CULTURA E CLASSE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: IGUALDADE COMO CONDIÇÃO DO PLURALISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rubens Luiz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8599
Resumo: O artigo analisa o pluralismo cultural como uma conquista advinda das lutas por igualdade nas condições sociais. A primeira parte problematiza a globalização capitalista, considerando que o pluralismo que prescinde da igualdade gera um processo de fragmentação social. A segunda parte destaca a educação escolar pública brasileira como lugar das lutas dos trabalhadores em resistência aos processos de dominação. Por fim, salienta a igualdade nas condições de socialização do saber no centro da construção da educação como um direito universal. Reforça que a escola pública pode articular pluralismo cultural e igualdade de condições educacionais na perspectiva da classe trabalhadora.
id PUC_GO-4_27aadbf69b89e6a8b56999735ed68009
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8599
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling CULTURA E CLASSE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: IGUALDADE COMO CONDIÇÃO DO PLURALISMOPluralismoIgualdadeEscola.O artigo analisa o pluralismo cultural como uma conquista advinda das lutas por igualdade nas condições sociais. A primeira parte problematiza a globalização capitalista, considerando que o pluralismo que prescinde da igualdade gera um processo de fragmentação social. A segunda parte destaca a educação escolar pública brasileira como lugar das lutas dos trabalhadores em resistência aos processos de dominação. Por fim, salienta a igualdade nas condições de socialização do saber no centro da construção da educação como um direito universal. Reforça que a escola pública pode articular pluralismo cultural e igualdade de condições educacionais na perspectiva da classe trabalhadora.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/859910.18224/educ.v24i1.8599Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 18 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 18 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 18 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 18 páginas1983-777110.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8599/5326Copyright (c) 2021 Rubens Luiz Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Rubens Luiz2022-04-11T15:25:32Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8599Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-04-11T15:25:32Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv CULTURA E CLASSE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: IGUALDADE COMO CONDIÇÃO DO PLURALISMO
title CULTURA E CLASSE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: IGUALDADE COMO CONDIÇÃO DO PLURALISMO
spellingShingle CULTURA E CLASSE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: IGUALDADE COMO CONDIÇÃO DO PLURALISMO
Rodrigues, Rubens Luiz
Pluralismo
Igualdade
Escola.
title_short CULTURA E CLASSE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: IGUALDADE COMO CONDIÇÃO DO PLURALISMO
title_full CULTURA E CLASSE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: IGUALDADE COMO CONDIÇÃO DO PLURALISMO
title_fullStr CULTURA E CLASSE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: IGUALDADE COMO CONDIÇÃO DO PLURALISMO
title_full_unstemmed CULTURA E CLASSE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: IGUALDADE COMO CONDIÇÃO DO PLURALISMO
title_sort CULTURA E CLASSE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: IGUALDADE COMO CONDIÇÃO DO PLURALISMO
author Rodrigues, Rubens Luiz
author_facet Rodrigues, Rubens Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rubens Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Pluralismo
Igualdade
Escola.
topic Pluralismo
Igualdade
Escola.
description O artigo analisa o pluralismo cultural como uma conquista advinda das lutas por igualdade nas condições sociais. A primeira parte problematiza a globalização capitalista, considerando que o pluralismo que prescinde da igualdade gera um processo de fragmentação social. A segunda parte destaca a educação escolar pública brasileira como lugar das lutas dos trabalhadores em resistência aos processos de dominação. Por fim, salienta a igualdade nas condições de socialização do saber no centro da construção da educação como um direito universal. Reforça que a escola pública pode articular pluralismo cultural e igualdade de condições educacionais na perspectiva da classe trabalhadora.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8599
10.18224/educ.v24i1.8599
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8599
identifier_str_mv 10.18224/educ.v24i1.8599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8599/5326
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Rubens Luiz Rodrigues
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Rubens Luiz Rodrigues
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 18 páginas
Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 18 páginas
Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 18 páginas
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 18 páginas
1983-7771
10.18224/educ.v24i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||educativa@pucgoias.edu.br
_version_ 1798319659780407296