HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL À LUZ DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7339 |
Resumo: | O artigo trata da história do atendimento educacional das crianças de zero a três anos considerando a história e a política nacional que marcaram o surgimento das instituições públicas. Em pesquisa bibliográfica, com análise documental de Projetos Pedagógico-Curriculares, Regimentos Escolares, legislações – políticas públicas e educacionais - e documentos obtidos na Prefeitura Municipal, evidenciou-se a Educação Infantil brasileira e santa-mariense em perspectiva histórica e política. A partir dos elementos analisados, identificou-se que muitos dos aspectos que configuraram o cenário nacional, como o assistencialismo e a filantropia, estiveram presentes no contexto municipal. |
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O artigo trata da história do atendimento educacional das crianças de zero a três anos considerando a história e a política nacional que marcaram o surgimento das instituições públicas. Em pesquisa bibliográfica, com análise documental de Projetos Pedagógico-Curriculares, Regimentos Escolares, legislações – políticas públicas e educacionais - e documentos obtidos na Prefeitura Municipal, evidenciou-se a Educação Infantil brasileira e santa-mariense em perspectiva histórica e política. A partir dos elementos analisados, identificou-se que muitos dos aspectos que configuraram o cenário nacional, como o assistencialismo e a filantropia, estiveram presentes no contexto municipal. |
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