Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
DOI: | 10.18224/educ.v13i2.1586 |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1586 |
Resumo: | Resumo: este texto apresenta resultados de debates promovido numa rede de discussão pela Internet, com a participação de investigadores de didática da Universidade de Sevilha, Espanha, e professores de escolas públicas e privadas. O tema dos debates esteve centrado na relação entre a escola e as novas opções culturais que permeiam a sociedade. Os autores partem da constatação de que vem aumentando consideravelmente a ??brecha? entre a cultura em que estão imersas crianças e jovens e a cultura escolar tradicional para, em seguida, propor formas de superação desse desajuste cultural entre o dentro e o fora da escola. Palavras-chave: escola e culturas juvenis, cultura escolar e cultura das mídias, tecnologias da informação e comunicação e educação, renovação da escola |
id |
PUC_GO-4_a1b090d959d6557d7db6a0920593d585 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1586 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis?Resumo: este texto apresenta resultados de debates promovido numa rede de discussão pela Internet, com a participação de investigadores de didática da Universidade de Sevilha, Espanha, e professores de escolas públicas e privadas. O tema dos debates esteve centrado na relação entre a escola e as novas opções culturais que permeiam a sociedade. Os autores partem da constatação de que vem aumentando consideravelmente a ??brecha? entre a cultura em que estão imersas crianças e jovens e a cultura escolar tradicional para, em seguida, propor formas de superação desse desajuste cultural entre o dentro e o fora da escola. Palavras-chave: escola e culturas juvenis, cultura escolar e cultura das mídias, tecnologias da informação e comunicação e educação, renovação da escolaEDITORA DA PUC GOIÁS2011-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/158610.18224/educ.v13i2.1586Revista Educativa - Revista de Educação; v. 13, n. 2 (2010); 215-2321983-77711415-049210.18224/educ.v13i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1586/1003García, J. EduardoGarcía, Francisco F.Martín, JoséPorlán, RafaelLibâneo, José Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1586Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:55.939Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis? |
title |
Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis? |
spellingShingle |
Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis? Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis? García, J. Eduardo García, J. Eduardo |
title_short |
Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis? |
title_full |
Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis? |
title_fullStr |
Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis? Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis? |
title_full_unstemmed |
Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis? Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis? |
title_sort |
Cultura Escolar e Novos Modelos Culturais: duas realidades incompatíveis? |
author |
García, J. Eduardo |
author_facet |
García, J. Eduardo García, J. Eduardo García, Francisco F. Martín, José Porlán, Rafael Libâneo, José Carlos García, Francisco F. Martín, José Porlán, Rafael Libâneo, José Carlos |
author_role |
author |
author2 |
García, Francisco F. Martín, José Porlán, Rafael Libâneo, José Carlos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
García, J. Eduardo García, Francisco F. Martín, José Porlán, Rafael Libâneo, José Carlos |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: este texto apresenta resultados de debates promovido numa rede de discussão pela Internet, com a participação de investigadores de didática da Universidade de Sevilha, Espanha, e professores de escolas públicas e privadas. O tema dos debates esteve centrado na relação entre a escola e as novas opções culturais que permeiam a sociedade. Os autores partem da constatação de que vem aumentando consideravelmente a ??brecha? entre a cultura em que estão imersas crianças e jovens e a cultura escolar tradicional para, em seguida, propor formas de superação desse desajuste cultural entre o dentro e o fora da escola. Palavras-chave: escola e culturas juvenis, cultura escolar e cultura das mídias, tecnologias da informação e comunicação e educação, renovação da escola |
description |
Resumo: este texto apresenta resultados de debates promovido numa rede de discussão pela Internet, com a participação de investigadores de didática da Universidade de Sevilha, Espanha, e professores de escolas públicas e privadas. O tema dos debates esteve centrado na relação entre a escola e as novas opções culturais que permeiam a sociedade. Os autores partem da constatação de que vem aumentando consideravelmente a ??brecha? entre a cultura em que estão imersas crianças e jovens e a cultura escolar tradicional para, em seguida, propor formas de superação desse desajuste cultural entre o dentro e o fora da escola. Palavras-chave: escola e culturas juvenis, cultura escolar e cultura das mídias, tecnologias da informação e comunicação e educação, renovação da escola |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1586 10.18224/educ.v13i2.1586 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1586 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v13i2.1586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1586/1003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 13, n. 2 (2010); 215-232 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v13i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1821800705836449792 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18224/educ.v13i2.1586 |