¿ESCUELA O NO ESCUELA? NOMENCLATURA Y PEDAGOGÍA DE LAS INSTITUCIONES DE EDUCACIÓN PARA NIÑOS DE 0 A 6 AÑOS EN MÉXICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos Alba, Elida Lucila
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7127
Resumo: El texto analiza la nomenclatura que han recibido las instituciones educativas para niños menores de seis años desde su aparición en México en 1880 a la fecha visibilizando la estrecha relación de estos nombres con el tipo de pedagogía y metodología utilizada así como con el contexto político-social del país; desde los ejes de la cultura escolar utilizando fuentes primarias, secundarias y entrevistas. Reflexionando sobre la pertinencia de considerar o no, “escuela” a este nivel educativo, pues el término oficial “pre – escolar” lo niega, teniendo implicaciones en la asignación de recursos, la formación docente y la importancia en el imaginario social. ESCOLA OU NÃO ESCOLA? NOMENCLATURA E PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS NO MÉXICO Resumo: o texto analisa a nomenclatura que as instituições de ensino receberam para crianças menores de seis anos desde sua aparição no México em 1880 até hoje, tornando visível a estreita relação desses nomes com o tipo de pedagogia e metodologia utilizada, bem como, com o contexto sociopolítico do país; os eixos da cultura escolar e utilizando fontes primárias, secundárias e entrevistas. Refletindo assim a relevância de se considerar ou não, "escola" esse nível educacional, como o termo oficial "pré-escolar" nega, e assim tem implicações na alocação de recursos, na formação de professores e na importância para o imaginário social. SCHOOL OR NOT SCHOOL? NOMENCLATURE AND PEDAGOGY OF INSTITUTIONS OF EDUCATION FOR CHILDREN FROM 0 TO 6 YEARS IN MEXICO Abstract: the text analyzes the nomenclature that educational institutions have received for children under six years of age since their appearance in Mexico in 1880 to date, making visible the close relationship of these names with the type of pedagogy and methodology used as well as with the socio-political context from the country; from the axes of the school culture using primary sources, secondary sources and interviews. Reflecting on the relevance of considering or not, "school" at this educational level, as the official term "pre - school" denies it, having implications in the allocation of resources, teacher training and importance in the social imaginary.
id PUC_GO-4_611cd5e9100f3e0ae9bbc3a032acefb6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7127
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling ¿ESCUELA O NO ESCUELA? NOMENCLATURA Y PEDAGOGÍA DE LAS INSTITUCIONES DE EDUCACIÓN PARA NIÑOS DE 0 A 6 AÑOS EN MÉXICOEducación Infantil; Kindergarten; PárvulosPreescolar; Educación Infantil; Kindergarten; Párvulos; Froebel.História da Educação; Criança; América LatinaEl texto analiza la nomenclatura que han recibido las instituciones educativas para niños menores de seis años desde su aparición en México en 1880 a la fecha visibilizando la estrecha relación de estos nombres con el tipo de pedagogía y metodología utilizada así como con el contexto político-social del país; desde los ejes de la cultura escolar utilizando fuentes primarias, secundarias y entrevistas. Reflexionando sobre la pertinencia de considerar o no, “escuela” a este nivel educativo, pues el término oficial “pre – escolar” lo niega, teniendo implicaciones en la asignación de recursos, la formación docente y la importancia en el imaginario social. ESCOLA OU NÃO ESCOLA? NOMENCLATURA E PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS NO MÉXICO