CULTURA E CLASSE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: IGUALDADE COMO CONDIÇÃO DO PLURALISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8599 |
Resumo: | O artigo analisa o pluralismo cultural como uma conquista advinda das lutas por igualdade nas condições sociais. A primeira parte problematiza a globalização capitalista, considerando que o pluralismo que prescinde da igualdade gera um processo de fragmentação social. A segunda parte destaca a educação escolar pública brasileira como lugar das lutas dos trabalhadores em resistência aos processos de dominação. Por fim, salienta a igualdade nas condições de socialização do saber no centro da construção da educação como um direito universal. Reforça que a escola pública pode articular pluralismo cultural e igualdade de condições educacionais na perspectiva da classe trabalhadora. |
id |
PUC_GO-4_27aadbf69b89e6a8b56999735ed68009 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8599 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
CULTURA E CLASSE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: IGUALDADE COMO CONDIÇÃO DO PLURALISMOPluralismoIgualdadeEscola.O artigo analisa o pluralismo cultural como uma conquista advinda das lutas por igualdade nas condições sociais. A primeira parte problematiza a globalização capitalista, considerando que o pluralismo que prescinde da igualdade gera um processo de fragmentação social. A segunda parte destaca a educação escolar pública brasileira como lugar das lutas dos trabalhadores em resistência aos processos de dominação. Por fim, salienta a igualdade nas condições de socialização do saber no centro da construção da educação como um direito universal. Reforça que a escola pública pode articular pluralismo cultural e igualdade de condições educacionais na perspectiva da classe trabalhadora.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/859910.18224/educ.v24i1.8599Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 18 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 18 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 18 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 18 páginas1983-777110.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8599/5326Copyright (c) 2021 Rubens Luiz Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Rubens Luiz2022-04-11T15:25:32Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8599Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-04-11T15:25:32Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CULTURA E CLASSE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: IGUALDADE COMO CONDIÇÃO DO PLURALISMO |
title |
CULTURA E CLASSE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: IGUALDADE COMO CONDIÇÃO DO PLURALISMO |
spellingShingle |
CULTURA E CLASSE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: IGUALDADE COMO CONDIÇÃO DO PLURALISMO Rodrigues, Rubens Luiz Pluralismo Igualdade Escola. |
title_short |
CULTURA E CLASSE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: IGUALDADE COMO CONDIÇÃO DO PLURALISMO |
title_full |
CULTURA E CLASSE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: IGUALDADE COMO CONDIÇÃO DO PLURALISMO |
title_fullStr |
CULTURA E CLASSE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: IGUALDADE COMO CONDIÇÃO DO PLURALISMO |
title_full_unstemmed |
CULTURA E CLASSE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: IGUALDADE COMO CONDIÇÃO DO PLURALISMO |
title_sort |
CULTURA E CLASSE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: IGUALDADE COMO CONDIÇÃO DO PLURALISMO |
author |
Rodrigues, Rubens Luiz |
author_facet |
Rodrigues, Rubens Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Rubens Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pluralismo Igualdade Escola. |
topic |
Pluralismo Igualdade Escola. |
description |
O artigo analisa o pluralismo cultural como uma conquista advinda das lutas por igualdade nas condições sociais. A primeira parte problematiza a globalização capitalista, considerando que o pluralismo que prescinde da igualdade gera um processo de fragmentação social. A segunda parte destaca a educação escolar pública brasileira como lugar das lutas dos trabalhadores em resistência aos processos de dominação. Por fim, salienta a igualdade nas condições de socialização do saber no centro da construção da educação como um direito universal. Reforça que a escola pública pode articular pluralismo cultural e igualdade de condições educacionais na perspectiva da classe trabalhadora. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8599 10.18224/educ.v24i1.8599 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8599 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v24i1.8599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8599/5326 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rubens Luiz Rodrigues info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rubens Luiz Rodrigues |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 18 páginas Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 18 páginas Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 18 páginas Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 18 páginas 1983-7771 10.18224/educ.v24i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educativa@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1798319659780407296 |