CONTEXTO HISTÓRICO E A EVOLUÇÃO DO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO: DO IMPÉRIO AOS DIAS ATUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Junior, Jorge Marcio de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mazzafera, Bernadete lema, Araújo, Adilson Vieira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8794
Resumo: Este estudo tem por objetivo tecer reflexões sobre os contextos históricos que permearam a evolução do ensino jurídico no Brasil desde o império até os dias atuais. Para responder ao objetivo realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Os dados são analisados qualitativamente por meio da interpretação dos estudos dos autores e da análise hermenêutica da legislação brasileira educacional que regulamenta o ensino superior jurídico. Os resultados são apresentados subdivididos em quatro seções: a) O fenômeno do bacharelismo e a criação dos primeiros cursos de Direito no Brasil; b) A formação de uma identidade jurídica nacional: a passagem do império para a república; c) Mudanças no ensino jurídico a partir da revolução de 1930 ; d) A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o ensino jurídico. Neste estudo percebe-se que a evolução do ensino jurídico representa e está atrelada ao modelo econômico-social adotado no país.
id PUC_GO-4_9947462a33994037d754e59b7ad5cc15
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8794
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling CONTEXTO HISTÓRICO E A EVOLUÇÃO DO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO: DO IMPÉRIO AOS DIAS ATUAISContexto histórico. Ensino jurídico. Evolução.Ensino JurídicoEste estudo tem por objetivo tecer reflexões sobre os contextos históricos que permearam a evolução do ensino jurídico no Brasil desde o império até os dias atuais. Para responder ao objetivo realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Os dados são analisados qualitativamente por meio da interpretação dos estudos dos autores e da análise hermenêutica da legislação brasileira educacional que regulamenta o ensino superior jurídico. Os resultados são apresentados subdivididos em quatro seções: a) O fenômeno do bacharelismo e a criação dos primeiros cursos de Direito no Brasil; b) A formação de uma identidade jurídica nacional: a passagem do império para a república; c) Mudanças no ensino jurídico a partir da revolução de 1930 ; d) A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o ensino jurídico. Neste estudo percebe-se que a evolução do ensino jurídico representa e está atrelada ao modelo econômico-social adotado no país.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/879410.18224/educ.v25i1.8794Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 29 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 29 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 29 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 29 páginas1983-777110.18224/educ.v25i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8794/6237Copyright (c) 2022 Jorge Marcio de Souza Junior, Bernadete lema Mazzafera, Adilson Vieira de Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza Junior, Jorge Marcio deMazzafera, Bernadete lemaAraújo, Adilson Vieira de2023-04-11T12:59:10Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8794Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2023-04-11T12:59:10Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTEXTO HISTÓRICO E A EVOLUÇÃO DO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO: DO IMPÉRIO AOS DIAS ATUAIS
title CONTEXTO HISTÓRICO E A EVOLUÇÃO DO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO: DO IMPÉRIO AOS DIAS ATUAIS
spellingShingle CONTEXTO HISTÓRICO E A EVOLUÇÃO DO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO: DO IMPÉRIO AOS DIAS ATUAIS
Souza Junior, Jorge Marcio de
Contexto histórico. Ensino jurídico. Evolução.
Ensino Jurídico
title_short CONTEXTO HISTÓRICO E A EVOLUÇÃO DO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO: DO IMPÉRIO AOS DIAS ATUAIS
title_full CONTEXTO HISTÓRICO E A EVOLUÇÃO DO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO: DO IMPÉRIO AOS DIAS ATUAIS
title_fullStr CONTEXTO HISTÓRICO E A EVOLUÇÃO DO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO: DO IMPÉRIO AOS DIAS ATUAIS
title_full_unstemmed CONTEXTO HISTÓRICO E A EVOLUÇÃO DO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO: DO IMPÉRIO AOS DIAS ATUAIS
title_sort CONTEXTO HISTÓRICO E A EVOLUÇÃO DO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO: DO IMPÉRIO AOS DIAS ATUAIS
author Souza Junior, Jorge Marcio de
author_facet Souza Junior, Jorge Marcio de
Mazzafera, Bernadete lema
Araújo, Adilson Vieira de
author_role author
author2 Mazzafera, Bernadete lema
Araújo, Adilson Vieira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Junior, Jorge Marcio de
Mazzafera, Bernadete lema
Araújo, Adilson Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto histórico. Ensino jurídico. Evolução.
Ensino Jurídico
topic Contexto histórico. Ensino jurídico. Evolução.
Ensino Jurídico
description Este estudo tem por objetivo tecer reflexões sobre os contextos históricos que permearam a evolução do ensino jurídico no Brasil desde o império até os dias atuais. Para responder ao objetivo realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Os dados são analisados qualitativamente por meio da interpretação dos estudos dos autores e da análise hermenêutica da legislação brasileira educacional que regulamenta o ensino superior jurídico. Os resultados são apresentados subdivididos em quatro seções: a) O fenômeno do bacharelismo e a criação dos primeiros cursos de Direito no Brasil; b) A formação de uma identidade jurídica nacional: a passagem do império para a república; c) Mudanças no ensino jurídico a partir da revolução de 1930 ; d) A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o ensino jurídico. Neste estudo percebe-se que a evolução do ensino jurídico representa e está atrelada ao modelo econômico-social adotado no país.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8794
10.18224/educ.v25i1.8794
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8794
identifier_str_mv 10.18224/educ.v25i1.8794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8794/6237
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Jorge Marcio de Souza Junior, Bernadete lema Mazzafera, Adilson Vieira de Araújo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Jorge Marcio de Souza Junior, Bernadete lema Mazzafera, Adilson Vieira de Araújo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 29 páginas
Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 29 páginas
Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 29 páginas
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 29 páginas
1983-7771
10.18224/educ.v25i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||educativa@pucgoias.edu.br
_version_ 1798319659802427392