Resumo: o texto analisa a nomenclatura que as instituições de ensino receberam para crianças menores de seis anos desde sua aparição no México em 1880 até hoje, tornando visível a estreita relação desses nomes com o tipo de pedagogia e metodologia utilizada, bem como, com o contexto sociopolítico do país; os eixos da cultura escolar e utilizando fontes primárias, secundárias e entrevistas. Refletindo assim a relevância de se considerar ou não, "escola" esse nível educacional, como o termo oficial "pré-escolar" nega, e assim tem implicações na alocação de recursos, na formação de professores e na importância para o imaginário social. SCHOOL OR NOT SCHOOL? NOMENCLATURE AND PEDAGOGY OF INSTITUTIONS OF EDUCATION FOR CHILDREN FROM 0 TO 6 YEARS IN MEXICO Abstract: the text analyzes the nomenclature that educational institutions have received for children under six years of age since their appearance in Mexico in 1880 to date, making visible the close relationship of these names with the type of pedagogy and methodology used as well as with the socio-political context from the country; from the axes of the school culture using primary sources, secondary sources and interviews. Reflecting on the relevance of considering or not, "school" at this educational level, as the official term "pre - school" denies it, having implications in the allocation of resources, teacher training and importance in the social imaginary.EDITORA DA PUC GOIÁSCampos Alba, Elida Lucila2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/712710.18224/educ.v21i2.7127Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 222-2301983-77711415-049210.18224/educ.v21i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOspahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7127/4228Direitos autorais 2019 Elida Lucila Campos Albainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7127Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:48.051Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv ¿ESCUELA O NO ESCUELA? NOMENCLATURA Y PEDAGOGÍA DE LAS INSTITUCIONES DE EDUCACIÓN PARA NIÑOS DE 0 A 6 AÑOS EN MÉXICO
title ¿ESCUELA O NO ESCUELA? NOMENCLATURA Y PEDAGOGÍA DE LAS INSTITUCIONES DE EDUCACIÓN PARA NIÑOS DE 0 A 6 AÑOS EN MÉXICO
spellingShingle ¿ESCUELA O NO ESCUELA? NOMENCLATURA Y PEDAGOGÍA DE LAS INSTITUCIONES DE EDUCACIÓN PARA NIÑOS DE 0 A 6 AÑOS EN MÉXICO
Campos Alba, Elida Lucila
Educación Infantil; Kindergarten; Párvulos
Preescolar; Educación Infantil; Kindergarten; Párvulos; Froebel.
História da Educação; Criança; América Latina
title_short ¿ESCUELA O NO ESCUELA? NOMENCLATURA Y PEDAGOGÍA DE LAS INSTITUCIONES DE EDUCACIÓN PARA NIÑOS DE 0 A 6 AÑOS EN MÉXICO
title_full ¿ESCUELA O NO ESCUELA? NOMENCLATURA Y PEDAGOGÍA DE LAS INSTITUCIONES DE EDUCACIÓN PARA NIÑOS DE 0 A 6 AÑOS EN MÉXICO
title_fullStr ¿ESCUELA O NO ESCUELA? NOMENCLATURA Y PEDAGOGÍA DE LAS INSTITUCIONES DE EDUCACIÓN PARA NIÑOS DE 0 A 6 AÑOS EN MÉXICO
title_full_unstemmed ¿ESCUELA O NO ESCUELA? NOMENCLATURA Y PEDAGOGÍA DE LAS INSTITUCIONES DE EDUCACIÓN PARA NIÑOS DE 0 A 6 AÑOS EN MÉXICO
title_sort ¿ESCUELA O NO ESCUELA? NOMENCLATURA Y PEDAGOGÍA DE LAS INSTITUCIONES DE EDUCACIÓN PARA NIÑOS DE 0 A 6 AÑOS EN MÉXICO
author Campos Alba, Elida Lucila
author_facet Campos Alba, Elida Lucila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos Alba, Elida Lucila
dc.subject.por.fl_str_mv Educación Infantil; Kindergarten; Párvulos
Preescolar; Educación Infantil; Kindergarten; Párvulos; Froebel.
História da Educação; Criança; América Latina
topic Educación Infantil; Kindergarten; Párvulos
Preescolar; Educación Infantil; Kindergarten; Párvulos; Froebel.
