LEITURA LITERàRIA, EXPERI?NCIA EST?TICA E PRODU??O TEXTUAL NA ESCOLARIZA??O BàSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Deise Nanci de Castro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cruvinel, Maria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/911
Resumo: Este artigo tem como propósito refletir sobre a leitura literária em sala de aula de ensino fundamental, considerando a literatura como patrimônio que preserva manifestações históricas imprescindíveis à  identidade individual e coletiva, e, que, além de cumprir sua função estética, mantém em exercício a língua como patrimônio coletivo (ECO, 2003). Para tanto, propõem-se procedimentos didático-pedagógicos, de base discursiva e dialógica (BAKHTIN, 1995), que tornem efetiva a prática de leitura literária como experiência estética, refletindo qualitativamente tanto na competência leitora quanto na produção textual de diferentes tipologias e gêneros, como práticas sócio-históricas (MARCUSCHI, 2008).
id PUC_GO-4_8c26fe45f15b442e2a9eadd72def6028
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/911
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling LEITURA LITERàRIA, EXPERI?NCIA EST?TICA E PRODU??O TEXTUAL NA ESCOLARIZA??O BàSICAEste artigo tem como propósito refletir sobre a leitura literária em sala de aula de ensino fundamental, considerando a literatura como patrimônio que preserva manifestações históricas imprescindíveis à  identidade individual e coletiva, e, que, além de cumprir sua função estética, mantém em exercício a língua como patrimônio coletivo (ECO, 2003). Para tanto, propõem-se procedimentos didático-pedagógicos, de base discursiva e dialógica (BAKHTIN, 1995), que tornem efetiva a prática de leitura literária como experiência estética, refletindo qualitativamente tanto na competência leitora quanto na produção textual de diferentes tipologias e gêneros, como práticas sócio-históricas (MARCUSCHI, 2008).EDITORA DA PUC GOIÁS2010-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/91110.18224/educ.v12i2.911Revista Educativa - Revista de Educação; v. 12, n. 2 (2009); 265-2771983-77711415-049210.18224/educ.v12i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/911/647Mesquita, Deise Nanci de CastroCruvinel, Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-01-29T19:33:42ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA LITERàRIA, EXPERI?NCIA EST?TICA E PRODU??O TEXTUAL NA ESCOLARIZA??O BàSICA
title LEITURA LITERàRIA, EXPERI?NCIA EST?TICA E PRODU??O TEXTUAL NA ESCOLARIZA??O BàSICA
spellingShingle LEITURA LITERàRIA, EXPERI?NCIA EST?TICA E PRODU??O TEXTUAL NA ESCOLARIZA??O BàSICA
Mesquita, Deise Nanci de Castro
title_short LEITURA LITERàRIA, EXPERI?NCIA EST?TICA E PRODU??O TEXTUAL NA ESCOLARIZA??O BàSICA
title_full LEITURA LITERàRIA, EXPERI?NCIA EST?TICA E PRODU??O TEXTUAL NA ESCOLARIZA??O BàSICA
title_fullStr LEITURA LITERàRIA, EXPERI?NCIA EST?TICA E PRODU??O TEXTUAL NA ESCOLARIZA??O BàSICA
title_full_unstemmed LEITURA LITERàRIA, EXPERI?NCIA EST?TICA E PRODU??O TEXTUAL NA ESCOLARIZA??O BàSICA
title_sort LEITURA LITERàRIA, EXPERI?NCIA EST?TICA E PRODU??O TEXTUAL NA ESCOLARIZA??O BàSICA
author Mesquita, Deise Nanci de Castro
author_facet Mesquita, Deise Nanci de Castro
Cruvinel, Maria de Fátima
author_role author
author2 Cruvinel, Maria de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Deise Nanci de Castro
Cruvinel, Maria de Fátima
description Este artigo tem como propósito refletir sobre a leitura literária em sala de aula de ensino fundamental, considerando a literatura como patrimônio que preserva manifestações históricas imprescindíveis à  identidade individual e coletiva, e, que, além de cumprir sua função estética, mantém em exercício a língua como patrimônio coletivo (ECO, 2003). Para tanto, propõem-se procedimentos didático-pedagógicos, de base discursiva e dialógica (BAKHTIN, 1995), que tornem efetiva a prática de leitura literária como experiência estética, refletindo qualitativamente tanto na competência leitora quanto na produção textual de diferentes tipologias e gêneros, como práticas sócio-históricas (MARCUSCHI, 2008).
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/911
10.18224/educ.v12i2.911
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/911
identifier_str_mv 10.18224/educ.v12i2.911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/911/647
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 12, n. 2 (2009); 265-277
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v12i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661805207553