Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): os caminhos das políticas pública educaconais nacionais do ensino médio
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3604 |
Resumo: | Resumo: A avaliação dos sistemas de ensino se consolida como um produto padrão de administração pública pelo qual as políticas sociais se orientam. Com o intuito de regular a qualidade do ensino ofertado, nas últimas décadas, políticas de avaliação de sistemas e escolas ganham espaço no contexto educacional brasileiro. O texto em pauta tem por objetivo analisar a política de avaliação preconizada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e seus impactos no processo educativo de jovens estudantes. Para dar conta dessa tarefa, apresenta e discute, inicialmente, o conceito de avaliação, situando-a no campo da política educacional, tendo em vista elucidar o cenário no qual as avaliações do Ensino Médio se encontram inseridas. Em um segundo momento, caracteriza o Ensino Médio no contexto histórico brasileiro e analisa, pelo recurso da análise de conteúdo, documentos oficiais que normatizam o Enem, desde a sua criação (1998) no contexto da política educacional, com o intuito de apreender os aspectos basilares do Exame. Por fim, busca captar percepções de sujeitos escolares, nomeadamente docentes e discentes, acerca do Enem e de seus possíveis impactos no processo educativo por eles vivenciados na disciplina de Língua Portuguesa. Palavras-chave: Exame Nacional de Ensino Médio, políticas públicas, ensino médio. |
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Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): os caminhos das políticas pública educaconais nacionais do ensino médioResumo: A avaliação dos sistemas de ensino se consolida como um produto padrão de administração pública pelo qual as políticas sociais se orientam. Com o intuito de regular a qualidade do ensino ofertado, nas últimas décadas, políticas de avaliação de sistemas e escolas ganham espaço no contexto educacional brasileiro. O texto em pauta tem por objetivo analisar a política de avaliação preconizada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e seus impactos no processo educativo de jovens estudantes. Para dar conta dessa tarefa, apresenta e discute, inicialmente, o conceito de avaliação, situando-a no campo da política educacional, tendo em vista elucidar o cenário no qual as avaliações do Ensino Médio se encontram inseridas. Em um segundo momento, caracteriza o Ensino Médio no contexto histórico brasileiro e analisa, pelo recurso da análise de conteúdo, documentos oficiais que normatizam o Enem, desde a sua criação (1998) no contexto da política educacional, com o intuito de apreender os aspectos basilares do Exame. Por fim, busca captar percepções de sujeitos escolares, nomeadamente docentes e discentes, acerca do Enem e de seus possíveis impactos no processo educativo por eles vivenciados na disciplina de Língua Portuguesa. Palavras-chave: Exame Nacional de Ensino Médio, políticas públicas, ensino médio.EDITORA DA PUC GOIÁS2014-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/360410.18224/educ.v17i1.3604Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 1 (2014); 223-2511983-77711415-049210.18224/educ.v17i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3604/2104Biasus, Sonia TeresinhaSchneider, Marilda Pasqualinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-10T17:12:20ZRevista |
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