CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT PARA A REFLEXÃO SOBRE VIOLÊNCIAS NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
DOI: | 10.18224/educ.v21i1.7176 |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7176 |
Resumo: | o artigo tem por objetivo refletir, a partir das contribuições de Hannah Arendt, sobre a violência escolar. Compreende-se a complexidade e amplitude da violência no ambiente escolar, entendendo este espaço como local de socialização e construção do conhecimento e cidadania. Percebe-se que uma educação sem o discurso da ação e do diálogo, sem protagonismo dos atores sociais e escolares, é passível de violência. Portanto, há a necessidade de mudança de paradigmas para se estabelecer uma Cultura de Paz e tolerância nas escolas, bem como a reflexão de novos mecanismos de enfrentamento e valorização dos direitos humanos. |
id |
PUC_GO-4_6ad0d96cc857b1775993153f2b2b7caa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7176 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT PARA A REFLEXÃO SOBRE VIOLÊNCIAS NA ESCOLAEducaçãoViolências; Hannah Arendt; Escola; Cultura da Paz; Educação; Violence; Hannah Arendt; School; Culture of Peace; Education.o artigo tem por objetivo refletir, a partir das contribuições de Hannah Arendt, sobre a violência escolar. Compreende-se a complexidade e amplitude da violência no ambiente escolar, entendendo este espaço como local de socialização e construção do conhecimento e cidadania. Percebe-se que uma educação sem o discurso da ação e do diálogo, sem protagonismo dos atores sociais e escolares, é passível de violência. Portanto, há a necessidade de mudança de paradigmas para se estabelecer uma Cultura de Paz e tolerância nas escolas, bem como a reflexão de novos mecanismos de enfrentamento e valorização dos direitos humanos.EDITORA DA PUC GOIÁSCapesMonteiro, Michelle Popenga GeraimLima, Tatiane Delurdes deAsinelli-Luz, Araci2019-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/717610.18224/educ.v21i1.7176Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 1 (2018); 127-1361983-77711415-049210.18224/educ.v21i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7176/4043Direitos autorais 2019 Michelle Popenga Geraim Monteiro, Tatiane Delurdes de Lima, Araci Asinelli-Luzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-07T13:28:01ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT PARA A REFLEXÃO SOBRE VIOLÊNCIAS NA ESCOLA |
title |
CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT PARA A REFLEXÃO SOBRE VIOLÊNCIAS NA ESCOLA |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT PARA A REFLEXÃO SOBRE VIOLÊNCIAS NA ESCOLA CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT PARA A REFLEXÃO SOBRE VIOLÊNCIAS NA ESCOLA Monteiro, Michelle Popenga Geraim Educação Violências; Hannah Arendt; Escola; Cultura da Paz; Educação; Violence; Hannah Arendt; School; Culture of Peace; Education. Monteiro, Michelle Popenga Geraim Educação Violências; Hannah Arendt; Escola; Cultura da Paz; Educação; Violence; Hannah Arendt; School; Culture of Peace; Education. |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT PARA A REFLEXÃO SOBRE VIOLÊNCIAS NA ESCOLA |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT PARA A REFLEXÃO SOBRE VIOLÊNCIAS NA ESCOLA |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT PARA A REFLEXÃO SOBRE VIOLÊNCIAS NA ESCOLA CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT PARA A REFLEXÃO SOBRE VIOLÊNCIAS NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT PARA A REFLEXÃO SOBRE VIOLÊNCIAS NA ESCOLA CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT PARA A REFLEXÃO SOBRE VIOLÊNCIAS NA ESCOLA |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT PARA A REFLEXÃO SOBRE VIOLÊNCIAS NA ESCOLA |
author |
Monteiro, Michelle Popenga Geraim |
author_facet |
Monteiro, Michelle Popenga Geraim Monteiro, Michelle Popenga Geraim Lima, Tatiane Delurdes de Asinelli-Luz, Araci Lima, Tatiane Delurdes de Asinelli-Luz, Araci |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Tatiane Delurdes de Asinelli-Luz, Araci |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Michelle Popenga Geraim Lima, Tatiane Delurdes de Asinelli-Luz, Araci |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Violências; Hannah Arendt; Escola; Cultura da Paz; Educação; Violence; Hannah Arendt; School; Culture of Peace; Education. |
topic |
Educação Violências; Hannah Arendt; Escola; Cultura da Paz; Educação; Violence; Hannah Arendt; School; Culture of Peace; Education. |
description |
o artigo tem por objetivo refletir, a partir das contribuições de Hannah Arendt, sobre a violência escolar. Compreende-se a complexidade e amplitude da violência no ambiente escolar, entendendo este espaço como local de socialização e construção do conhecimento e cidadania. Percebe-se que uma educação sem o discurso da ação e do diálogo, sem protagonismo dos atores sociais e escolares, é passível de violência. Portanto, há a necessidade de mudança de paradigmas para se estabelecer uma Cultura de Paz e tolerância nas escolas, bem como a reflexão de novos mecanismos de enfrentamento e valorização dos direitos humanos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7176 10.18224/educ.v21i1.7176 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7176 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v21i1.7176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7176/4043 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 1 (2018); 127-136 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v21i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822181462657466368 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18224/educ.v21i1.7176 |