Algumas Contribuições de Lucien Febvre para a História Intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rodrigo Augusto de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1963
Resumo: Resumo: este artigo analisa as contribuições de Lucien Febvre (1878-1956) para a história intelectual. O historiador francês, considerado fundador da Escola dos Annales, juntamente com Marc Bloch, dirigiu intensas críticas ao modo de se escrever a história com base nas ideias. Ao introduzir sua noção de história das mentalidades, Febvre contribuiu intensamente para a renovação da pesquisa histórica, oferecendo, inclusive, novas possibilidades para a história intelectual, como procuramos demonstrar em nosso trabalho. Palavras-chave: História Cultural, História Intelectual, Lucien Febvre
id PUC_GO-4_2677a8b4c97ac575fb66513ac4eda927
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1963
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling Algumas Contribuições de Lucien Febvre para a História IntelectualResumo: este artigo analisa as contribuições de Lucien Febvre (1878-1956) para a história intelectual. O historiador francês, considerado fundador da Escola dos Annales, juntamente com Marc Bloch, dirigiu intensas críticas ao modo de se escrever a história com base nas ideias. Ao introduzir sua noção de história das mentalidades, Febvre contribuiu intensamente para a renovação da pesquisa histórica, oferecendo, inclusive, novas possibilidades para a história intelectual, como procuramos demonstrar em nosso trabalho. Palavras-chave: História Cultural, História Intelectual, Lucien FebvreEDITORA DA PUC GOIÁS2012-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/196310.18224/educ.v14i2.1963Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 2 (2011); 255-2661983-77711415-049210.18224/educ.v14i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1963/1226Souza, Rodrigo Augusto deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-23T14:53:47ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Algumas Contribuições de Lucien Febvre para a História Intelectual
title Algumas Contribuições de Lucien Febvre para a História Intelectual
spellingShingle Algumas Contribuições de Lucien Febvre para a História Intelectual
Souza, Rodrigo Augusto de
title_short Algumas Contribuições de Lucien Febvre para a História Intelectual
title_full Algumas Contribuições de Lucien Febvre para a História Intelectual
title_fullStr Algumas Contribuições de Lucien Febvre para a História Intelectual
title_full_unstemmed Algumas Contribuições de Lucien Febvre para a História Intelectual
title_sort Algumas Contribuições de Lucien Febvre para a História Intelectual
author Souza, Rodrigo Augusto de
author_facet Souza, Rodrigo Augusto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rodrigo Augusto de
description Resumo: este artigo analisa as contribuições de Lucien Febvre (1878-1956) para a história intelectual. O historiador francês, considerado fundador da Escola dos Annales, juntamente com Marc Bloch, dirigiu intensas críticas ao modo de se escrever a história com base nas ideias. Ao introduzir sua noção de história das mentalidades, Febvre contribuiu intensamente para a renovação da pesquisa histórica, oferecendo, inclusive, novas possibilidades para a história intelectual, como procuramos demonstrar em nosso trabalho. Palavras-chave: História Cultural, História Intelectual, Lucien Febvre
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1963
10.18224/educ.v14i2.1963
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1963
identifier_str_mv 10.18224/educ.v14i2.1963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1963/1226
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 2 (2011); 255-266
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v14i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661489586176