Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola Primária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6655 |
Resumo: | Em um estudo recente que investigou as características das técnicas de ensino aplicadas ao ensino de ciências humanas em alunos do ensino fundamental, foram levantadas questões sobre o lugar e o papel dos materiais de ensino na prática de ensino utilizada pelos futuros professores durante o estágio. Quais são os materiais de ensino preferidos usados? Como esses materiais são usados? Por que esses materiais são escolhidos? Os dados de entrevistas semiestruturadas e observações diretas em sala de aula indicam que os futuros professores recorrem principalmente a livros didáticos, que são usados tanto para apoiar o planejamento do estágio de ensino, como para fornecer aos futuros professores uma fonte de informação e uma fonte de apoio visual durante as aulas. Os futuros professores também recorrem aos livros de atividades dos alunos e aos registros dos trabalhos que eles desenvolvem para orientar os exercícios para o aprendizado dos alunos. Além disso, esses materiais são escolhidos principalmente por causa de seu potencial de motivar e despertar o interesse dos alunos e, para esse fim, foram considerados satisfatórios. |
id |
PUC_GO-4_cf3a592594e47f626042174838b4f48b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6655 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola PrimáriaEducaçãociências humanas e sociais, material didático, futuros professoresdidática das ciências sociaisEm um estudo recente que investigou as características das técnicas de ensino aplicadas ao ensino de ciências humanas em alunos do ensino fundamental, foram levantadas questões sobre o lugar e o papel dos materiais de ensino na prática de ensino utilizada pelos futuros professores durante o estágio. Quais são os materiais de ensino preferidos usados? Como esses materiais são usados? Por que esses materiais são escolhidos? Os dados de entrevistas semiestruturadas e observações diretas em sala de aula indicam que os futuros professores recorrem principalmente a livros didáticos, que são usados tanto para apoiar o planejamento do estágio de ensino, como para fornecer aos futuros professores uma fonte de informação e uma fonte de apoio visual durante as aulas. Os futuros professores também recorrem aos livros de atividades dos alunos e aos registros dos trabalhos que eles desenvolvem para orientar os exercícios para o aprendizado dos alunos. Além disso, esses materiais são escolhidos principalmente por causa de seu potencial de motivar e despertar o interesse dos alunos e, para esse fim, foram considerados satisfatórios.EDITORA DA PUC GOIÁSAraújo-Oliveira, Anderson2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/665510.18224/educ.v22i1.6655Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e66551983-77711415-049210.18224/educ.v22i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6655/4497Direitos autorais 2020 Anderson Araújo-Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6655Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:47.011Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola Primária |
title |
Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola Primária |
spellingShingle |
Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola Primária Araújo-Oliveira, Anderson Educação ciências humanas e sociais, material didático, futuros professores didática das ciências sociais |
title_short |
Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola Primária |
title_full |
Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola Primária |
title_fullStr |
Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola Primária |
title_full_unstemmed |
Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola Primária |
title_sort |
Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola Primária |
author |
Araújo-Oliveira, Anderson |
author_facet |
Araújo-Oliveira, Anderson |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo-Oliveira, Anderson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ciências humanas e sociais, material didático, futuros professores didática das ciências sociais |
topic |
Educação ciências humanas e sociais, material didático, futuros professores didática das ciências sociais |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Em um estudo recente que investigou as características das técnicas de ensino aplicadas ao ensino de ciências humanas em alunos do ensino fundamental, foram levantadas questões sobre o lugar e o papel dos materiais de ensino na prática de ensino utilizada pelos futuros professores durante o estágio. Quais são os materiais de ensino preferidos usados? Como esses materiais são usados? Por que esses materiais são escolhidos? Os dados de entrevistas semiestruturadas e observações diretas em sala de aula indicam que os futuros professores recorrem principalmente a livros didáticos, que são usados tanto para apoiar o planejamento do estágio de ensino, como para fornecer aos futuros professores uma fonte de informação e uma fonte de apoio visual durante as aulas. Os futuros professores também recorrem aos livros de atividades dos alunos e aos registros dos trabalhos que eles desenvolvem para orientar os exercícios para o aprendizado dos alunos. Além disso, esses materiais são escolhidos principalmente por causa de seu potencial de motivar e despertar o interesse dos alunos e, para esse fim, foram considerados satisfatórios. |
description |
Em um estudo recente que investigou as características das técnicas de ensino aplicadas ao ensino de ciências humanas em alunos do ensino fundamental, foram levantadas questões sobre o lugar e o papel dos materiais de ensino na prática de ensino utilizada pelos futuros professores durante o estágio. Quais são os materiais de ensino preferidos usados? Como esses materiais são usados? Por que esses materiais são escolhidos? Os dados de entrevistas semiestruturadas e observações diretas em sala de aula indicam que os futuros professores recorrem principalmente a livros didáticos, que são usados tanto para apoiar o planejamento do estágio de ensino, como para fornecer aos futuros professores uma fonte de informação e uma fonte de apoio visual durante as aulas. Os futuros professores também recorrem aos livros de atividades dos alunos e aos registros dos trabalhos que eles desenvolvem para orientar os exercícios para o aprendizado dos alunos. Além disso, esses materiais são escolhidos principalmente por causa de seu potencial de motivar e despertar o interesse dos alunos e, para esse fim, foram considerados satisfatórios. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6655 10.18224/educ.v22i1.6655 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6655 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v22i1.6655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6655/4497 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Anderson Araújo-Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Anderson Araújo-Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e6655 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v22i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341973978447872 |