POLÍTICA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GOVERNANÇA EDUCACIONAL NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Anderson Soares Furtado
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nunes, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7992
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar e problematizar os processos de governança educacional, com vistas a identificar os aspectos da governança que contribuem ou limitam a garantia ao direito à educação no Brasil. Utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, a investigação se baseou em análise documental e adotou-se a metodologia Governance Analytical Framework (GAF). Dentre os resultados, destacam-se: as funções típicas da governança são direcionar e controlar a gestão educacional; o principal instrumento legal de governança em vigor é o Plano Nacional de Educação; os problemas delimitados predominantes no corpus analisado, referem-se ao financiamento e a qualidade da educação.
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