O (não) lugar da educação dos jovens trabalhadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Carlos Moreira de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Machado, Maria Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3598
Resumo: Resumo: O presente artigo objetiva apresentar e debater uma concepção de educação dos trabalhadores expressa na rede federal de educação profissional, numa análise histórica da constituição desta rede, desde sua origem a partir de 1909, até sua (re)configuração, em curso desde 2008, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O estudo parte do discurso oficial dos fins e princípios de uma educação para os trabalhadores e tenciona a indicação da atual configuração desta rede como um possível instrumento orgânico que oportuniza à sociedade uma formação tecnológica para além das bases mercadológicas. As evidências indicam que esta intencionalidade de formação não se concretiza e que os trabalhadores pobres e sem escolarização básica ainda permanecem fora das ações efetivas da rede pública de educação profissional e tecnológica. Palavras-chave: educação profissional, formação dos trabalhadores, institutos federais.
id PUC_GO-4_22bf98caef9d03cc16631204d0bc884a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3598
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling O (não) lugar da educação dos jovens trabalhadoresResumo: O presente artigo objetiva apresentar e debater uma concepção de educação dos trabalhadores expressa na rede federal de educação profissional, numa análise histórica da constituição desta rede, desde sua origem a partir de 1909, até sua (re)configuração, em curso desde 2008, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O estudo parte do discurso oficial dos fins e princípios de uma educação para os trabalhadores e tenciona a indicação da atual configuração desta rede como um possível instrumento orgânico que oportuniza à sociedade uma formação tecnológica para além das bases mercadológicas. As evidências indicam que esta intencionalidade de formação não se concretiza e que os trabalhadores pobres e sem escolarização básica ainda permanecem fora das ações efetivas da rede pública de educação profissional e tecnológica. Palavras-chave: educação profissional, formação dos trabalhadores, institutos federais.EDITORA DA PUC GOIÁS2014-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/359810.18224/educ.v17i1.3598Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 1 (2014); 149-1741983-77711415-049210.18224/educ.v17i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3598/2097Souza, José Carlos Moreira deMachado, Maria Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-10T17:12:20ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv O (não) lugar da educação dos jovens trabalhadores
title O (não) lugar da educação dos jovens trabalhadores
spellingShingle O (não) lugar da educação dos jovens trabalhadores
Souza, José Carlos Moreira de
title_short O (não) lugar da educação dos jovens trabalhadores
title_full O (não) lugar da educação dos jovens trabalhadores
title_fullStr O (não) lugar da educação dos jovens trabalhadores
title_full_unstemmed O (não) lugar da educação dos jovens trabalhadores
title_sort O (não) lugar da educação dos jovens trabalhadores
author Souza, José Carlos Moreira de
author_facet Souza, José Carlos Moreira de
Machado, Maria Margarida
author_role author
author2 Machado, Maria Margarida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José Carlos Moreira de
Machado, Maria Margarida
description Resumo: O presente artigo objetiva apresentar e debater uma concepção de educação dos trabalhadores expressa na rede federal de educação profissional, numa análise histórica da constituição desta rede, desde sua origem a partir de 1909, até sua (re)configuração, em curso desde 2008, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O estudo parte do discurso oficial dos fins e princípios de uma educação para os trabalhadores e tenciona a indicação da atual configuração desta rede como um possível instrumento orgânico que oportuniza à sociedade uma formação tecnológica para além das bases mercadológicas. As evidências indicam que esta intencionalidade de formação não se concretiza e que os trabalhadores pobres e sem escolarização básica ainda permanecem fora das ações efetivas da rede pública de educação profissional e tecnológica. Palavras-chave: educação profissional, formação dos trabalhadores, institutos federais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3598
10.18224/educ.v17i1.3598
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3598
identifier_str_mv 10.18224/educ.v17i1.3598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3598/2097
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 1 (2014); 149-174
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v17i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661421428736