Sobre a luz do diafragma: a atribuição da fotografia na pesquisa com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Patrícia de Moraes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nazário, Roseli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3957
Resumo: O texto tem por objetivo apresentar uma discussão sobre a atribuição da fotografia em processos de pesquisa com crianças, buscando localizar o lugar da imagem-criança na contemporaneidade e os desafios éticos-estéticos que se põem ao adentrarmos no campo da cultura visual. Compreendemos a fotografia como um instrumento potente para desconstruirmos a importância das imagens apenas como ilustrações descritivas, para se colocarem como possibilidade narrativa, como texto que introduz elementos complexos de análise através do campo da visualidade. Palavras-Chave: infância, fotografia, imagem.
id PUC_GO-4_a72c4dd46d9f058b4e0f0d8dff1a9a80
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3957
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling Sobre a luz do diafragma: a atribuição da fotografia na pesquisa com criançasO texto tem por objetivo apresentar uma discussão sobre a atribuição da fotografia em processos de pesquisa com crianças, buscando localizar o lugar da imagem-criança na contemporaneidade e os desafios éticos-estéticos que se põem ao adentrarmos no campo da cultura visual. Compreendemos a fotografia como um instrumento potente para desconstruirmos a importância das imagens apenas como ilustrações descritivas, para se colocarem como possibilidade narrativa, como texto que introduz elementos complexos de análise através do campo da visualidade. Palavras-Chave: infância, fotografia, imagem.EDITORA DA PUC GOIÁSLima, Patrícia de MoraesNazário, Roseli2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/395710.18224/educ.v17i2.3957Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 2 (2014); 491-5091983-77711415-049210.18224/educ.v17i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3957/2282Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3957Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:18:03.725Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a luz do diafragma: a atribuição da fotografia na pesquisa com crianças
title Sobre a luz do diafragma: a atribuição da fotografia na pesquisa com crianças
spellingShingle Sobre a luz do diafragma: a atribuição da fotografia na pesquisa com crianças
Lima, Patrícia de Moraes
title_short Sobre a luz do diafragma: a atribuição da fotografia na pesquisa com crianças
title_full Sobre a luz do diafragma: a atribuição da fotografia na pesquisa com crianças
title_fullStr Sobre a luz do diafragma: a atribuição da fotografia na pesquisa com crianças
title_full_unstemmed Sobre a luz do diafragma: a atribuição da fotografia na pesquisa com crianças
title_sort Sobre a luz do diafragma: a atribuição da fotografia na pesquisa com crianças
author Lima, Patrícia de Moraes
author_facet Lima, Patrícia de Moraes
Nazário, Roseli
author_role author
author2 Nazário, Roseli
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Patrícia de Moraes
Nazário, Roseli
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.description.none.fl_txt_mv O texto tem por objetivo apresentar uma discussão sobre a atribuição da fotografia em processos de pesquisa com crianças, buscando localizar o lugar da imagem-criança na contemporaneidade e os desafios éticos-estéticos que se põem ao adentrarmos no campo da cultura visual. Compreendemos a fotografia como um instrumento potente para desconstruirmos a importância das imagens apenas como ilustrações descritivas, para se colocarem como possibilidade narrativa, como texto que introduz elementos complexos de análise através do campo da visualidade. Palavras-Chave: infância, fotografia, imagem.
description O texto tem por objetivo apresentar uma discussão sobre a atribuição da fotografia em processos de pesquisa com crianças, buscando localizar o lugar da imagem-criança na contemporaneidade e os desafios éticos-estéticos que se põem ao adentrarmos no campo da cultura visual. Compreendemos a fotografia como um instrumento potente para desconstruirmos a importância das imagens apenas como ilustrações descritivas, para se colocarem como possibilidade narrativa, como texto que introduz elementos complexos de análise através do campo da visualidade. Palavras-Chave: infância, fotografia, imagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3957
10.18224/educ.v17i2.3957
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3957
identifier_str_mv 10.18224/educ.v17i2.3957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3957/2282
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Educativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Educativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 2 (2014); 491-509
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v17i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341974713499648