Avaliação Provinha Brasil: tendências e perspectivas na alfabetização dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Marilda Pasqual
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1965
Resumo: Resumo: o estudo analisa a Provinha Brasil, enquanto uma política de regulação dos currículos escolares no processo de alfabetização das crianças, tendo em conta a implantação do Ensino Fundamental de nove anos. Levanta percepções de docentes acerca das influências desta avaliação no trabalho escolar. Constata a sua influência na atuação pedagógica dos docentes porquanto tomada como um dos indutores de qualidade da educação básica. Alerta sobre possível tendência à reificação da prática docente a partir dos conteúdos aferidos na avaliação. Assinala a necessidade de não redução do currículo às habilidades requeridas dos alunos na Matriz de Referência da prova. Palavras-chave: avaliação Provinha Brasil, Alfabetização nos Anos Iniciais, tendências, perspectivas
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description Resumo: o estudo analisa a Provinha Brasil, enquanto uma política de regulação dos currículos escolares no processo de alfabetização das crianças, tendo em conta a implantação do Ensino Fundamental de nove anos. Levanta percepções de docentes acerca das influências desta avaliação no trabalho escolar. Constata a sua influência na atuação pedagógica dos docentes porquanto tomada como um dos indutores de qualidade da educação básica. Alerta sobre possível tendência à reificação da prática docente a partir dos conteúdos aferidos na avaliação. Assinala a necessidade de não redução do currículo às habilidades requeridas dos alunos na Matriz de Referência da prova. Palavras-chave: avaliação Provinha Brasil, Alfabetização nos Anos Iniciais, tendências, perspectivas
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