educação Arendt; História; Política; Educação; Arendt; History; Politics; Education. História Política e Educação |
title_short |
HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT |
title_full |
HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT |
title_fullStr |
HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT |
title_sort |
HISTÓRIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM HANNAH ARENDT |
author |
Da Silva, Mauro Sérgio Santos |
author_facet |
Da Silva, Mauro Sérgio Santos Danelon, Márcio |
author_role |
author |
author2 |
Danelon, Márcio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Da Silva, Mauro Sérgio Santos Danelon, Márcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Filosofia e Educação Arendt; História; Política; Educação; Arendt; History; Politics; Education. História Política e Educação |
topic |
História Filosofia e Educação Arendt; História; Política; Educação; Arendt; History; Politics; Education. História Política e Educação |
description |
O presente trabalho discorre acerca da relação entre as noções de história, política e educação a partir do pensamento de Hannah Arendt. Para tanto, traz à baila os elementos que, para a autora, circundam a ideia de história do paradigma grego antepostos à compreensão moderna de história. Apoiado nas reflexões de Flores D’arcais expõe a crítica da autora às filosofias da história erguidas sob a influência de uma concepção de história como processo causal com leis e normas que se sobrepõem aos acontecimentos, aos indivíduos, às iniciativas, à ação e, em última instância, à liberdade. Aponta as condições de possibilidade de uma ação política (livre) e, por conseguinte, da acepção de educação consentânea com tal ação. Palavras-chave: Arendt, História, Política, Educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7187 10.18224/educ.v21i1.7187 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7187 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v21i1.7187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7187/4042 http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/downloadSuppFile/7187/730 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Mauro Sérgio Santos Da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Mauro Sérgio Santos Da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 1 (2018); 107-126 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v21i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661484343296 |