As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Lia Machado Fiuza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Machado, Charliton José dos Santos, Sales, José Albio Moreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5465
Resumo: Resumo: Objetiva discutir as interfaces das teorias da História e a História ensinada no ensino fundamental, com ênfase na “alfabetização histórica” no século XXI. Como metodologia de pesquisa utilizou-se grupo focal, com 21 pesquisadores e professores que atuavam no campo do Ensino de História e História da Educação. Constatou-se que o ensino no século XXI deve propiciar a aprendizagem de maneira contextualizada, relacionando a pessoa, o tempo e o espaço, em uma perspectiva de produção e transformação da sociedade, na qual o aluno é concebido como sujeito histórico inserido no âmbito dialógico-crítico, tendo o professor como um mediador. Palavras-chave: Ensino. História. Correntes teóricas.
id PUC_GO-4_159a4a9d8cfa0c58f9066bc8b1275460
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5465
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamentalResumo: Objetiva discutir as interfaces das teorias da História e a História ensinada no ensino fundamental, com ênfase na “alfabetização histórica” no século XXI. Como metodologia de pesquisa utilizou-se grupo focal, com 21 pesquisadores e professores que atuavam no campo do Ensino de História e História da Educação. Constatou-se que o ensino no século XXI deve propiciar a aprendizagem de maneira contextualizada, relacionando a pessoa, o tempo e o espaço, em uma perspectiva de produção e transformação da sociedade, na qual o aluno é concebido como sujeito histórico inserido no âmbito dialógico-crítico, tendo o professor como um mediador. Palavras-chave: Ensino. História. Correntes teóricas.EDITORA DA PUC GOIÁSFialho, Lia Machado FiuzaMachado, Charliton José dos SantosSales, José Albio Moreira de2017-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/546510.18224/educ.v19i3.5465Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 3 (2016); 1043-10651983-77711415-049210.18224/educ.v19i3reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5465/3022Direitos autorais 2017 Lia Machado Fiuza Fialho, Charliton José dos Santos Machado, José Albio Moreira de Saleshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5465Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:46.996Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental
title As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental
spellingShingle As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental
Fialho, Lia Machado Fiuza
title_short As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental
title_full As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental
title_fullStr As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental
title_full_unstemmed As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental
title_sort As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental
author Fialho, Lia Machado Fiuza
author_facet Fialho, Lia Machado Fiuza
Machado, Charliton José dos Santos
Sales, José Albio Moreira de
author_role author
author2 Machado, Charliton José dos Santos
Sales, José Albio Moreira de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Lia Machado Fiuza
Machado, Charliton José dos Santos
Sales, José Albio Moreira de
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Objetiva discutir as interfaces das teorias da História e a História ensinada no ensino fundamental, com ênfase na “alfabetização histórica” no século XXI. Como metodologia de pesquisa utilizou-se grupo focal, com 21 pesquisadores e professores que atuavam no campo do Ensino de História e História da Educação. Constatou-se que o ensino no século XXI deve propiciar a aprendizagem de maneira contextualizada, relacionando a pessoa, o tempo e o espaço, em uma perspectiva de produção e transformação da sociedade, na qual o aluno é concebido como sujeito histórico inserido no âmbito dialógico-crítico, tendo o professor como um mediador. Palavras-chave: Ensino. História. Correntes teóricas.
description Resumo: Objetiva discutir as interfaces das teorias da História e a História ensinada no ensino fundamental, com ênfase na “alfabetização histórica” no século XXI. Como metodologia de pesquisa utilizou-se grupo focal, com 21 pesquisadores e professores que atuavam no campo do Ensino de História e História da Educação. Constatou-se que o ensino no século XXI deve propiciar a aprendizagem de maneira contextualizada, relacionando a pessoa, o tempo e o espaço, em uma perspectiva de produção e transformação da sociedade, na qual o aluno é concebido como sujeito histórico inserido no âmbito dialógico-crítico, tendo o professor como um mediador. Palavras-chave: Ensino. História. Correntes teóricas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5465
10.18224/educ.v19i3.5465
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5465
identifier_str_mv 10.18224/educ.v19i3.5465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5465/3022
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Lia Machado Fiuza Fialho, Charliton José dos Santos Machado, José Albio Moreira de Sales
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Lia Machado Fiuza Fialho, Charliton José dos Santos Machado, José Albio Moreira de Sales
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 3 (2016); 1043-1065
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v19i3
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341973977399296