POLÍTICA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GOVERNANÇA EDUCACIONAL NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7992 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo investigar e problematizar os processos de governança educacional, com vistas a identificar os aspectos da governança que contribuem ou limitam a garantia ao direito à educação no Brasil. Utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, a investigação se baseou em análise documental e adotou-se a metodologia Governance Analytical Framework (GAF). Dentre os resultados, destacam-se: as funções típicas da governança são direcionar e controlar a gestão educacional; o principal instrumento legal de governança em vigor é o Plano Nacional de Educação; os problemas delimitados predominantes no corpus analisado, referem-se ao financiamento e a qualidade da educação. |
id |
PUC_GO-4_aac6da71dc989a388e6628b45dd48a12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7992 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GOVERNANÇA EDUCACIONAL NO BRASILEducação; Administação Pública; Governaça; Política EduacionalBrasil; Plano Nacional de Educação; Sistema Educa- cional; Governance Analytical Framework (GAF); Qualidade educacional.37.07Este artigo tem como objetivo investigar e problematizar os processos de governança educacional, com vistas a identificar os aspectos da governança que contribuem ou limitam a garantia ao direito à educação no Brasil. Utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, a investigação se baseou em análise documental e adotou-se a metodologia Governance Analytical Framework (GAF). Dentre os resultados, destacam-se: as funções típicas da governança são direcionar e controlar a gestão educacional; o principal instrumento legal de governança em vigor é o Plano Nacional de Educação; os problemas delimitados predominantes no corpus analisado, referem-se ao financiamento e a qualidade da educação.EDITORA DA PUC GOIÁSOliveira, Anderson Soares FurtadoNunes, André2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/799210.18224/educ.v23i1.7992Revista Educativa - Revista de Educação; v. 23 (2020); e79921983-77711415-049210.18224/educ.v23i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7992/4917Direitos autorais 2021 Anderson Soares Furtado Oliveira, André Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-03T12:26:43ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GOVERNANÇA EDUCACIONAL NO BRASIL |
title |
POLÍTICA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GOVERNANÇA EDUCACIONAL NO BRASIL |
spellingShingle |
POLÍTICA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GOVERNANÇA EDUCACIONAL NO BRASIL Oliveira, Anderson Soares Furtado Educação; Administação Pública; Governaça; Política Eduacional Brasil; Plano Nacional de Educação; Sistema Educa- cional; Governance Analytical Framework (GAF); Qualidade educacional. 37.07 |
title_short |
POLÍTICA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GOVERNANÇA EDUCACIONAL NO BRASIL |
title_full |
POLÍTICA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GOVERNANÇA EDUCACIONAL NO BRASIL |
title_fullStr |
POLÍTICA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GOVERNANÇA EDUCACIONAL NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
POLÍTICA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GOVERNANÇA EDUCACIONAL NO BRASIL |
title_sort |
POLÍTICA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GOVERNANÇA EDUCACIONAL NO BRASIL |
author |
Oliveira, Anderson Soares Furtado |
author_facet |
Oliveira, Anderson Soares Furtado Nunes, André |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, André |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Anderson Soares Furtado Nunes, André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Administação Pública; Governaça; Política Eduacional Brasil; Plano Nacional de Educação; Sistema Educa- cional; Governance Analytical Framework (GAF); Qualidade educacional. 37.07 |
topic |
Educação; Administação Pública; Governaça; Política Eduacional Brasil; Plano Nacional de Educação; Sistema Educa- cional; Governance Analytical Framework (GAF); Qualidade educacional. 37.07 |
description |
Este artigo tem como objetivo investigar e problematizar os processos de governança educacional, com vistas a identificar os aspectos da governança que contribuem ou limitam a garantia ao direito à educação no Brasil. Utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, a investigação se baseou em análise documental e adotou-se a metodologia Governance Analytical Framework (GAF). Dentre os resultados, destacam-se: as funções típicas da governança são direcionar e controlar a gestão educacional; o principal instrumento legal de governança em vigor é o Plano Nacional de Educação; os problemas delimitados predominantes no corpus analisado, referem-se ao financiamento e a qualidade da educação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7992 10.18224/educ.v23i1.7992 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7992 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v23i1.7992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7992/4917 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Anderson Soares Furtado Oliveira, André Nunes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Anderson Soares Furtado Oliveira, André Nunes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 23 (2020); e7992 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v23i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661749633024 |