República e miscigenação: o legado político e educacional de Rui Barbosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Hélio Augusto de Rezende
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Araújo, Adelmar Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5411
Resumo: Resumo: O presente estudo objetiva compreender o contexto de implantação da república e suas implicações referentes à educação no Brasil e a contribuição de Rui Barbosa neste processo. Como homem público, Rui Barbosa apresentou seu projeto educacional na década de 1880 com base nos pareceres: Reforma do Ensino Secundário e Superior e Reforma do Ensino Primário e Várias Instituições Complementares da Instrução Pública. Com vasta leitura, reflexão e pensamento ele não apenas se preocupou com a abolição da escravidão no Brasil, mas também viu no processo educacional, por seus valores históricos e culturais desde a instrução primária, o efetivo liame significante da própria modernização das nossas instituições, mas, sobretudo, o fato valorativo da adjunção da cidadania com o trabalho, com efeito sobre a produção industrial no país. Palavras-chave: República, Rui Barbosa, Miscigenação, Educação, Pareceres.
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spelling República e miscigenação: o legado político e educacional de Rui BarbosaResumo: O presente estudo objetiva compreender o contexto de implantação da república e suas implicações referentes à educação no Brasil e a contribuição de Rui Barbosa neste processo. Como homem público, Rui Barbosa apresentou seu projeto educacional na década de 1880 com base nos pareceres: Reforma do Ensino Secundário e Superior e Reforma do Ensino Primário e Várias Instituições Complementares da Instrução Pública. Com vasta leitura, reflexão e pensamento ele não apenas se preocupou com a abolição da escravidão no Brasil, mas também viu no processo educacional, por seus valores históricos e culturais desde a instrução primária, o efetivo liame significante da própria modernização das nossas instituições, mas, sobretudo, o fato valorativo da adjunção da cidadania com o trabalho, com efeito sobre a produção industrial no país. Palavras-chave: República, Rui Barbosa, Miscigenação, Educação, Pareceres.EDITORA DA PUC GOIÁSFilho, Hélio Augusto de RezendeAraújo, Adelmar Santos de2017-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/541110.18224/educ.v19i2.5411Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 2 (2016); 627-6491983-77711415-049210.18224/educ.v19i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5411/2971Direitos autorais 2017 Hélio Augusto de Rezende Filho, Adelmar Santos de Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-01T19:22:51ZRevista
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