A base orientadora da ação: seu uso intencional na formação de conceitos de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Orlando Fernández
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lopes, Lívia Mara Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5407
Resumo: Resumo: Neste trabalho, realiza-se uma análise da Base Orientadora da Ação (BOA). O uso da BOA ilustra-se com três aulas experimentais. Objetivo foi explicar os resultados do uso da BOA na formação de conceitos de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada foi o experimento didático-formativo. Os sujeitos do estudo foram 35 alunos de nível médio. Conclui-se que, quando o estudo se organiza numa lógica dedutiva é a BOA é correta, os alunos apreendem rápido e se desenvolvem intelectual e afetivamente. Verificou-se que é possível criar formas de organização do processo de ensino-aprendizagem, tendentes a fazer avançar a qualidade da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo-afetivo dos alunos. Palavras-chave: Base Orientadora da Ação. Formação de conceitos. Língua Portuguesa. Ensino Médio.
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