História da Educação; Criança; América Latina
dc.description.none.fl_txt_mv El texto analiza la nomenclatura que han recibido las instituciones educativas para niños menores de seis años desde su aparición en México en 1880 a la fecha visibilizando la estrecha relación de estos nombres con el tipo de pedagogía y metodología utilizada así como con el contexto político-social del país; desde los ejes de la cultura escolar utilizando fuentes primarias, secundarias y entrevistas. Reflexionando sobre la pertinencia de considerar o no, “escuela” a este nivel educativo, pues el término oficial “pre – escolar” lo niega, teniendo implicaciones en la asignación de recursos, la formación docente y la importancia en el imaginario social. ESCOLA OU NÃO ESCOLA? NOMENCLATURA E PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS NO MÉXICO Resumo: o texto analisa a nomenclatura que as instituições de ensino receberam para crianças menores de seis anos desde sua aparição no México em 1880 até hoje, tornando visível a estreita relação desses nomes com o tipo de pedagogia e metodologia utilizada, bem como, com o contexto sociopolítico do país; os eixos da cultura escolar e utilizando fontes primárias, secundárias e entrevistas. Refletindo assim a relevância de se considerar ou não, "escola" esse nível educacional, como o termo oficial "pré-escolar" nega, e assim tem implicações na alocação de recursos, na formação de professores e na importância para o imaginário social. SCHOOL OR NOT SCHOOL? NOMENCLATURE AND PEDAGOGY OF INSTITUTIONS OF EDUCATION FOR CHILDREN FROM 0 TO 6 YEARS IN MEXICO Abstract: the text analyzes the nomenclature that educational institutions have received for children under six years of age since their appearance in Mexico in 1880 to date, making visible the close relationship of these names with the type of pedagogy and methodology used as well as with the socio-political context from the country; from the axes of the school culture using primary sources, secondary sources and interviews. Reflecting on the relevance of considering or not, "school" at this educational level, as the official term "pre - school" denies it, having implications in the allocation of resources, teacher training and importance in the social imaginary.
description El texto analiza la nomenclatura que han recibido las instituciones educativas para niños menores de seis años desde su aparición en México en 1880 a la fecha visibilizando la estrecha relación de estos nombres con el tipo de pedagogía y metodología utilizada así como con el contexto político-social del país; desde los ejes de la cultura escolar utilizando fuentes primarias, secundarias y entrevistas. Reflexionando sobre la pertinencia de considerar o no, “escuela” a este nivel educativo, pues el término oficial “pre – escolar” lo niega, teniendo implicaciones en la asignación de recursos, la formación docente y la importancia en el imaginario social. ESCOLA OU NÃO ESCOLA? NOMENCLATURA E PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS NO MÉXICO Resumo: o texto analisa a nomenclatura que as instituições de ensino receberam para crianças menores de seis anos desde sua aparição no México em 1880 até hoje, tornando visível a estreita relação desses nomes com o tipo de pedagogia e metodologia utilizada, bem como, com o contexto sociopolítico do país; os eixos da cultura escolar e utilizando fontes primárias, secundárias e entrevistas. Refletindo assim a relevância de se considerar ou não, "escola" esse nível educacional, como o termo oficial "pré-escolar" nega, e assim tem implicações na alocação de recursos, na formação de professores e na importância para o imaginário social. SCHOOL OR NOT SCHOOL? NOMENCLATURE AND PEDAGOGY OF INSTITUTIONS OF EDUCATION FOR CHILDREN FROM 0 TO 6 YEARS IN MEXICO Abstract: the text analyzes the nomenclature that educational institutions have received for children under six years of age since their appearance in Mexico in 1880 to date, making visible the close relationship of these names with the type of pedagogy and methodology used as well as with the socio-political context from the country; from the axes of the school culture using primary sources, secondary sources and interviews. Reflecting on the relevance of considering or not, "school" at this educational level, as the official term "pre - school" denies it, having implications in the allocation of resources, teacher training and importance in the social imaginary.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7127
10.18224/educ.v21i2.7127
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7127
identifier_str_mv 10.18224/educ.v21i2.7127
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7127/4228
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Elida Lucila Campos Alba
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Elida Lucila Campos Alba
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 222-230
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v21i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341974265757696