Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Hamilton Viana
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1249
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender o papel das estratégias de mediação utilizadas por surdos, quando estes construíam conhecimento compartilhado. O estudo, realizado num centro de apoio ao surdo, com apenas duas duplas daquela instituição, teve enfoque etnográfico. Foram filmadas as atividades das duplas e seguiu-se à  transcrição do material destinado à  análise microgenética. Tomou-se como unidade de análise a atividade discursiva dos alunos. As teorias que orientaram este trabalho foram a teoria histórico-cultural, de Vygotski, e a teoria da linguagem, de Bakhtin. Analisamos as diferentes estratégias para as operações de soma e divisão no âmbito das funções psicológicas superiores. O estudo das estratégias permitiu realizar uma reflexão em torno da idéia de que a psicologia poderia estabelecer como foco a experiência visual dos surdos, discurso este para além da deficiência.
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description O objetivo desta pesquisa foi compreender o papel das estratégias de mediação utilizadas por surdos, quando estes construíam conhecimento compartilhado. O estudo, realizado num centro de apoio ao surdo, com apenas duas duplas daquela instituição, teve enfoque etnográfico. Foram filmadas as atividades das duplas e seguiu-se à  transcrição do material destinado à  análise microgenética. Tomou-se como unidade de análise a atividade discursiva dos alunos. As teorias que orientaram este trabalho foram a teoria histórico-cultural, de Vygotski, e a teoria da linguagem, de Bakhtin. Analisamos as diferentes estratégias para as operações de soma e divisão no âmbito das funções psicológicas superiores. O estudo das estratégias permitiu realizar uma reflexão em torno da idéia de que a psicologia poderia estabelecer como foco a experiência visual dos surdos, discurso este para além da deficiência.
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