O Ensino Superior em Portugal: percursos contraditórios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1961 |
Resumo: | Resumo: este artigo analisa a educação portuguesa, mais particularmente, a educação superior, focando três das situações que a estruturam: o crescimento do seu número de estudantes; sua privatização e democraticidade; e seu financiamento. Essa análise exigiu contextualização histórica, devido às mudanças vividas pelo país nas últimas décadas. Em menos de 40 anos, Portugal passou de uma ditadura para uma democracia; de ??orgulhosamente só? no contexto internacional a participante importante do espaço político-econômico da União Europeia; de fracos níveis educativos a níveis de educação próximos dos de seus parceiros comunitários. Palavras-chave: educação superior portuguesa, expansão, privatização, democraticidade, financiamento. |
id |
PUC_GO-4_4097733d904ed5a96011f145639917dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1961 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino Superior em Portugal: percursos contraditóriosResumo: este artigo analisa a educação portuguesa, mais particularmente, a educação superior, focando três das situações que a estruturam: o crescimento do seu número de estudantes; sua privatização e democraticidade; e seu financiamento. Essa análise exigiu contextualização histórica, devido às mudanças vividas pelo país nas últimas décadas. Em menos de 40 anos, Portugal passou de uma ditadura para uma democracia; de ??orgulhosamente só? no contexto internacional a participante importante do espaço político-econômico da União Europeia; de fracos níveis educativos a níveis de educação próximos dos de seus parceiros comunitários. Palavras-chave: educação superior portuguesa, expansão, privatização, democraticidade, financiamento.EDITORA DA PUC GOIÁS2012-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/196110.18224/educ.v14i2.1961Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 2 (2011); 209-2271983-77711415-049210.18224/educ.v14i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1961/1224Cabrito, Belmiro Gilinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-23T14:53:47ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino Superior em Portugal: percursos contraditórios |
title |
O Ensino Superior em Portugal: percursos contraditórios |
spellingShingle |
O Ensino Superior em Portugal: percursos contraditórios Cabrito, Belmiro Gil |
title_short |
O Ensino Superior em Portugal: percursos contraditórios |
title_full |
O Ensino Superior em Portugal: percursos contraditórios |
title_fullStr |
O Ensino Superior em Portugal: percursos contraditórios |
title_full_unstemmed |
O Ensino Superior em Portugal: percursos contraditórios |
title_sort |
O Ensino Superior em Portugal: percursos contraditórios |
author |
Cabrito, Belmiro Gil |
author_facet |
Cabrito, Belmiro Gil |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabrito, Belmiro Gil |
description |
Resumo: este artigo analisa a educação portuguesa, mais particularmente, a educação superior, focando três das situações que a estruturam: o crescimento do seu número de estudantes; sua privatização e democraticidade; e seu financiamento. Essa análise exigiu contextualização histórica, devido às mudanças vividas pelo país nas últimas décadas. Em menos de 40 anos, Portugal passou de uma ditadura para uma democracia; de ??orgulhosamente só? no contexto internacional a participante importante do espaço político-econômico da União Europeia; de fracos níveis educativos a níveis de educação próximos dos de seus parceiros comunitários. Palavras-chave: educação superior portuguesa, expansão, privatização, democraticidade, financiamento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1961 10.18224/educ.v14i2.1961 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1961 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v14i2.1961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1961/1224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 2 (2011); 209-227 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v14i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319660251217920 |