As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5465 |
Resumo: | Resumo: Objetiva discutir as interfaces das teorias da História e a História ensinada no ensino fundamental, com ênfase na “alfabetização histórica” no século XXI. Como metodologia de pesquisa utilizou-se grupo focal, com 21 pesquisadores e professores que atuavam no campo do Ensino de História e História da Educação. Constatou-se que o ensino no século XXI deve propiciar a aprendizagem de maneira contextualizada, relacionando a pessoa, o tempo e o espaço, em uma perspectiva de produção e transformação da sociedade, na qual o aluno é concebido como sujeito histórico inserido no âmbito dialógico-crítico, tendo o professor como um mediador. Palavras-chave: Ensino. História. Correntes teóricas. |
id |
PUC_GO-4_159a4a9d8cfa0c58f9066bc8b1275460 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5465 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamentalResumo: Objetiva discutir as interfaces das teorias da História e a História ensinada no ensino fundamental, com ênfase na “alfabetização histórica” no século XXI. Como metodologia de pesquisa utilizou-se grupo focal, com 21 pesquisadores e professores que atuavam no campo do Ensino de História e História da Educação. Constatou-se que o ensino no século XXI deve propiciar a aprendizagem de maneira contextualizada, relacionando a pessoa, o tempo e o espaço, em uma perspectiva de produção e transformação da sociedade, na qual o aluno é concebido como sujeito histórico inserido no âmbito dialógico-crítico, tendo o professor como um mediador. Palavras-chave: Ensino. História. Correntes teóricas.EDITORA DA PUC GOIÁSFialho, Lia Machado FiuzaMachado, Charliton José dos SantosSales, José Albio Moreira de2017-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/546510.18224/educ.v19i3.5465Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 3 (2016); 1043-10651983-77711415-049210.18224/educ.v19i3reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5465/3022Direitos autorais 2017 Lia Machado Fiuza Fialho, Charliton José dos Santos Machado, José Albio Moreira de Saleshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5465Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:46.996Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental |
title |
As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental |
spellingShingle |
As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental Fialho, Lia Machado Fiuza |
title_short |
As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental |
title_full |
As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental |
title_fullStr |
As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental |
title_sort |
As teorias da história e a história ensinada no ensino fundamental |
author |
Fialho, Lia Machado Fiuza |
author_facet |
Fialho, Lia Machado Fiuza Machado, Charliton José dos Santos Sales, José Albio Moreira de |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Charliton José dos Santos Sales, José Albio Moreira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho, Lia Machado Fiuza Machado, Charliton José dos Santos Sales, José Albio Moreira de |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Objetiva discutir as interfaces das teorias da História e a História ensinada no ensino fundamental, com ênfase na “alfabetização histórica” no século XXI. Como metodologia de pesquisa utilizou-se grupo focal, com 21 pesquisadores e professores que atuavam no campo do Ensino de História e História da Educação. Constatou-se que o ensino no século XXI deve propiciar a aprendizagem de maneira contextualizada, relacionando a pessoa, o tempo e o espaço, em uma perspectiva de produção e transformação da sociedade, na qual o aluno é concebido como sujeito histórico inserido no âmbito dialógico-crítico, tendo o professor como um mediador. Palavras-chave: Ensino. História. Correntes teóricas. |
description |
Resumo: Objetiva discutir as interfaces das teorias da História e a História ensinada no ensino fundamental, com ênfase na “alfabetização histórica” no século XXI. Como metodologia de pesquisa utilizou-se grupo focal, com 21 pesquisadores e professores que atuavam no campo do Ensino de História e História da Educação. Constatou-se que o ensino no século XXI deve propiciar a aprendizagem de maneira contextualizada, relacionando a pessoa, o tempo e o espaço, em uma perspectiva de produção e transformação da sociedade, na qual o aluno é concebido como sujeito histórico inserido no âmbito dialógico-crítico, tendo o professor como um mediador. Palavras-chave: Ensino. História. Correntes teóricas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5465 10.18224/educ.v19i3.5465 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5465 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v19i3.5465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5465/3022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Lia Machado Fiuza Fialho, Charliton José dos Santos Machado, José Albio Moreira de Sales http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Lia Machado Fiuza Fialho, Charliton José dos Santos Machado, José Albio Moreira de Sales http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 3 (2016); 1043-1065 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v19i3 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341973977399296 |