República e miscigenação: o legado político e educacional de Rui Barbosa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5411 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo objetiva compreender o contexto de implantação da república e suas implicações referentes à educação no Brasil e a contribuição de Rui Barbosa neste processo. Como homem público, Rui Barbosa apresentou seu projeto educacional na década de 1880 com base nos pareceres: Reforma do Ensino Secundário e Superior e Reforma do Ensino Primário e Várias Instituições Complementares da Instrução Pública. Com vasta leitura, reflexão e pensamento ele não apenas se preocupou com a abolição da escravidão no Brasil, mas também viu no processo educacional, por seus valores históricos e culturais desde a instrução primária, o efetivo liame significante da própria modernização das nossas instituições, mas, sobretudo, o fato valorativo da adjunção da cidadania com o trabalho, com efeito sobre a produção industrial no país. Palavras-chave: República, Rui Barbosa, Miscigenação, Educação, Pareceres. |
id |
PUC_GO-4_1c88931c475e8ff36328d5141c3fdce9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5411 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
República e miscigenação: o legado político e educacional de Rui BarbosaResumo: O presente estudo objetiva compreender o contexto de implantação da república e suas implicações referentes à educação no Brasil e a contribuição de Rui Barbosa neste processo. Como homem público, Rui Barbosa apresentou seu projeto educacional na década de 1880 com base nos pareceres: Reforma do Ensino Secundário e Superior e Reforma do Ensino Primário e Várias Instituições Complementares da Instrução Pública. Com vasta leitura, reflexão e pensamento ele não apenas se preocupou com a abolição da escravidão no Brasil, mas também viu no processo educacional, por seus valores históricos e culturais desde a instrução primária, o efetivo liame significante da própria modernização das nossas instituições, mas, sobretudo, o fato valorativo da adjunção da cidadania com o trabalho, com efeito sobre a produção industrial no país. Palavras-chave: República, Rui Barbosa, Miscigenação, Educação, Pareceres.EDITORA DA PUC GOIÁSFilho, Hélio Augusto de RezendeAraújo, Adelmar Santos de2017-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/541110.18224/educ.v19i2.5411Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 2 (2016); 627-6491983-77711415-049210.18224/educ.v19i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5411/2971Direitos autorais 2017 Hélio Augusto de Rezende Filho, Adelmar Santos de Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-01T19:22:51ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
República e miscigenação: o legado político e educacional de Rui Barbosa |
title |
República e miscigenação: o legado político e educacional de Rui Barbosa |
spellingShingle |
República e miscigenação: o legado político e educacional de Rui Barbosa Filho, Hélio Augusto de Rezende |
title_short |
República e miscigenação: o legado político e educacional de Rui Barbosa |
title_full |
República e miscigenação: o legado político e educacional de Rui Barbosa |
title_fullStr |
República e miscigenação: o legado político e educacional de Rui Barbosa |
title_full_unstemmed |
República e miscigenação: o legado político e educacional de Rui Barbosa |
title_sort |
República e miscigenação: o legado político e educacional de Rui Barbosa |
author |
Filho, Hélio Augusto de Rezende |
author_facet |
Filho, Hélio Augusto de Rezende Araújo, Adelmar Santos de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Adelmar Santos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filho, Hélio Augusto de Rezende Araújo, Adelmar Santos de |
description |
Resumo: O presente estudo objetiva compreender o contexto de implantação da república e suas implicações referentes à educação no Brasil e a contribuição de Rui Barbosa neste processo. Como homem público, Rui Barbosa apresentou seu projeto educacional na década de 1880 com base nos pareceres: Reforma do Ensino Secundário e Superior e Reforma do Ensino Primário e Várias Instituições Complementares da Instrução Pública. Com vasta leitura, reflexão e pensamento ele não apenas se preocupou com a abolição da escravidão no Brasil, mas também viu no processo educacional, por seus valores históricos e culturais desde a instrução primária, o efetivo liame significante da própria modernização das nossas instituições, mas, sobretudo, o fato valorativo da adjunção da cidadania com o trabalho, com efeito sobre a produção industrial no país. Palavras-chave: República, Rui Barbosa, Miscigenação, Educação, Pareceres. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5411 10.18224/educ.v19i2.5411 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5411 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v19i2.5411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5411/2971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Hélio Augusto de Rezende Filho, Adelmar Santos de Araújo http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Hélio Augusto de Rezende Filho, Adelmar Santos de Araújo http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 2 (2016); 627-649 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v19i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661046038528 |