A LITERATURA COMO DIREITO HUMANO: UM DESAFIO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8685 |
Resumo: | Discute-se como a literatura é tratada no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa voltado para a formação continuada de professores alfabetizadores. A análise documental referente ao PNAIC-2013 e o levantamento bibliográfico realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, embasam a discussão sobre a concepção de literatura presente no ciclo de alfabetização, momento exemplar para a apreensão dos desafios da educação escolar em sua relação com a literatura. Concebida como um direito humano (CANDIDO, 2002, 2011), a literatura confronta-se com os resultados da pesquisa que indicam um esvaziamento do seu sentido formativo, mediante uma “escolarização inadequada” (SOARES, 2006). Palavras-chave: Literatura. Leitura. Alfabetização. PNAIC. |
id |
PUC_GO-4_bb177ef289dedee25a16177413c1ddbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8685 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
A LITERATURA COMO DIREITO HUMANO: UM DESAFIO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTAEducação; Educação Básica; Fundamentos da EducaçãoLiteratura. Leitura. Alfabetização. PNAICDiscute-se como a literatura é tratada no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa voltado para a formação continuada de professores alfabetizadores. A análise documental referente ao PNAIC-2013 e o levantamento bibliográfico realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, embasam a discussão sobre a concepção de literatura presente no ciclo de alfabetização, momento exemplar para a apreensão dos desafios da educação escolar em sua relação com a literatura. Concebida como um direito humano (CANDIDO, 2002, 2011), a literatura confronta-se com os resultados da pesquisa que indicam um esvaziamento do seu sentido formativo, mediante uma “escolarização inadequada” (SOARES, 2006). Palavras-chave: Literatura. Leitura. Alfabetização. PNAIC.EDITORA DA PUC GOIÁSJesus, Simone Aparecida deFaria, Gina Glaydes Guimarães2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/868510.18224/educ.v23i1.8685Revista Educativa - Revista de Educação; v. 23 (2020); e86851983-77711415-049210.18224/educ.v23i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8685/4913Direitos autorais 2021 Simone Aparecida de Jesus, Gina Glaydes Guimarães Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-03T12:26:43ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LITERATURA COMO DIREITO HUMANO: UM DESAFIO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA |
title |
A LITERATURA COMO DIREITO HUMANO: UM DESAFIO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA |
spellingShingle |
A LITERATURA COMO DIREITO HUMANO: UM DESAFIO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Jesus, Simone Aparecida de Educação; Educação Básica; Fundamentos da Educação Literatura. Leitura. Alfabetização. PNAIC |
title_short |
A LITERATURA COMO DIREITO HUMANO: UM DESAFIO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA |
title_full |
A LITERATURA COMO DIREITO HUMANO: UM DESAFIO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA |
title_fullStr |
A LITERATURA COMO DIREITO HUMANO: UM DESAFIO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA |
title_full_unstemmed |
A LITERATURA COMO DIREITO HUMANO: UM DESAFIO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA |
title_sort |
A LITERATURA COMO DIREITO HUMANO: UM DESAFIO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA |
author |
Jesus, Simone Aparecida de |
author_facet |
Jesus, Simone Aparecida de Faria, Gina Glaydes Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Faria, Gina Glaydes Guimarães |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Simone Aparecida de Faria, Gina Glaydes Guimarães |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Básica; Fundamentos da Educação Literatura. Leitura. Alfabetização. PNAIC |
topic |
Educação; Educação Básica; Fundamentos da Educação Literatura. Leitura. Alfabetização. PNAIC |
description |
Discute-se como a literatura é tratada no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa voltado para a formação continuada de professores alfabetizadores. A análise documental referente ao PNAIC-2013 e o levantamento bibliográfico realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, embasam a discussão sobre a concepção de literatura presente no ciclo de alfabetização, momento exemplar para a apreensão dos desafios da educação escolar em sua relação com a literatura. Concebida como um direito humano (CANDIDO, 2002, 2011), a literatura confronta-se com os resultados da pesquisa que indicam um esvaziamento do seu sentido formativo, mediante uma “escolarização inadequada” (SOARES, 2006). Palavras-chave: Literatura. Leitura. Alfabetização. PNAIC. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8685 10.18224/educ.v23i1.8685 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8685 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v23i1.8685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8685/4913 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Simone Aparecida de Jesus, Gina Glaydes Guimarães Faria info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Simone Aparecida de Jesus, Gina Glaydes Guimarães Faria |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 23 (2020); e8685 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v23i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319660705251328 |