DISSEMINAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO BRASIL: ENTREVISTA COM ANA LUIZA SMOLKA E MARTA KOHL DE OLIVEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Teresa Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Smolka, Ana Luiza Bustamante, Oliveira, Marta Kohl de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12444
Resumo: O texto apresenta o resultado da entrevista com duas pesquisadoras brasileiras, destacadas precursoras dos postulados da psicologia histórico-cultural no Brasil a partir dos anos 1980. Seus estudos, publicações, conferências e aulas tiveram (e ainda têm) um papel muito relevante na divulgação e aprofundamento das ideias de Vigotski e seus colaboradores, especialmente entre o público da educação. Elas também foram importantes formadoras da primeira geração de pesquisadores nacionais nessa orientação teórica. Além de gozarem de significativo prestígio nacional, são também muito respeitadas no cenário internacional, reconhecidas como grandes conhecedoras dessa escola de pensamento. Por meio de um olhar retrospectivo, as entrevistadas são convidadas a fazer um exercício metateórico, buscando reconstruir a gênese de seus interesses pela perspectiva histórico-cultural, as questões centrais que motivaram seus programas de pesquisa, as redes de contato e interlocuções que foram estabelecendo ao longo do tempo com pesquisadores do Brasil e de diversas partes do mundo. As pesquisadoras fazem, também, reflexões instigantes sobre as origens de algumas de suas publicações, sobretudo aquelas que acabaram se tornando obras clássicas, referências obrigatórias entre estudiosos e profissionais do campo educacional. Além de permitir que os leitores conheçam seus percursos individuais, seus depoimentos oferecem um registro histórico e, ao mesmo tempo, um balanço da disseminação, interpretação e desenvolvimento da psicologia histórico-cultural no Brasil ao longo dos últimos 40 anos em suas interfaces com a educação.
id PUC_GO-4_c5b06a52dada0f1f97c443ca90c1d735
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12444
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling DISSEMINAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO BRASIL: ENTREVISTA COM ANA LUIZA SMOLKA E MARTA KOHL DE OLIVEIRADisseminação da psicologia histórico-culturalDesenvolvimento humanoEducação.Disseminação da psicologia histórico culturalO texto apresenta o resultado da entrevista com duas pesquisadoras brasileiras, destacadas precursoras dos postulados da psicologia histórico-cultural no Brasil a partir dos anos 1980. Seus estudos, publicações, conferências e aulas tiveram (e ainda têm) um papel muito relevante na divulgação e aprofundamento das ideias de Vigotski e seus colaboradores, especialmente entre o público da educação. Elas também foram importantes formadoras da primeira geração de pesquisadores nacionais nessa orientação teórica. Além de gozarem de significativo prestígio nacional, são também muito respeitadas no cenário internacional, reconhecidas como grandes conhecedoras dessa escola de pensamento. Por meio de um olhar retrospectivo, as entrevistadas são convidadas a fazer um exercício metateórico, buscando reconstruir a gênese de seus interesses pela perspectiva histórico-cultural, as questões centrais que motivaram seus programas de pesquisa, as redes de contato e interlocuções que foram estabelecendo ao longo do tempo com pesquisadores do Brasil e de diversas partes do mundo. As pesquisadoras fazem, também, reflexões instigantes sobre as origens de algumas de suas publicações, sobretudo aquelas que acabaram se tornando obras clássicas, referências obrigatórias entre estudiosos e profissionais do campo educacional. Além de permitir que os leitores conheçam seus percursos individuais, seus depoimentos oferecem um registro histórico e, ao mesmo tempo, um balanço da disseminação, interpretação e desenvolvimento da psicologia histórico-cultural no Brasil ao longo dos últimos 40 anos em suas interfaces com a educação.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1244410.18224/educ.v25i1.12444Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 33 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 33 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 33 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 33 páginas1983-777110.18224/educ.v25i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12444/5728Copyright (c) 2022 Teresa Cristina Rego, Ana Luiza Bustamante Smolka, Marta Kohl de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessRego, Teresa CristinaSmolka, Ana Luiza BustamanteOliveira, Marta Kohl de2022-12-20T13:00:12Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12444Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-12-20T13:00:12Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv DISSEMINAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO BRASIL: ENTREVISTA COM ANA LUIZA SMOLKA E MARTA KOHL DE OLIVEIRA
title DISSEMINAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO BRASIL: ENTREVISTA COM ANA LUIZA SMOLKA E MARTA KOHL DE OLIVEIRA
spellingShingle DISSEMINAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO BRASIL: ENTREVISTA COM ANA LUIZA SMOLKA E MARTA KOHL DE OLIVEIRA
Rego, Teresa Cristina
Disseminação da psicologia histórico-cultural
Desenvolvimento humano
Educação.
