DISSEMINAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO BRASIL: ENTREVISTA COM ANA LUIZA SMOLKA E MARTA KOHL DE OLIVEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12444 |
Resumo: | O texto apresenta o resultado da entrevista com duas pesquisadoras brasileiras, destacadas precursoras dos postulados da psicologia histórico-cultural no Brasil a partir dos anos 1980. Seus estudos, publicações, conferências e aulas tiveram (e ainda têm) um papel muito relevante na divulgação e aprofundamento das ideias de Vigotski e seus colaboradores, especialmente entre o público da educação. Elas também foram importantes formadoras da primeira geração de pesquisadores nacionais nessa orientação teórica. Além de gozarem de significativo prestígio nacional, são também muito respeitadas no cenário internacional, reconhecidas como grandes conhecedoras dessa escola de pensamento. Por meio de um olhar retrospectivo, as entrevistadas são convidadas a fazer um exercício metateórico, buscando reconstruir a gênese de seus interesses pela perspectiva histórico-cultural, as questões centrais que motivaram seus programas de pesquisa, as redes de contato e interlocuções que foram estabelecendo ao longo do tempo com pesquisadores do Brasil e de diversas partes do mundo. As pesquisadoras fazem, também, reflexões instigantes sobre as origens de algumas de suas publicações, sobretudo aquelas que acabaram se tornando obras clássicas, referências obrigatórias entre estudiosos e profissionais do campo educacional. Além de permitir que os leitores conheçam seus percursos individuais, seus depoimentos oferecem um registro histórico e, ao mesmo tempo, um balanço da disseminação, interpretação e desenvolvimento da psicologia histórico-cultural no Brasil ao longo dos últimos 40 anos em suas interfaces com a educação. |
id |
PUC_GO-4_c5b06a52dada0f1f97c443ca90c1d735 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12444 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
DISSEMINAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO BRASIL: ENTREVISTA COM ANA LUIZA SMOLKA E MARTA KOHL DE OLIVEIRADisseminação da psicologia histórico-culturalDesenvolvimento humanoEducação.Disseminação da psicologia histórico culturalO texto apresenta o resultado da entrevista com duas pesquisadoras brasileiras, destacadas precursoras dos postulados da psicologia histórico-cultural no Brasil a partir dos anos 1980. Seus estudos, publicações, conferências e aulas tiveram (e ainda têm) um papel muito relevante na divulgação e aprofundamento das ideias de Vigotski e seus colaboradores, especialmente entre o público da educação. Elas também foram importantes formadoras da primeira geração de pesquisadores nacionais nessa orientação teórica. Além de gozarem de significativo prestígio nacional, são também muito respeitadas no cenário internacional, reconhecidas como grandes conhecedoras dessa escola de pensamento. Por meio de um olhar retrospectivo, as entrevistadas são convidadas a fazer um exercício metateórico, buscando reconstruir a gênese de seus interesses pela perspectiva histórico-cultural, as questões centrais que motivaram seus programas de pesquisa, as redes de contato e interlocuções que foram estabelecendo ao longo do tempo com pesquisadores do Brasil e de diversas partes do mundo. As pesquisadoras fazem, também, reflexões instigantes sobre as origens de algumas de suas publicações, sobretudo aquelas que acabaram se tornando obras clássicas, referências obrigatórias entre estudiosos e profissionais do campo educacional. Além de permitir que os leitores conheçam seus percursos individuais, seus depoimentos oferecem um registro histórico e, ao mesmo tempo, um balanço da disseminação, interpretação e desenvolvimento da psicologia histórico-cultural no Brasil ao longo dos últimos 40 anos em suas interfaces com a educação.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1244410.18224/educ.v25i1.12444Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 33 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 33 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 33 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 33 páginas1983-777110.18224/educ.v25i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12444/5728Copyright (c) 2022 Teresa Cristina Rego, Ana Luiza Bustamante Smolka, Marta Kohl de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessRego, Teresa CristinaSmolka, Ana Luiza BustamanteOliveira, Marta Kohl de2022-12-20T13:00:12Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12444Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-12-20T13:00:12Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISSEMINAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO BRASIL: ENTREVISTA COM ANA LUIZA SMOLKA E MARTA KOHL DE OLIVEIRA |
