ELEMENTOS S?CIO-HIST?RICOS DA APRENDIZAGEM EM CURSOS ON-LINE: CONVERG?NCIAS E COMPLEMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Danilo Garcia da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Alonso, Katia Morosov
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4250
Resumo: Resumo: O trabalho pretende compreender, na tríade sujeitos-ambiente-sujeitos, a maneira pela qual são entendidos os elementos mediação, interação e interatividade e se estão presentes nas trajetórias de estudo dos alunos em cursos on-line. Realizou-se pesquisa qualitativa numa abordagem multirreferencial, com foco nos professores, alunos e tutores de cursos de graduação on-line do sistema UAB-UFMT. Admite-se que os entendimentos sobre os elementos antes mencionados são incipientes quando da especificidade do trabalho on-line, o que faz redundar na criação de estratégias que subsidiem processos de formação mais ??presenciais? que suportem ações e práticas não limitadas, unicamente, num AVA. Palavras-chave: Moodle. Mediação. Interação. Interatividade. Trajetória de estudo.
id PUC_GO-4_c30676971180f17ed171ba5b5717bc5d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4250
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling ELEMENTOS S?CIO-HIST?RICOS DA APRENDIZAGEM EM CURSOS ON-LINE: CONVERG?NCIAS E COMPLEMENTOSResumo: O trabalho pretende compreender, na tríade sujeitos-ambiente-sujeitos, a maneira pela qual são entendidos os elementos mediação, interação e interatividade e se estão presentes nas trajetórias de estudo dos alunos em cursos on-line. Realizou-se pesquisa qualitativa numa abordagem multirreferencial, com foco nos professores, alunos e tutores de cursos de graduação on-line do sistema UAB-UFMT. Admite-se que os entendimentos sobre os elementos antes mencionados são incipientes quando da especificidade do trabalho on-line, o que faz redundar na criação de estratégias que subsidiem processos de formação mais ??presenciais? que suportem ações e práticas não limitadas, unicamente, num AVA. Palavras-chave: Moodle. Mediação. Interação. Interatividade. Trajetória de estudo.EDITORA DA PUC GOIÁSSilva, Danilo Garcia daAlonso, Katia Morosov2015-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/425010.18224/educ.v18i1.4250Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 24-441983-77711415-049210.18224/educ.v18i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4250/2442Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T11:54:52ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv ELEMENTOS S?CIO-HIST?RICOS DA APRENDIZAGEM EM CURSOS ON-LINE: CONVERG?NCIAS E COMPLEMENTOS
title ELEMENTOS S?CIO-HIST?RICOS DA APRENDIZAGEM EM CURSOS ON-LINE: CONVERG?NCIAS E COMPLEMENTOS
spellingShingle ELEMENTOS S?CIO-HIST?RICOS DA APRENDIZAGEM EM CURSOS ON-LINE: CONVERG?NCIAS E COMPLEMENTOS
Silva, Danilo Garcia da
title_short ELEMENTOS S?CIO-HIST?RICOS DA APRENDIZAGEM EM CURSOS ON-LINE: CONVERG?NCIAS E COMPLEMENTOS
title_full ELEMENTOS S?CIO-HIST?RICOS DA APRENDIZAGEM EM CURSOS ON-LINE: CONVERG?NCIAS E COMPLEMENTOS
title_fullStr ELEMENTOS S?CIO-HIST?RICOS DA APRENDIZAGEM EM CURSOS ON-LINE: CONVERG?NCIAS E COMPLEMENTOS
title_full_unstemmed ELEMENTOS S?CIO-HIST?RICOS DA APRENDIZAGEM EM CURSOS ON-LINE: CONVERG?NCIAS E COMPLEMENTOS
title_sort ELEMENTOS S?CIO-HIST?RICOS DA APRENDIZAGEM EM CURSOS ON-LINE: CONVERG?NCIAS E COMPLEMENTOS
author Silva, Danilo Garcia da
author_facet Silva, Danilo Garcia da
Alonso, Katia Morosov
author_role author
author2 Alonso, Katia Morosov
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Danilo Garcia da
Alonso, Katia Morosov
description Resumo: O trabalho pretende compreender, na tríade sujeitos-ambiente-sujeitos, a maneira pela qual são entendidos os elementos mediação, interação e interatividade e se estão presentes nas trajetórias de estudo dos alunos em cursos on-line. Realizou-se pesquisa qualitativa numa abordagem multirreferencial, com foco nos professores, alunos e tutores de cursos de graduação on-line do sistema UAB-UFMT. Admite-se que os entendimentos sobre os elementos antes mencionados são incipientes quando da especificidade do trabalho on-line, o que faz redundar na criação de estratégias que subsidiem processos de formação mais ??presenciais? que suportem ações e práticas não limitadas, unicamente, num AVA. Palavras-chave: Moodle. Mediação. Interação. Interatividade. Trajetória de estudo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4250
10.18224/educ.v18i1.4250
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4250
identifier_str_mv 10.18224/educ.v18i1.4250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4250/2442
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Educativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Educativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 24-44
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v18i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661782138880