ELEMENTOS S?CIO-HIST?RICOS DA APRENDIZAGEM EM CURSOS ON-LINE: CONVERG?NCIAS E COMPLEMENTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4250 |
Resumo: | Resumo: O trabalho pretende compreender, na tríade sujeitos-ambiente-sujeitos, a maneira pela qual são entendidos os elementos mediação, interação e interatividade e se estão presentes nas trajetórias de estudo dos alunos em cursos on-line. Realizou-se pesquisa qualitativa numa abordagem multirreferencial, com foco nos professores, alunos e tutores de cursos de graduação on-line do sistema UAB-UFMT. Admite-se que os entendimentos sobre os elementos antes mencionados são incipientes quando da especificidade do trabalho on-line, o que faz redundar na criação de estratégias que subsidiem processos de formação mais ??presenciais? que suportem ações e práticas não limitadas, unicamente, num AVA. Palavras-chave: Moodle. Mediação. Interação. Interatividade. Trajetória de estudo. |
id |
PUC_GO-4_c30676971180f17ed171ba5b5717bc5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4250 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
ELEMENTOS S?CIO-HIST?RICOS DA APRENDIZAGEM EM CURSOS ON-LINE: CONVERG?NCIAS E COMPLEMENTOSResumo: O trabalho pretende compreender, na tríade sujeitos-ambiente-sujeitos, a maneira pela qual são entendidos os elementos mediação, interação e interatividade e se estão presentes nas trajetórias de estudo dos alunos em cursos on-line. Realizou-se pesquisa qualitativa numa abordagem multirreferencial, com foco nos professores, alunos e tutores de cursos de graduação on-line do sistema UAB-UFMT. Admite-se que os entendimentos sobre os elementos antes mencionados são incipientes quando da especificidade do trabalho on-line, o que faz redundar na criação de estratégias que subsidiem processos de formação mais ??presenciais? que suportem ações e práticas não limitadas, unicamente, num AVA. Palavras-chave: Moodle. Mediação. Interação. Interatividade. Trajetória de estudo.EDITORA DA PUC GOIÁSSilva, Danilo Garcia daAlonso, Katia Morosov2015-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/425010.18224/educ.v18i1.4250Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 24-441983-77711415-049210.18224/educ.v18i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4250/2442Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T11:54:52ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
ELEMENTOS S?CIO-HIST?RICOS DA APRENDIZAGEM EM CURSOS ON-LINE: CONVERG?NCIAS E COMPLEMENTOS |
title |
ELEMENTOS S?CIO-HIST?RICOS DA APRENDIZAGEM EM CURSOS ON-LINE: CONVERG?NCIAS E COMPLEMENTOS |
spellingShingle |
ELEMENTOS S?CIO-HIST?RICOS DA APRENDIZAGEM EM CURSOS ON-LINE: CONVERG?NCIAS E COMPLEMENTOS Silva, Danilo Garcia da |
title_short |
ELEMENTOS S?CIO-HIST?RICOS DA APRENDIZAGEM EM CURSOS ON-LINE: CONVERG?NCIAS E COMPLEMENTOS |
title_full |
ELEMENTOS S?CIO-HIST?RICOS DA APRENDIZAGEM EM CURSOS ON-LINE: CONVERG?NCIAS E COMPLEMENTOS |
title_fullStr |
ELEMENTOS S?CIO-HIST?RICOS DA APRENDIZAGEM EM CURSOS ON-LINE: CONVERG?NCIAS E COMPLEMENTOS |
title_full_unstemmed |
ELEMENTOS S?CIO-HIST?RICOS DA APRENDIZAGEM EM CURSOS ON-LINE: CONVERG?NCIAS E COMPLEMENTOS |
title_sort |
ELEMENTOS S?CIO-HIST?RICOS DA APRENDIZAGEM EM CURSOS ON-LINE: CONVERG?NCIAS E COMPLEMENTOS |
author |
Silva, Danilo Garcia da |
author_facet |
Silva, Danilo Garcia da Alonso, Katia Morosov |
author_role |
author |
author2 |
Alonso, Katia Morosov |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Danilo Garcia da Alonso, Katia Morosov |
description |
Resumo: O trabalho pretende compreender, na tríade sujeitos-ambiente-sujeitos, a maneira pela qual são entendidos os elementos mediação, interação e interatividade e se estão presentes nas trajetórias de estudo dos alunos em cursos on-line. Realizou-se pesquisa qualitativa numa abordagem multirreferencial, com foco nos professores, alunos e tutores de cursos de graduação on-line do sistema UAB-UFMT. Admite-se que os entendimentos sobre os elementos antes mencionados são incipientes quando da especificidade do trabalho on-line, o que faz redundar na criação de estratégias que subsidiem processos de formação mais ??presenciais? que suportem ações e práticas não limitadas, unicamente, num AVA. Palavras-chave: Moodle. Mediação. Interação. Interatividade. Trajetória de estudo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4250 10.18224/educ.v18i1.4250 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4250 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v18i1.4250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4250/2442 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 24-44 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v18i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661782138880 |