title |
DISSEMINAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO BRASIL: ENTREVISTA COM ANA LUIZA SMOLKA E MARTA KOHL DE OLIVEIRA |
spellingShingle |
DISSEMINAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO BRASIL: ENTREVISTA COM ANA LUIZA SMOLKA E MARTA KOHL DE OLIVEIRA Rego, Teresa Cristina Disseminação da psicologia histórico-cultural Desenvolvimento humano Educação. Disseminação da psicologia histórico cultural |
title_short |
DISSEMINAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO BRASIL: ENTREVISTA COM ANA LUIZA SMOLKA E MARTA KOHL DE OLIVEIRA |
title_full |
DISSEMINAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO BRASIL: ENTREVISTA COM ANA LUIZA SMOLKA E MARTA KOHL DE OLIVEIRA |
title_fullStr |
DISSEMINAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO BRASIL: ENTREVISTA COM ANA LUIZA SMOLKA E MARTA KOHL DE OLIVEIRA |
title_full_unstemmed |
DISSEMINAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO BRASIL: ENTREVISTA COM ANA LUIZA SMOLKA E MARTA KOHL DE OLIVEIRA |
title_sort |
DISSEMINAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO BRASIL: ENTREVISTA COM ANA LUIZA SMOLKA E MARTA KOHL DE OLIVEIRA |
author |
Rego, Teresa Cristina |
author_facet |
Rego, Teresa Cristina Smolka, Ana Luiza Bustamante Oliveira, Marta Kohl de |
author_role |
author |
author2 |
Smolka, Ana Luiza Bustamante Oliveira, Marta Kohl de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rego, Teresa Cristina Smolka, Ana Luiza Bustamante Oliveira, Marta Kohl de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disseminação da psicologia histórico-cultural Desenvolvimento humano Educação. Disseminação da psicologia histórico cultural |
topic |
Disseminação da psicologia histórico-cultural Desenvolvimento humano Educação. Disseminação da psicologia histórico cultural |
description |
O texto apresenta o resultado da entrevista com duas pesquisadoras brasileiras, destacadas precursoras dos postulados da psicologia histórico-cultural no Brasil a partir dos anos 1980. Seus estudos, publicações, conferências e aulas tiveram (e ainda têm) um papel muito relevante na divulgação e aprofundamento das ideias de Vigotski e seus colaboradores, especialmente entre o público da educação. Elas também foram importantes formadoras da primeira geração de pesquisadores nacionais nessa orientação teórica. Além de gozarem de significativo prestígio nacional, são também muito respeitadas no cenário internacional, reconhecidas como grandes conhecedoras dessa escola de pensamento. Por meio de um olhar retrospectivo, as entrevistadas são convidadas a fazer um exercício metateórico, buscando reconstruir a gênese de seus interesses pela perspectiva histórico-cultural, as questões centrais que motivaram seus programas de pesquisa, as redes de contato e interlocuções que foram estabelecendo ao longo do tempo com pesquisadores do Brasil e de diversas partes do mundo. As pesquisadoras fazem, também, reflexões instigantes sobre as origens de algumas de suas publicações, sobretudo aquelas que acabaram se tornando obras clássicas, referências obrigatórias entre estudiosos e profissionais do campo educacional. Além de permitir que os leitores conheçam seus percursos individuais, seus depoimentos oferecem um registro histórico e, ao mesmo tempo, um balanço da disseminação, interpretação e desenvolvimento da psicologia histórico-cultural no Brasil ao longo dos últimos 40 anos em suas interfaces com a educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12444 10.18224/educ.v25i1.12444 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12444 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v25i1.12444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12444/5728 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Teresa Cristina Rego, Ana Luiza Bustamante Smolka, Marta Kohl de Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Teresa Cristina Rego, Ana Luiza Bustamante Smolka, Marta Kohl de Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 33 páginas Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 33 páginas Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 33 páginas Revista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 33 páginas 1983-7771 10.18224/educ.v25i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educativa@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1798319659847516160 |