O DESENHO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM BALANÇO CIENTÍFICO (2005-2020)
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8580 |
Resumo: | A avaliação institucional ou autoavaliação, em tempos de políticas públicas de avaliação da educação básica em que se sobressaem as avaliações em larga escala centradas no desempenho dos estudantes, constitui-se como fundante, a fim de possibilitar às redes de ensino e às escolas articularem o olhar externo com o olhar interno. Em vista, disso, o presente estudo teve como objetivo investigar, a partir da perspectiva acadêmico-científica, como têm-se configurado o desenho da avaliação institucional nas escolas das redes públicas municipais de ensino fundamental. A pesquisa de cunho bibliográfico definiu como recorte temporal o período entre 2005 e 2020, tendo em vista o ano de criação da Prova Brasil e o ano de término da pesquisa. As buscas pelos estudos que compuseram esta pesquisa foram realizadas nas plataformas Electronic Library Online (Scielo) e no Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A análise dos resultados evidenciou que, embora a avaliação institucional seja um instrumento pouco utilizado nas escolas de Educação Básica, nos contextos educacionais em que ela foi inserida, evidenciou-se o fortalecimento da gestão democrática, bem como estimulou maior participação da comunidade escolar nos processos avaliativos. Todavia, a falta de uma cultura de autoavaliação ainda se apresenta como um dos principais desafios a serem perpassados frente a construção de processos avaliativos mais democráticos, em que todos os atores educacionais se responsabilizem pela qualidade do ensino, não cabendo somente a escola a responsabilidade pela qualidade da educação. |
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O DESENHO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM BALANÇO CIENTÍFICO (2005-2020)EducaçãoPolíticas públicas de avaliação; Avaliação interna; Qualidade do ensino fundamental.37. EducaçãoA avaliação institucional ou autoavaliação, em tempos de políticas públicas de avaliação da educação básica em que se sobressaem as avaliações em larga escala centradas no desempenho dos estudantes, constitui-se como fundante, a fim de possibilitar às redes de ensino e às escolas articularem o olhar externo com o olhar interno. Em vista, disso, o presente estudo teve como objetivo investigar, a partir da perspectiva acadêmico-científica, como têm-se configurado o desenho da avaliação institucional nas escolas das redes públicas municipais de ensino fundamental. A pesquisa de cunho bibliográfico definiu como recorte temporal o período entre 2005 e 2020, tendo em vista o ano de criação da Prova Brasil e o ano de término da pesquisa. As buscas pelos estudos que compuseram esta pesquisa foram realizadas nas plataformas Electronic Library Online (Scielo) e no Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A análise dos resultados evidenciou que, embora a avaliação institucional seja um instrumento pouco utilizado nas escolas de Educação Básica, nos contextos educacionais em que ela foi inserida, evidenciou-se o fortalecimento da gestão democrática, bem como estimulou maior participação da comunidade escolar nos processos avaliativos. Todavia, a falta de uma cultura de autoavaliação ainda se apresenta como um dos principais desafios a serem perpassados frente a construção de processos avaliativos mais democráticos, em que todos os atores educacionais se responsabilizem pela qualidade do ensino, não cabendo somente a escola a responsabilidade pela qualidade da educação.EDITORA DA PUC GOIÁSCNPqRios, Mônica Piccione GomesSilva, Luana Maurine2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/858010.18224/educ.v24i1.8580Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 28 páginas1983-77711415-049210.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8580/5356Direitos autorais 2021 Mônica Piccione Gomes Rios, Luana Maurine Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-17T13:47:41ZRevista |
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