MEM?RIAS E EDUCA??O: REPRESENTA??ES DE PROFESSORES E ALUNOS EM JO?O PINHEIRO(MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Giselda Shirley da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gonçalves, Maria Célia da Silva, Zaganelli, Margareth Vetis, Silva, Vandeir José da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4562
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem por objetivos provocar discussões sobre história, memórias e educação no Noroeste Mineiro, principalmente no que tange as representações de professore e ex-alunos de João Pinheiro-MG. Para sua realização, foi utilizada a metodologia qualitativa com fontes plurais, sendo elas: pesquisa de campo por meio de entrevistas orais como dez participantes, análise de documentos tais como, diários de classe, documentos do Arquivo Público Municipal e análise de iconografias. A pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: de que maneira aconteceu a história da educação em João Pinheiro -MG? Como as narradoras representam suas experiências individuais como docentes e discentes? Qual a relação dessas experiências individuais com a história local? Quais as principais dificuldades no aspecto educacional mencionadas pelas narradoras? Os resultados da pesquisa apontam o quanto a educação do município de João Pinheiro nos anos 1930/1970 passou por transformações. Palavras-chave : Memória. História. Educação. Representação.
id PUC_GO-4_7e1a0784f31b24d34640426e832b1266
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4562
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling MEM?RIAS E EDUCA??O: REPRESENTA??ES DE PROFESSORES E ALUNOS EM JO?O PINHEIRO(MG)Resumo: O presente trabalho tem por objetivos provocar discussões sobre história, memórias e educação no Noroeste Mineiro, principalmente no que tange as representações de professore e ex-alunos de João Pinheiro-MG. Para sua realização, foi utilizada a metodologia qualitativa com fontes plurais, sendo elas: pesquisa de campo por meio de entrevistas orais como dez participantes, análise de documentos tais como, diários de classe, documentos do Arquivo Público Municipal e análise de iconografias. A pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: de que maneira aconteceu a história da educação em João Pinheiro -MG? Como as narradoras representam suas experiências individuais como docentes e discentes? Qual a relação dessas experiências individuais com a história local? Quais as principais dificuldades no aspecto educacional mencionadas pelas narradoras? Os resultados da pesquisa apontam o quanto a educação do município de João Pinheiro nos anos 1930/1970 passou por transformações. Palavras-chave : Memória. História. Educação. Representação.EDITORA DA PUC GOIÁSSilva, Giselda Shirley daGonçalves, Maria Célia da SilvaZaganelli, Margareth VetisSilva, Vandeir José da2016-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/456210.18224/educ.v18i2.4562Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 2 (2015); 543-5721983-77711415-049210.18224/educ.v18i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4562/2600Direitos autorais 2016 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T02:00:29ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv MEM?RIAS E EDUCA??O: REPRESENTA??ES DE PROFESSORES E ALUNOS EM JO?O PINHEIRO(MG)
title MEM?RIAS E EDUCA??O: REPRESENTA??ES DE PROFESSORES E ALUNOS EM JO?O PINHEIRO(MG)
spellingShingle MEM?RIAS E EDUCA??O: REPRESENTA??ES DE PROFESSORES E ALUNOS EM JO?O PINHEIRO(MG)
Silva, Giselda Shirley da
title_short MEM?RIAS E EDUCA??O: REPRESENTA??ES DE PROFESSORES E ALUNOS EM JO?O PINHEIRO(MG)
title_full MEM?RIAS E EDUCA??O: REPRESENTA??ES DE PROFESSORES E ALUNOS EM JO?O PINHEIRO(MG)
title_fullStr MEM?RIAS E EDUCA??O: REPRESENTA??ES DE PROFESSORES E ALUNOS EM JO?O PINHEIRO(MG)
title_full_unstemmed MEM?RIAS E EDUCA??O: REPRESENTA??ES DE PROFESSORES E ALUNOS EM JO?O PINHEIRO(MG)
title_sort MEM?RIAS E EDUCA??O: REPRESENTA??ES DE PROFESSORES E ALUNOS EM JO?O PINHEIRO(MG)
author Silva, Giselda Shirley da
author_facet Silva, Giselda Shirley da
Gonçalves, Maria Célia da Silva
Zaganelli, Margareth Vetis
Silva, Vandeir José da
author_role author
author2 Gonçalves, Maria Célia da Silva
Zaganelli, Margareth Vetis
Silva, Vandeir José da
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Giselda Shirley da
Gonçalves, Maria Célia da Silva
Zaganelli, Margareth Vetis
Silva, Vandeir José da
description Resumo: O presente trabalho tem por objetivos provocar discussões sobre história, memórias e educação no Noroeste Mineiro, principalmente no que tange as representações de professore e ex-alunos de João Pinheiro-MG. Para sua realização, foi utilizada a metodologia qualitativa com fontes plurais, sendo elas: pesquisa de campo por meio de entrevistas orais como dez participantes, análise de documentos tais como, diários de classe, documentos do Arquivo Público Municipal e análise de iconografias. A pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: de que maneira aconteceu a história da educação em João Pinheiro -MG? Como as narradoras representam suas experiências individuais como docentes e discentes? Qual a relação dessas experiências individuais com a história local? Quais as principais dificuldades no aspecto educacional mencionadas pelas narradoras? Os resultados da pesquisa apontam o quanto a educação do município de João Pinheiro nos anos 1930/1970 passou por transformações. Palavras-chave : Memória. História. Educação. Representação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4562
10.18224/educ.v18i2.4562
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4562
identifier_str_mv 10.18224/educ.v18i2.4562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4562/2600
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 2 (2015); 543-572
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v18i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661475954688