Tendências históricas da educação dos jovens e adultos no Brasil: da subordinação a tentativas de amancipação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3599 |
Resumo: | Resumo: Este artigo tem por finalidade apresentar um panorama histórico da educação de jovens adultos no Brasil. Busca-se identificar os momentos nos quais acontece a aproximação entre a EJA e a Educação Profissional e, principalmente, perceber o alcance e a natureza dessas políticas em termos de possibilidade de emancipação dos trabalhadores. Verificou-se que historicamente a quase totalidade das ofertas educativas voltadas ao público da EJA são marcadas pela superficialidade e o aligeiramento dos currículos, de modo a manter a subordinação dos trabalhadores às demandas do sistema produtivo. Não obstante, a política de integração curricular, ou seja, a articulação entre formação básica e técnico-profissional, tendo a categoria trabalho como fundamento maior das práticas pedagógicas tal como se verificou no Proeja, aponta para uma nova referência em termos de política pública para os trabalhadores. Palavras-chave: história da educação de jovens e adultos, políticas públicas para a EJA no Brasil. |
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Tendências históricas da educação dos jovens e adultos no Brasil: da subordinação a tentativas de amancipaçãoResumo: Este artigo tem por finalidade apresentar um panorama histórico da educação de jovens adultos no Brasil. Busca-se identificar os momentos nos quais acontece a aproximação entre a EJA e a Educação Profissional e, principalmente, perceber o alcance e a natureza dessas políticas em termos de possibilidade de emancipação dos trabalhadores. Verificou-se que historicamente a quase totalidade das ofertas educativas voltadas ao público da EJA são marcadas pela superficialidade e o aligeiramento dos currículos, de modo a manter a subordinação dos trabalhadores às demandas do sistema produtivo. Não obstante, a política de integração curricular, ou seja, a articulação entre formação básica e técnico-profissional, tendo a categoria trabalho como fundamento maior das práticas pedagógicas tal como se verificou no Proeja, aponta para uma nova referência em termos de política pública para os trabalhadores. Palavras-chave: história da educação de jovens e adultos, políticas públicas para a EJA no Brasil.EDITORA DA PUC GOIÁS2014-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/359910.18224/educ.v17i1.3599Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 1 (2014); 175-2001983-77711415-049210.18224/educ.v17i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3599/2099Pereira, Josué Vidalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3599Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:55.849Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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Resumo: Este artigo tem por finalidade apresentar um panorama histórico da educação de jovens adultos no Brasil. Busca-se identificar os momentos nos quais acontece a aproximação entre a EJA e a Educação Profissional e, principalmente, perceber o alcance e a natureza dessas políticas em termos de possibilidade de emancipação dos trabalhadores. Verificou-se que historicamente a quase totalidade das ofertas educativas voltadas ao público da EJA são marcadas pela superficialidade e o aligeiramento dos currículos, de modo a manter a subordinação dos trabalhadores às demandas do sistema produtivo. Não obstante, a política de integração curricular, ou seja, a articulação entre formação básica e técnico-profissional, tendo a categoria trabalho como fundamento maior das práticas pedagógicas tal como se verificou no Proeja, aponta para uma nova referência em termos de política pública para os trabalhadores. Palavras-chave: história da educação de jovens e adultos, políticas públicas para a EJA no Brasil. |
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