Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola Primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo-Oliveira, Anderson
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6655
Resumo: Em um estudo recente que investigou as características das técnicas de ensino aplicadas ao ensino de ciências humanas em alunos do ensino fundamental, foram levantadas questões sobre o lugar e o papel dos materiais de ensino na prática de ensino utilizada pelos futuros professores durante o estágio. Quais são os materiais de ensino preferidos usados? Como esses materiais são usados? Por que esses materiais são escolhidos? Os dados de entrevistas semiestruturadas e observações diretas em sala de aula indicam que os futuros professores recorrem principalmente a livros didáticos, que são usados tanto para apoiar o planejamento do estágio de ensino, como para fornecer aos futuros professores uma fonte de informação e uma fonte de apoio visual durante as aulas. Os futuros professores também recorrem aos livros de atividades dos alunos e aos registros dos trabalhos que eles desenvolvem para orientar os exercícios para o aprendizado dos alunos. Além disso, esses materiais são escolhidos principalmente por causa de seu potencial de motivar e despertar o interesse dos alunos e, para esse fim, foram considerados satisfatórios.
id PUC_GO-4_cf3a592594e47f626042174838b4f48b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6655
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola PrimáriaEducaçãociências humanas e sociais, material didático, futuros professoresdidática das ciências sociaisEm um estudo recente que investigou as características das técnicas de ensino aplicadas ao ensino de ciências humanas em alunos do ensino fundamental, foram levantadas questões sobre o lugar e o papel dos materiais de ensino na prática de ensino utilizada pelos futuros professores durante o estágio. Quais são os materiais de ensino preferidos usados? Como esses materiais são usados? Por que esses materiais são escolhidos? Os dados de entrevistas semiestruturadas e observações diretas em sala de aula indicam que os futuros professores recorrem principalmente a livros didáticos, que são usados tanto para apoiar o planejamento do estágio de ensino, como para fornecer aos futuros professores uma fonte de informação e uma fonte de apoio visual durante as aulas. Os futuros professores também recorrem aos livros de atividades dos alunos e aos registros dos trabalhos que eles desenvolvem para orientar os exercícios para o aprendizado dos alunos. Além disso, esses materiais são escolhidos principalmente por causa de seu potencial de motivar e despertar o interesse dos alunos e, para esse fim, foram considerados satisfatórios.EDITORA DA PUC GOIÁSAraújo-Oliveira, Anderson2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/665510.18224/educ.v22i1.6655Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e66551983-77711415-049210.18224/educ.v22i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6655/4497Direitos autorais 2020 Anderson Araújo-Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6655Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:47.011Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola Primária
title Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola Primária
spellingShingle Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola Primária
Araújo-Oliveira, Anderson
Educação
ciências humanas e sociais, material didático, futuros professores
didática das ciências sociais
title_short Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola Primária
title_full Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola Primária
title_fullStr Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola Primária
title_full_unstemmed Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola Primária
title_sort Utilização de Materiais Didáticos Para Ensinar Ciências Humanas na Escola Primária
author Araújo-Oliveira, Anderson
author_facet Araújo-Oliveira, Anderson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo-Oliveira, Anderson
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
ciências humanas e sociais, material didático, futuros professores
didática das ciências sociais
topic Educação
ciências humanas e sociais, material didático, futuros professores
didática das ciências sociais
dc.description.none.fl_txt_mv Em um estudo recente que investigou as características das técnicas de ensino aplicadas ao ensino de ciências humanas em alunos do ensino fundamental, foram levantadas questões sobre o lugar e o papel dos materiais de ensino na prática de ensino utilizada pelos futuros professores durante o estágio. Quais são os materiais de ensino preferidos usados? Como esses materiais são usados? Por que esses materiais são escolhidos? Os dados de entrevistas semiestruturadas e observações diretas em sala de aula indicam que os futuros professores recorrem principalmente a livros didáticos, que são usados tanto para apoiar o planejamento do estágio de ensino, como para fornecer aos futuros professores uma fonte de informação e uma fonte de apoio visual durante as aulas. Os futuros professores também recorrem aos livros de atividades dos alunos e aos registros dos trabalhos que eles desenvolvem para orientar os exercícios para o aprendizado dos alunos. Além disso, esses materiais são escolhidos principalmente por causa de seu potencial de motivar e despertar o interesse dos alunos e, para esse fim, foram considerados satisfatórios.
description Em um estudo recente que investigou as características das técnicas de ensino aplicadas ao ensino de ciências humanas em alunos do ensino fundamental, foram levantadas questões sobre o lugar e o papel dos materiais de ensino na prática de ensino utilizada pelos futuros professores durante o estágio. Quais são os materiais de ensino preferidos usados? Como esses materiais são usados? Por que esses materiais são escolhidos? Os dados de entrevistas semiestruturadas e observações diretas em sala de aula indicam que os futuros professores recorrem principalmente a livros didáticos, que são usados tanto para apoiar o planejamento do estágio de ensino, como para fornecer aos futuros professores uma fonte de informação e uma fonte de apoio visual durante as aulas. Os futuros professores também recorrem aos livros de atividades dos alunos e aos registros dos trabalhos que eles desenvolvem para orientar os exercícios para o aprendizado dos alunos. Além disso, esses materiais são escolhidos principalmente por causa de seu potencial de motivar e despertar o interesse dos alunos e, para esse fim, foram considerados satisfatórios.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6655
10.18224/educ.v22i1.6655
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6655
identifier_str_mv 10.18224/educ.v22i1.6655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6655/4497
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Anderson Araújo-Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Anderson Araújo-Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e6655
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v22i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341973978447872