O DESENHO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM BALANÇO CIENTÍFICO (2005-2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Mônica Piccione Gomes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Luana Maurine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8580
Resumo: A avaliação institucional ou autoavaliação, em tempos de políticas públicas de avaliação da educação básica em que se sobressaem as avaliações em larga escala centradas no desempenho dos estudantes, constitui-se como fundante, a fim de possibilitar às redes de ensino e às escolas articularem o olhar externo com o olhar interno. Em vista, disso, o presente estudo teve como objetivo investigar, a partir da perspectiva acadêmico-científica, como têm-se configurado o desenho da avaliação institucional nas escolas das redes públicas municipais de ensino fundamental. A pesquisa de cunho bibliográfico definiu como recorte temporal o período entre 2005 e 2020, tendo em vista o ano de criação da Prova Brasil e o ano de término da pesquisa. As buscas pelos estudos que compuseram esta pesquisa foram realizadas nas plataformas Electronic Library Online (Scielo) e no Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A análise dos resultados evidenciou que, embora a avaliação institucional seja um instrumento pouco utilizado nas escolas de Educação Básica, nos contextos educacionais em que ela foi inserida, evidenciou-se o fortalecimento da gestão democrática, bem como estimulou maior participação da comunidade escolar nos processos avaliativos. Todavia, a falta de uma cultura de autoavaliação ainda se apresenta como um dos principais desafios a serem perpassados frente a construção de processos avaliativos mais democráticos, em que todos os atores educacionais se responsabilizem pela qualidade do ensino, não cabendo somente a escola a responsabilidade pela qualidade da educação.
id PUC_GO-4_c186c446dcfd3ca1fa2e6331844084b1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8580
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling O DESENHO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM BALANÇO CIENTÍFICO (2005-2020)EducaçãoPolíticas públicas de avaliação; Avaliação interna; Qualidade do ensino fundamental.37. EducaçãoA avaliação institucional ou autoavaliação, em tempos de políticas públicas de avaliação da educação básica em que se sobressaem as avaliações em larga escala centradas no desempenho dos estudantes, constitui-se como fundante, a fim de possibilitar às redes de ensino e às escolas articularem o olhar externo com o olhar interno. Em vista, disso, o presente estudo teve como objetivo investigar, a partir da perspectiva acadêmico-científica, como têm-se configurado o desenho da avaliação institucional nas escolas das redes públicas municipais de ensino fundamental. A pesquisa de cunho bibliográfico definiu como recorte temporal o período entre 2005 e 2020, tendo em vista o ano de criação da Prova Brasil e o ano de término da pesquisa. As buscas pelos estudos que compuseram esta pesquisa foram realizadas nas plataformas Electronic Library Online (Scielo) e no Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A análise dos resultados evidenciou que, embora a avaliação institucional seja um instrumento pouco utilizado nas escolas de Educação Básica, nos contextos educacionais em que ela foi inserida, evidenciou-se o fortalecimento da gestão democrática, bem como estimulou maior participação da comunidade escolar nos processos avaliativos. Todavia, a falta de uma cultura de autoavaliação ainda se apresenta como um dos principais desafios a serem perpassados frente a construção de processos avaliativos mais democráticos, em que todos os atores educacionais se responsabilizem pela qualidade do ensino, não cabendo somente a escola a responsabilidade pela qualidade da educação.EDITORA DA PUC GOIÁSCNPqRios, Mônica Piccione GomesSilva, Luana Maurine2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/858010.18224/educ.v24i1.8580Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 28 páginas1983-77711415-049210.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8580/5356Direitos autorais 2021 Mônica Piccione Gomes Rios, Luana Maurine Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-17T13:47:41ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv O DESENHO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM BALANÇO CIENTÍFICO (2005-2020)
title O DESENHO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM BALANÇO CIENTÍFICO (2005-2020)
spellingShingle O DESENHO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM BALANÇO CIENTÍFICO (2005-2020)
Rios, Mônica Piccione Gomes
Educação
Políticas públicas de avaliação; Avaliação interna; Qualidade do ensino fundamental.
37. Educação
title_short O DESENHO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM BALANÇO CIENTÍFICO (2005-2020)
title_full O DESENHO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM BALANÇO CIENTÍFICO (2005-2020)
title_fullStr O DESENHO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM BALANÇO CIENTÍFICO (2005-2020)
title_full_unstemmed O DESENHO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM BALANÇO CIENTÍFICO (2005-2020)
title_sort O DESENHO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM BALANÇO CIENTÍFICO (2005-2020)
author Rios, Mônica Piccione Gomes
author_facet Rios, Mônica Piccione Gomes
Silva, Luana Maurine
author_role author
author2 Silva, Luana Maurine
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Mônica Piccione Gomes
Silva, Luana Maurine
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Políticas públicas de avaliação; Avaliação interna; Qualidade do ensino fundamental.
37. Educação
topic Educação
Políticas públicas de avaliação; Avaliação interna; Qualidade do ensino fundamental.
37. Educação
description A avaliação institucional ou autoavaliação, em tempos de políticas públicas de avaliação da educação básica em que se sobressaem as avaliações em larga escala centradas no desempenho dos estudantes, constitui-se como fundante, a fim de possibilitar às redes de ensino e às escolas articularem o olhar externo com o olhar interno. Em vista, disso, o presente estudo teve como objetivo investigar, a partir da perspectiva acadêmico-científica, como têm-se configurado o desenho da avaliação institucional nas escolas das redes públicas municipais de ensino fundamental. A pesquisa de cunho bibliográfico definiu como recorte temporal o período entre 2005 e 2020, tendo em vista o ano de criação da Prova Brasil e o ano de término da pesquisa. As buscas pelos estudos que compuseram esta pesquisa foram realizadas nas plataformas Electronic Library Online (Scielo) e no Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A análise dos resultados evidenciou que, embora a avaliação institucional seja um instrumento pouco utilizado nas escolas de Educação Básica, nos contextos educacionais em que ela foi inserida, evidenciou-se o fortalecimento da gestão democrática, bem como estimulou maior participação da comunidade escolar nos processos avaliativos. Todavia, a falta de uma cultura de autoavaliação ainda se apresenta como um dos principais desafios a serem perpassados frente a construção de processos avaliativos mais democráticos, em que todos os atores educacionais se responsabilizem pela qualidade do ensino, não cabendo somente a escola a responsabilidade pela qualidade da educação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8580
10.18224/educ.v24i1.8580
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8580
identifier_str_mv 10.18224/educ.v24i1.8580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8580/5356
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Mônica Piccione Gomes Rios, Luana Maurine Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Mônica Piccione Gomes Rios, Luana Maurine Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 28 páginas
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v24i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661743341568