Pensando o Trabalho Educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coêlho, Ildeu Moreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1967
Resumo: Resumo: este artigo discute concepções e práticas de educação, seus pressupostos e implicações, a relação entre educação, escola e sociedade; educação, classe social e ideologia, e o caráter político das ideias e práticas pedagógicas, do trabalho educativo de ensinar e formar. E o faz lembrando que, ao buscar a via da crítica e da transformação social, o educador confere um sentido novo, quem sabe revolucionário, a sua práxis; não separa as ideias e as práticas pedagógicas do sentido e da finalidade da existência coletiva, da vida em comum, nem da busca da igualdade e da justiça. Palavras-chave: psicologia, educação e sociedade, escola, classe social e ideologia, caráter político do trabalho educativo
id PUC_GO-4_d70c138a07f9ea4d34d1d92c9d8d76bd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1967
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling Pensando o Trabalho EducativoResumo: este artigo discute concepções e práticas de educação, seus pressupostos e implicações, a relação entre educação, escola e sociedade; educação, classe social e ideologia, e o caráter político das ideias e práticas pedagógicas, do trabalho educativo de ensinar e formar. E o faz lembrando que, ao buscar a via da crítica e da transformação social, o educador confere um sentido novo, quem sabe revolucionário, a sua práxis; não separa as ideias e as práticas pedagógicas do sentido e da finalidade da existência coletiva, da vida em comum, nem da busca da igualdade e da justiça. Palavras-chave: psicologia, educação e sociedade, escola, classe social e ideologia, caráter político do trabalho educativoEDITORA DA PUC GOIÁS2012-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/196710.18224/educ.v14i2.1967Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 2 (2011); 313-3261983-77711415-049210.18224/educ.v14i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1967/1230Coêlho, Ildeu Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-23T14:53:47ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Pensando o Trabalho Educativo
title Pensando o Trabalho Educativo
spellingShingle Pensando o Trabalho Educativo
Coêlho, Ildeu Moreira
title_short Pensando o Trabalho Educativo
title_full Pensando o Trabalho Educativo
title_fullStr Pensando o Trabalho Educativo
title_full_unstemmed Pensando o Trabalho Educativo
title_sort Pensando o Trabalho Educativo
author Coêlho, Ildeu Moreira
author_facet Coêlho, Ildeu Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coêlho, Ildeu Moreira
description Resumo: este artigo discute concepções e práticas de educação, seus pressupostos e implicações, a relação entre educação, escola e sociedade; educação, classe social e ideologia, e o caráter político das ideias e práticas pedagógicas, do trabalho educativo de ensinar e formar. E o faz lembrando que, ao buscar a via da crítica e da transformação social, o educador confere um sentido novo, quem sabe revolucionário, a sua práxis; não separa as ideias e as práticas pedagógicas do sentido e da finalidade da existência coletiva, da vida em comum, nem da busca da igualdade e da justiça. Palavras-chave: psicologia, educação e sociedade, escola, classe social e ideologia, caráter político do trabalho educativo
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1967
10.18224/educ.v14i2.1967
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1967
identifier_str_mv 10.18224/educ.v14i2.1967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1967/1230
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 2 (2011); 313-326
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v14i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661423525888