O Ensino Superior em Portugal: percursos contraditórios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabrito, Belmiro Gil
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1961
Resumo: Resumo: este artigo analisa a educação portuguesa, mais particularmente, a educação superior, focando três das situações que a estruturam: o crescimento do seu número de estudantes; sua privatização e democraticidade; e seu financiamento. Essa análise exigiu contextualização histórica, devido às mudanças vividas pelo país nas últimas décadas. Em menos de 40 anos, Portugal passou de uma ditadura para uma democracia; de ??orgulhosamente só? no contexto internacional a participante importante do espaço político-econômico da União Europeia; de fracos níveis educativos a níveis de educação próximos dos de seus parceiros comunitários. Palavras-chave: educação superior portuguesa, expansão, privatização, democraticidade, financiamento.
id PUC_GO-4_4097733d904ed5a96011f145639917dd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1961
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling O Ensino Superior em Portugal: percursos contraditóriosResumo: este artigo analisa a educação portuguesa, mais particularmente, a educação superior, focando três das situações que a estruturam: o crescimento do seu número de estudantes; sua privatização e democraticidade; e seu financiamento. Essa análise exigiu contextualização histórica, devido às mudanças vividas pelo país nas últimas décadas. Em menos de 40 anos, Portugal passou de uma ditadura para uma democracia; de ??orgulhosamente só? no contexto internacional a participante importante do espaço político-econômico da União Europeia; de fracos níveis educativos a níveis de educação próximos dos de seus parceiros comunitários. Palavras-chave: educação superior portuguesa, expansão, privatização, democraticidade, financiamento.EDITORA DA PUC GOIÁS2012-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/196110.18224/educ.v14i2.1961Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 2 (2011); 209-2271983-77711415-049210.18224/educ.v14i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1961/1224Cabrito, Belmiro Gilinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-23T14:53:47ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Superior em Portugal: percursos contraditórios
title O Ensino Superior em Portugal: percursos contraditórios
spellingShingle O Ensino Superior em Portugal: percursos contraditórios
Cabrito, Belmiro Gil
title_short O Ensino Superior em Portugal: percursos contraditórios
title_full O Ensino Superior em Portugal: percursos contraditórios
title_fullStr O Ensino Superior em Portugal: percursos contraditórios
title_full_unstemmed O Ensino Superior em Portugal: percursos contraditórios
title_sort O Ensino Superior em Portugal: percursos contraditórios
author Cabrito, Belmiro Gil
author_facet Cabrito, Belmiro Gil
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabrito, Belmiro Gil
description Resumo: este artigo analisa a educação portuguesa, mais particularmente, a educação superior, focando três das situações que a estruturam: o crescimento do seu número de estudantes; sua privatização e democraticidade; e seu financiamento. Essa análise exigiu contextualização histórica, devido às mudanças vividas pelo país nas últimas décadas. Em menos de 40 anos, Portugal passou de uma ditadura para uma democracia; de ??orgulhosamente só? no contexto internacional a participante importante do espaço político-econômico da União Europeia; de fracos níveis educativos a níveis de educação próximos dos de seus parceiros comunitários. Palavras-chave: educação superior portuguesa, expansão, privatização, democraticidade, financiamento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1961
10.18224/educ.v14i2.1961
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1961
identifier_str_mv 10.18224/educ.v14i2.1961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1961/1224
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 2 (2011); 209-227
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v14i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660251217920