Jovens Camponeses: sair ou ficar no campo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zoia, Alceu
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Peripolli, Odimar João, Muller, José Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7189
Resumo: o campo brasileiro, há décadas, vem passando por profundas mudanças quanto a sua configuração social e sua dinâmica populacional passa por significativa diminuição, 15%/campo e 85%/cidade (BRASIL/IBGE, 2016 apud DIAS, 2016 online). Embora com menos intensidade o êxodo rural, hoje, é uma realidade que ainda preocupa, pois ocorre nas regiões onde predomina o modelo de agricultura familiar camponesa e entre a população mais jovem. Nos propomos trazer para a discussão e análise um pouco desta realidade vivenciada pelos jovens camponeses, as causas e o papel da escola nesse processo e as saídas possíveis. A pesquisa é de caráter bibliográfico documental e de natureza qualitativa. Muitas considerações e análises têm relação estreita com e a partir das nossas pesquisas realizadas, há bastante tempo, em escolas do campo (Norte de Mato Grosso). Os estudos (e a empiria) mostram que a falta de políticas públicas que contemplem as especificidades voltadas a ações que garantam sustentabilidade social, se colocam como condicionantes importantes neste processo (evasão campo). Ressalta-se, todavia, que iniciativas valiosas vêm sendo tomadas no sentido de resgatar uma velha dívida para com os trabalhadores do campo, dentre outras políticas agrárias (reforma agrária) e agrícolas (educacional).
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