Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): os caminhos das políticas pública educaconais nacionais do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biasus, Sonia Teresinha
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Schneider, Marilda Pasqual
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3604
Resumo: Resumo: A avaliação dos sistemas de ensino se consolida como um produto padrão de administração pública pelo qual as políticas sociais se orientam. Com o intuito de regular a qualidade do ensino ofertado, nas últimas décadas, políticas de avaliação de sistemas e escolas ganham espaço no contexto educacional brasileiro. O texto em pauta tem por objetivo analisar a política de avaliação preconizada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e seus impactos no processo educativo de jovens estudantes. Para dar conta dessa tarefa, apresenta e discute, inicialmente, o conceito de avaliação, situando-a no campo da política educacional, tendo em vista elucidar o cenário no qual as avaliações do Ensino Médio se encontram inseridas. Em um segundo momento, caracteriza o Ensino Médio no contexto histórico brasileiro e analisa, pelo recurso da análise de conteúdo, documentos oficiais que normatizam o Enem, desde a sua criação (1998) no contexto da política educacional, com o intuito de apreender os aspectos basilares do Exame. Por fim, busca captar percepções de sujeitos escolares, nomeadamente docentes e discentes, acerca do Enem e de seus possíveis impactos no processo educativo por eles vivenciados na disciplina de Língua Portuguesa. Palavras-chave: Exame Nacional de Ensino Médio, políticas públicas, ensino médio.
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