OS IMPASSES DA REPÚBLICA E A BREVE DÉCADA DE 1920: INTELECTUAIS E OPERADORES DO ESTADO NAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8781 |
Resumo: | O trabalho discute os sentidos das reformas educacionais ocorridas nos anos 1920, percebendo sua importância em tempo marcado por crises institucionais. Tomando por base intelectuais brasileiros e operadores do Estado, analisa iniciativas voltadas a estabelecer projetos educacionais com inspiração liberal-escolanovista, num contexto de federalismo autoritário que mantém, todavia, relações locais e oligárquicas. O debate se dá sobre o período ao identificar movimentos de cunho social e cultural organizados com autonomia ao Estado. A educação irrompe o ideário liberal. |
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OS IMPASSES DA REPÚBLICA E A BREVE DÉCADA DE 1920: INTELECTUAIS E OPERADORES DO ESTADO NAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO BRASILReformas educacionais e planejamento. Intelectuais e operadores do Estado. Federalismo oligárquico. Escola Nova.EducaçãoO trabalho discute os sentidos das reformas educacionais ocorridas nos anos 1920, percebendo sua importância em tempo marcado por crises institucionais. Tomando por base intelectuais brasileiros e operadores do Estado, analisa iniciativas voltadas a estabelecer projetos educacionais com inspiração liberal-escolanovista, num contexto de federalismo autoritário que mantém, todavia, relações locais e oligárquicas. O debate se dá sobre o período ao identificar movimentos de cunho social e cultural organizados com autonomia ao Estado. A educação irrompe o ideário liberal.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/878110.18224/educ.v25i1.8781Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 24 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 24 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 24 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 24 páginas1983-777110.18224/educ.v25i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8781/5716Copyright (c) 2022 Lincoln de Araújo Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Lincoln de Araújo2022-12-20T13:00:12Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8781Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-12-20T13:00:12Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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