Vincent Malloy e Vincent Price: os estranhos duplos de Tim Burton
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3943 |
Resumo: | Nesse trabalho, analisamos a animação Vincent (1982), dirigido por Tim Burton, realizado em stop motion, a partir de uma estética expressionista. Concebida como uma poesia visual, é uma história infantil em forma de um poema, escrita pelo próprio Tim Burton e narrada por Vincent Price. Se os dispositivos estéticos - luz, cor, planos - iluminam a experiência traumática vivenciada na infância, é porque são capazes de produzir uma espécie de “retorno do recalcado na esfera do visual” e, assim, dar materialidade a sentimentos reveladores de angústia, medo, horror e desamparo que constituem esse tempo. Palavras-Chave: Infância, Cinema de animação, Psicanálise |
id |
PUC_GO-4_1a3c53865af28ac5fbce299e7056db16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3943 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
Vincent Malloy e Vincent Price: os estranhos duplos de Tim BurtonNesse trabalho, analisamos a animação Vincent (1982), dirigido por Tim Burton, realizado em stop motion, a partir de uma estética expressionista. Concebida como uma poesia visual, é uma história infantil em forma de um poema, escrita pelo próprio Tim Burton e narrada por Vincent Price. Se os dispositivos estéticos - luz, cor, planos - iluminam a experiência traumática vivenciada na infância, é porque são capazes de produzir uma espécie de “retorno do recalcado na esfera do visual” e, assim, dar materialidade a sentimentos reveladores de angústia, medo, horror e desamparo que constituem esse tempo. Palavras-Chave: Infância, Cinema de animação, PsicanáliseEDITORA DA PUC GOIÁSRoure, Glacy Queirós deSá, Ana Carolina Roure Malta de2015-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/394310.18224/educ.v17i2.3943Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 2 (2014); 301-3161983-77711415-049210.18224/educ.v17i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3943/3278Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3943Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:18:04.024Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vincent Malloy e Vincent Price: os estranhos duplos de Tim Burton |
title |
Vincent Malloy e Vincent Price: os estranhos duplos de Tim Burton |
spellingShingle |
Vincent Malloy e Vincent Price: os estranhos duplos de Tim Burton Roure, Glacy Queirós de |
title_short |
Vincent Malloy e Vincent Price: os estranhos duplos de Tim Burton |
title_full |
Vincent Malloy e Vincent Price: os estranhos duplos de Tim Burton |
title_fullStr |
Vincent Malloy e Vincent Price: os estranhos duplos de Tim Burton |
title_full_unstemmed |
Vincent Malloy e Vincent Price: os estranhos duplos de Tim Burton |
title_sort |
Vincent Malloy e Vincent Price: os estranhos duplos de Tim Burton |
author |
Roure, Glacy Queirós de |
author_facet |
Roure, Glacy Queirós de Sá, Ana Carolina Roure Malta de |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Ana Carolina Roure Malta de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roure, Glacy Queirós de Sá, Ana Carolina Roure Malta de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Nesse trabalho, analisamos a animação Vincent (1982), dirigido por Tim Burton, realizado em stop motion, a partir de uma estética expressionista. Concebida como uma poesia visual, é uma história infantil em forma de um poema, escrita pelo próprio Tim Burton e narrada por Vincent Price. Se os dispositivos estéticos - luz, cor, planos - iluminam a experiência traumática vivenciada na infância, é porque são capazes de produzir uma espécie de “retorno do recalcado na esfera do visual” e, assim, dar materialidade a sentimentos reveladores de angústia, medo, horror e desamparo que constituem esse tempo. Palavras-Chave: Infância, Cinema de animação, Psicanálise |
description |
Nesse trabalho, analisamos a animação Vincent (1982), dirigido por Tim Burton, realizado em stop motion, a partir de uma estética expressionista. Concebida como uma poesia visual, é uma história infantil em forma de um poema, escrita pelo próprio Tim Burton e narrada por Vincent Price. Se os dispositivos estéticos - luz, cor, planos - iluminam a experiência traumática vivenciada na infância, é porque são capazes de produzir uma espécie de “retorno do recalcado na esfera do visual” e, assim, dar materialidade a sentimentos reveladores de angústia, medo, horror e desamparo que constituem esse tempo. Palavras-Chave: Infância, Cinema de animação, Psicanálise |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3943 10.18224/educ.v17i2.3943 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3943 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v17i2.3943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3943/3278 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 2 (2014); 301-316 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v17i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341974807871488 |