Concepções Sobre Inteligência de Professores Universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acevedo, Gustavo Villamizar
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Torres, Roberto Donoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3094
Resumo: Resumo: Há anos os homens tem criado uma série de teorias para tratar de explicar o que se entende por inteligência, essas teorias podem ser agrupadas em duas grandes categorias: implícita e explícita. Com o objetivo de conhecer o que pensa um grupo de docentes universitários, foram elaboradas duas entrevistas, uma não-estruturada e outra estruturada com roteiro, as quais foram aplicadas a 22 docentes de uma universidade privada de Bucaramanga. Os resultados mostram que os entrevistados acreditam que a inteligência é uma capacidade que permite raciocinar, analisar, aprender, pensar, adaptar-se e resolver problemas. Também acreditam na existência de múltiplas inteligências, inerentes ao homem; que não existem diferenças de gênero; que pode ser incrementada, e que não é apenas resultado de um teste. Palavras-chave: Teorias explícitas. Teorias implicadas. Entrevista. Inteligência.
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