Avaliação Provinha Brasil: tendências e perspectivas na alfabetização dos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1965 |
Resumo: | Resumo: o estudo analisa a Provinha Brasil, enquanto uma política de regulação dos currículos escolares no processo de alfabetização das crianças, tendo em conta a implantação do Ensino Fundamental de nove anos. Levanta percepções de docentes acerca das influências desta avaliação no trabalho escolar. Constata a sua influência na atuação pedagógica dos docentes porquanto tomada como um dos indutores de qualidade da educação básica. Alerta sobre possível tendência à reificação da prática docente a partir dos conteúdos aferidos na avaliação. Assinala a necessidade de não redução do currículo às habilidades requeridas dos alunos na Matriz de Referência da prova. Palavras-chave: avaliação Provinha Brasil, Alfabetização nos Anos Iniciais, tendências, perspectivas |
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Avaliação Provinha Brasil: tendências e perspectivas na alfabetização dos anos iniciaisResumo: o estudo analisa a Provinha Brasil, enquanto uma política de regulação dos currículos escolares no processo de alfabetização das crianças, tendo em conta a implantação do Ensino Fundamental de nove anos. Levanta percepções de docentes acerca das influências desta avaliação no trabalho escolar. Constata a sua influência na atuação pedagógica dos docentes porquanto tomada como um dos indutores de qualidade da educação básica. Alerta sobre possível tendência à reificação da prática docente a partir dos conteúdos aferidos na avaliação. Assinala a necessidade de não redução do currículo às habilidades requeridas dos alunos na Matriz de Referência da prova. Palavras-chave: avaliação Provinha Brasil, Alfabetização nos Anos Iniciais, tendências, perspectivasEDITORA DA PUC GOIÁS2012-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/196510.18224/educ.v14i2.1965Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 2 (2011); 283-2951983-77711415-049210.18224/educ.v14i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1965/1228http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/downloadSuppFile/1965/71Schneider, Marilda Pasqualinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1965Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:38.03Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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Resumo: o estudo analisa a Provinha Brasil, enquanto uma política de regulação dos currículos escolares no processo de alfabetização das crianças, tendo em conta a implantação do Ensino Fundamental de nove anos. Levanta percepções de docentes acerca das influências desta avaliação no trabalho escolar. Constata a sua influência na atuação pedagógica dos docentes porquanto tomada como um dos indutores de qualidade da educação básica. Alerta sobre possível tendência à reificação da prática docente a partir dos conteúdos aferidos na avaliação. Assinala a necessidade de não redução do currículo às habilidades requeridas dos alunos na Matriz de Referência da prova. Palavras-chave: avaliação Provinha Brasil, Alfabetização nos Anos Iniciais, tendências, perspectivas |
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