Disseminação da psicologia histórico cultural
title_short DISSEMINAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO BRASIL: ENTREVISTA COM ANA LUIZA SMOLKA E MARTA KOHL DE OLIVEIRA
title_full DISSEMINAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO BRASIL: ENTREVISTA COM ANA LUIZA SMOLKA E MARTA KOHL DE OLIVEIRA
title_fullStr DISSEMINAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO BRASIL: ENTREVISTA COM ANA LUIZA SMOLKA E MARTA KOHL DE OLIVEIRA
title_full_unstemmed DISSEMINAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO BRASIL: ENTREVISTA COM ANA LUIZA SMOLKA E MARTA KOHL DE OLIVEIRA
title_sort DISSEMINAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO BRASIL: ENTREVISTA COM ANA LUIZA SMOLKA E MARTA KOHL DE OLIVEIRA
author Rego, Teresa Cristina
author_facet Rego, Teresa Cristina
Smolka, Ana Luiza Bustamante
Oliveira, Marta Kohl de
author_role author
author2 Smolka, Ana Luiza Bustamante
Oliveira, Marta Kohl de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego, Teresa Cristina
Smolka, Ana Luiza Bustamante
Oliveira, Marta Kohl de
dc.subject.por.fl_str_mv Disseminação da psicologia histórico-cultural
Desenvolvimento humano
Educação.
Disseminação da psicologia histórico cultural
topic Disseminação da psicologia histórico-cultural
Desenvolvimento humano
Educação.
Disseminação da psicologia histórico cultural
description O texto apresenta o resultado da entrevista com duas pesquisadoras brasileiras, destacadas precursoras dos postulados da psicologia histórico-cultural no Brasil a partir dos anos 1980. Seus estudos, publicações, conferências e aulas tiveram (e ainda têm) um papel muito relevante na divulgação e aprofundamento das ideias de Vigotski e seus colaboradores, especialmente entre o público da educação. Elas também foram importantes formadoras da primeira geração de pesquisadores nacionais nessa orientação teórica. Além de gozarem de significativo prestígio nacional, são também muito respeitadas no cenário internacional, reconhecidas como grandes conhecedoras dessa escola de pensamento. Por meio de um olhar retrospectivo, as entrevistadas são convidadas a fazer um exercício metateórico, buscando reconstruir a gênese de seus interesses pela perspectiva histórico-cultural, as questões centrais que motivaram seus programas de pesquisa, as redes de contato e interlocuções que foram estabelecendo ao longo do tempo com pesquisadores do Brasil e de diversas partes do mundo. As pesquisadoras fazem, também, reflexões instigantes sobre as origens de algumas de suas publicações, sobretudo aquelas que acabaram se tornando obras clássicas, referências obrigatórias entre estudiosos e profissionais do campo educacional. Além de permitir que os leitores conheçam seus percursos individuais, seus depoimentos oferecem um registro histórico e, ao mesmo tempo, um balanço da disseminação, interpretação e desenvolvimento da psicologia histórico-cultural no Brasil ao longo dos últimos 40 anos em suas interfaces com a educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12444
10.18224/educ.v25i1.12444
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12444
identifier_str_mv 10.18224/educ.v25i1.12444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12444/5728
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Teresa Cristina Rego, Ana Luiza Bustamante Smolka, Marta Kohl de Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Teresa Cristina Rego, Ana Luiza Bustamante Smolka, Marta Kohl de Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 33 páginas
Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 33 páginas
Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 33 páginas
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 33 páginas
1983-7771
10.18224/educ.v25i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||educativa@pucgoias.edu.br
_version_ 1798319659847516160