Memórias da História da Educação Brasileira: Rui Barbosa e ??lições de coisas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Zeneide Carneiro M. de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4559
Resumo: Resumo: Esse ensaio trata do ??método intuitivo? ou ??lições de coisas?, introduzido no Brasil pelas mãos de Rui Barbosa, em 1886, que traduziu sua versão americana na obra de Norman Calkins. O estudo resultou de pesquisa de campo, cuja construção do corpus contou com fontes orais e escritas, dialogando com as memórias e narrativas sobre as formas do ensinar e as estratégias do educar e civilizar. Tem como objetivos, os de ampliar as contribuições no campo da História da Educação brasileira; compreender os percursos da escolarização e das reformas educacionais no Brasil, no bojo do projeto de construção da identidade nacional naquele contexto. Palavras-chave: Memória Escolar; História da Educação; Literatura de Rui Barbosa; Lições de Coisas; Reformas Educacionais.
id PUC_GO-4_6563b272582ebfa765c9a16bd7cfc66f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4559
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling Memórias da História da Educação Brasileira: Rui Barbosa e ??lições de coisas?Resumo: Esse ensaio trata do ??método intuitivo? ou ??lições de coisas?, introduzido no Brasil pelas mãos de Rui Barbosa, em 1886, que traduziu sua versão americana na obra de Norman Calkins. O estudo resultou de pesquisa de campo, cuja construção do corpus contou com fontes orais e escritas, dialogando com as memórias e narrativas sobre as formas do ensinar e as estratégias do educar e civilizar. Tem como objetivos, os de ampliar as contribuições no campo da História da Educação brasileira; compreender os percursos da escolarização e das reformas educacionais no Brasil, no bojo do projeto de construção da identidade nacional naquele contexto. Palavras-chave: Memória Escolar; História da Educação; Literatura de Rui Barbosa; Lições de Coisas; Reformas Educacionais.EDITORA DA PUC GOIÁSAlmeida, Maria Zeneide Carneiro M. de2016-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/455910.18224/educ.v18i2.4559Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 2 (2015); 478-4961983-77711415-049210.18224/educ.v18i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4559/2597Direitos autorais 2016 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T02:00:29ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Memórias da História da Educação Brasileira: Rui Barbosa e ??lições de coisas?
title Memórias da História da Educação Brasileira: Rui Barbosa e ??lições de coisas?
spellingShingle Memórias da História da Educação Brasileira: Rui Barbosa e ??lições de coisas?
Almeida, Maria Zeneide Carneiro M. de
title_short Memórias da História da Educação Brasileira: Rui Barbosa e ??lições de coisas?
title_full Memórias da História da Educação Brasileira: Rui Barbosa e ??lições de coisas?
title_fullStr Memórias da História da Educação Brasileira: Rui Barbosa e ??lições de coisas?
title_full_unstemmed Memórias da História da Educação Brasileira: Rui Barbosa e ??lições de coisas?
title_sort Memórias da História da Educação Brasileira: Rui Barbosa e ??lições de coisas?
author Almeida, Maria Zeneide Carneiro M. de
author_facet Almeida, Maria Zeneide Carneiro M. de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Zeneide Carneiro M. de
description Resumo: Esse ensaio trata do ??método intuitivo? ou ??lições de coisas?, introduzido no Brasil pelas mãos de Rui Barbosa, em 1886, que traduziu sua versão americana na obra de Norman Calkins. O estudo resultou de pesquisa de campo, cuja construção do corpus contou com fontes orais e escritas, dialogando com as memórias e narrativas sobre as formas do ensinar e as estratégias do educar e civilizar. Tem como objetivos, os de ampliar as contribuições no campo da História da Educação brasileira; compreender os percursos da escolarização e das reformas educacionais no Brasil, no bojo do projeto de construção da identidade nacional naquele contexto. Palavras-chave: Memória Escolar; História da Educação; Literatura de Rui Barbosa; Lições de Coisas; Reformas Educacionais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4559
10.18224/educ.v18i2.4559
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4559
identifier_str_mv 10.18224/educ.v18i2.4559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4559/2597
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 2 (2015); 478-496
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v18i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660316229632