MEM?RIAS E EDUCA??O: REPRESENTA??ES DE PROFESSORES E ALUNOS EM JO?O PINHEIRO(MG)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4562 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho tem por objetivos provocar discussões sobre história, memórias e educação no Noroeste Mineiro, principalmente no que tange as representações de professore e ex-alunos de João Pinheiro-MG. Para sua realização, foi utilizada a metodologia qualitativa com fontes plurais, sendo elas: pesquisa de campo por meio de entrevistas orais como dez participantes, análise de documentos tais como, diários de classe, documentos do Arquivo Público Municipal e análise de iconografias. A pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: de que maneira aconteceu a história da educação em João Pinheiro -MG? Como as narradoras representam suas experiências individuais como docentes e discentes? Qual a relação dessas experiências individuais com a história local? Quais as principais dificuldades no aspecto educacional mencionadas pelas narradoras? Os resultados da pesquisa apontam o quanto a educação do município de João Pinheiro nos anos 1930/1970 passou por transformações. Palavras-chave : Memória. História. Educação. Representação. |
id |
PUC_GO-4_7e1a0784f31b24d34640426e832b1266 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4562 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
MEM?RIAS E EDUCA??O: REPRESENTA??ES DE PROFESSORES E ALUNOS EM JO?O PINHEIRO(MG)Resumo: O presente trabalho tem por objetivos provocar discussões sobre história, memórias e educação no Noroeste Mineiro, principalmente no que tange as representações de professore e ex-alunos de João Pinheiro-MG. Para sua realização, foi utilizada a metodologia qualitativa com fontes plurais, sendo elas: pesquisa de campo por meio de entrevistas orais como dez participantes, análise de documentos tais como, diários de classe, documentos do Arquivo Público Municipal e análise de iconografias. A pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: de que maneira aconteceu a história da educação em João Pinheiro -MG? Como as narradoras representam suas experiências individuais como docentes e discentes? Qual a relação dessas experiências individuais com a história local? Quais as principais dificuldades no aspecto educacional mencionadas pelas narradoras? Os resultados da pesquisa apontam o quanto a educação do município de João Pinheiro nos anos 1930/1970 passou por transformações. Palavras-chave : Memória. História. Educação. Representação.EDITORA DA PUC GOIÁSSilva, Giselda Shirley daGonçalves, Maria Célia da SilvaZaganelli, Margareth VetisSilva, Vandeir José da2016-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/456210.18224/educ.v18i2.4562Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 2 (2015); 543-5721983-77711415-049210.18224/educ.v18i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4562/2600Direitos autorais 2016 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T02:00:29ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEM?RIAS E EDUCA??O: REPRESENTA??ES DE PROFESSORES E ALUNOS EM JO?O PINHEIRO(MG) |
title |
MEM?RIAS E EDUCA??O: REPRESENTA??ES DE PROFESSORES E ALUNOS EM JO?O PINHEIRO(MG) |
spellingShingle |
MEM?RIAS E EDUCA??O: REPRESENTA??ES DE PROFESSORES E ALUNOS EM JO?O PINHEIRO(MG) Silva, Giselda Shirley da |
title_short |
MEM?RIAS E EDUCA??O: REPRESENTA??ES DE PROFESSORES E ALUNOS EM JO?O PINHEIRO(MG) |
title_full |
MEM?RIAS E EDUCA??O: REPRESENTA??ES DE PROFESSORES E ALUNOS EM JO?O PINHEIRO(MG) |
title_fullStr |
MEM?RIAS E EDUCA??O: REPRESENTA??ES DE PROFESSORES E ALUNOS EM JO?O PINHEIRO(MG) |
title_full_unstemmed |
MEM?RIAS E EDUCA??O: REPRESENTA??ES DE PROFESSORES E ALUNOS EM JO?O PINHEIRO(MG) |
title_sort |
MEM?RIAS E EDUCA??O: REPRESENTA??ES DE PROFESSORES E ALUNOS EM JO?O PINHEIRO(MG) |
author |
Silva, Giselda Shirley da |
author_facet |
Silva, Giselda Shirley da Gonçalves, Maria Célia da Silva Zaganelli, Margareth Vetis Silva, Vandeir José da |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Maria Célia da Silva Zaganelli, Margareth Vetis Silva, Vandeir José da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Giselda Shirley da Gonçalves, Maria Célia da Silva Zaganelli, Margareth Vetis Silva, Vandeir José da |
description |
Resumo: O presente trabalho tem por objetivos provocar discussões sobre história, memórias e educação no Noroeste Mineiro, principalmente no que tange as representações de professore e ex-alunos de João Pinheiro-MG. Para sua realização, foi utilizada a metodologia qualitativa com fontes plurais, sendo elas: pesquisa de campo por meio de entrevistas orais como dez participantes, análise de documentos tais como, diários de classe, documentos do Arquivo Público Municipal e análise de iconografias. A pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: de que maneira aconteceu a história da educação em João Pinheiro -MG? Como as narradoras representam suas experiências individuais como docentes e discentes? Qual a relação dessas experiências individuais com a história local? Quais as principais dificuldades no aspecto educacional mencionadas pelas narradoras? Os resultados da pesquisa apontam o quanto a educação do município de João Pinheiro nos anos 1930/1970 passou por transformações. Palavras-chave : Memória. História. Educação. Representação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4562 10.18224/educ.v18i2.4562 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4562 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v18i2.4562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4562/2600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 2 (2015); 543-572 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v18i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661475954688 |