A Construção Social, Histórica e Cultural do Psiquismo Humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Vilani Cosme de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/174
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a construção social, histórica e cultural do psiquismo humano na perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica. Para tanto, inicialmente explicitamos porque as idéias de Vygotsky, Leontiev, Luria, Habermas, Berger e Luckmann constituem pressupostos teóricos que nos permitem entender a tese do homem como social, histórica e culturalmente constituído. Explicamos também que é no processo interativo homem e mundo que o indivíduo constrói seu psiquismo e, portanto, torna-se humano. Em seguida, detalhamos o processo interativo homem e mundo, mostrando que os vários modos de interação social constituem diferentes psiquismos, isto é, diferentes modos de ser no mundo. Finalmente, fazemos algumas considerações finais, resgatando alguns aspectos desenvolvidos ao longo do texto, para evidenciar a importância de desenvolvermos pesquisas sobre os processos e particularidades psíquicas de modo que nos ajudem a compreender o homem como um ser histórico, social e concreto, e seu psiquismo como um processo complexo e dinâmico que se constitui na relação dialética do homem com seu mundo real, tendo a subjetividade como forma de se expressar.
id PUC_GO-4_2fcb6e1a379bdaefa393e042848c79e5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/174
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling A Construção Social, Histórica e Cultural do Psiquismo HumanoO objetivo deste artigo é analisar a construção social, histórica e cultural do psiquismo humano na perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica. Para tanto, inicialmente explicitamos porque as idéias de Vygotsky, Leontiev, Luria, Habermas, Berger e Luckmann constituem pressupostos teóricos que nos permitem entender a tese do homem como social, histórica e culturalmente constituído. Explicamos também que é no processo interativo homem e mundo que o indivíduo constrói seu psiquismo e, portanto, torna-se humano. Em seguida, detalhamos o processo interativo homem e mundo, mostrando que os vários modos de interação social constituem diferentes psiquismos, isto é, diferentes modos de ser no mundo. Finalmente, fazemos algumas considerações finais, resgatando alguns aspectos desenvolvidos ao longo do texto, para evidenciar a importância de desenvolvermos pesquisas sobre os processos e particularidades psíquicas de modo que nos ajudem a compreender o homem como um ser histórico, social e concreto, e seu psiquismo como um processo complexo e dinâmico que se constitui na relação dialética do homem com seu mundo real, tendo a subjetividade como forma de se expressar.EDITORA DA PUC GOIÁS2007-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/17410.18224/educ.v10i1.174Revista Educativa - Revista de Educação; v. 10, n. 1 (2007); 47-681983-77711415-049210.18224/educ.v10i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/174/137Carvalho, Maria Vilani Cosme deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/174Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:57.02Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A Construção Social, Histórica e Cultural do Psiquismo Humano
title A Construção Social, Histórica e Cultural do Psiquismo Humano
spellingShingle A Construção Social, Histórica e Cultural do Psiquismo Humano
Carvalho, Maria Vilani Cosme de
title_short A Construção Social, Histórica e Cultural do Psiquismo Humano
title_full A Construção Social, Histórica e Cultural do Psiquismo Humano
title_fullStr A Construção Social, Histórica e Cultural do Psiquismo Humano
title_full_unstemmed A Construção Social, Histórica e Cultural do Psiquismo Humano
title_sort A Construção Social, Histórica e Cultural do Psiquismo Humano
author Carvalho, Maria Vilani Cosme de
author_facet Carvalho, Maria Vilani Cosme de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria Vilani Cosme de
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste artigo é analisar a construção social, histórica e cultural do psiquismo humano na perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica. Para tanto, inicialmente explicitamos porque as idéias de Vygotsky, Leontiev, Luria, Habermas, Berger e Luckmann constituem pressupostos teóricos que nos permitem entender a tese do homem como social, histórica e culturalmente constituído. Explicamos também que é no processo interativo homem e mundo que o indivíduo constrói seu psiquismo e, portanto, torna-se humano. Em seguida, detalhamos o processo interativo homem e mundo, mostrando que os vários modos de interação social constituem diferentes psiquismos, isto é, diferentes modos de ser no mundo. Finalmente, fazemos algumas considerações finais, resgatando alguns aspectos desenvolvidos ao longo do texto, para evidenciar a importância de desenvolvermos pesquisas sobre os processos e particularidades psíquicas de modo que nos ajudem a compreender o homem como um ser histórico, social e concreto, e seu psiquismo como um processo complexo e dinâmico que se constitui na relação dialética do homem com seu mundo real, tendo a subjetividade como forma de se expressar.
description O objetivo deste artigo é analisar a construção social, histórica e cultural do psiquismo humano na perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica. Para tanto, inicialmente explicitamos porque as idéias de Vygotsky, Leontiev, Luria, Habermas, Berger e Luckmann constituem pressupostos teóricos que nos permitem entender a tese do homem como social, histórica e culturalmente constituído. Explicamos também que é no processo interativo homem e mundo que o indivíduo constrói seu psiquismo e, portanto, torna-se humano. Em seguida, detalhamos o processo interativo homem e mundo, mostrando que os vários modos de interação social constituem diferentes psiquismos, isto é, diferentes modos de ser no mundo. Finalmente, fazemos algumas considerações finais, resgatando alguns aspectos desenvolvidos ao longo do texto, para evidenciar a importância de desenvolvermos pesquisas sobre os processos e particularidades psíquicas de modo que nos ajudem a compreender o homem como um ser histórico, social e concreto, e seu psiquismo como um processo complexo e dinâmico que se constitui na relação dialética do homem com seu mundo real, tendo a subjetividade como forma de se expressar.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/174
10.18224/educ.v10i1.174
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/174
identifier_str_mv 10.18224/educ.v10i1.174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/174/137
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 10, n. 1 (2007); 47-68
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v10i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341974617030656