Pensando o Trabalho Educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1967 |
Resumo: | Resumo: este artigo discute concepções e práticas de educação, seus pressupostos e implicações, a relação entre educação, escola e sociedade; educação, classe social e ideologia, e o caráter político das ideias e práticas pedagógicas, do trabalho educativo de ensinar e formar. E o faz lembrando que, ao buscar a via da crítica e da transformação social, o educador confere um sentido novo, quem sabe revolucionário, a sua práxis; não separa as ideias e as práticas pedagógicas do sentido e da finalidade da existência coletiva, da vida em comum, nem da busca da igualdade e da justiça. Palavras-chave: psicologia, educação e sociedade, escola, classe social e ideologia, caráter político do trabalho educativo |
id |
PUC_GO-4_d70c138a07f9ea4d34d1d92c9d8d76bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1967 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensando o Trabalho EducativoResumo: este artigo discute concepções e práticas de educação, seus pressupostos e implicações, a relação entre educação, escola e sociedade; educação, classe social e ideologia, e o caráter político das ideias e práticas pedagógicas, do trabalho educativo de ensinar e formar. E o faz lembrando que, ao buscar a via da crítica e da transformação social, o educador confere um sentido novo, quem sabe revolucionário, a sua práxis; não separa as ideias e as práticas pedagógicas do sentido e da finalidade da existência coletiva, da vida em comum, nem da busca da igualdade e da justiça. Palavras-chave: psicologia, educação e sociedade, escola, classe social e ideologia, caráter político do trabalho educativoEDITORA DA PUC GOIÁS2012-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/196710.18224/educ.v14i2.1967Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 2 (2011); 313-3261983-77711415-049210.18224/educ.v14i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1967/1230Coêlho, Ildeu Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-23T14:53:47ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensando o Trabalho Educativo |
title |
Pensando o Trabalho Educativo |
spellingShingle |
Pensando o Trabalho Educativo Coêlho, Ildeu Moreira |
title_short |
Pensando o Trabalho Educativo |
title_full |
Pensando o Trabalho Educativo |
title_fullStr |
Pensando o Trabalho Educativo |
title_full_unstemmed |
Pensando o Trabalho Educativo |
title_sort |
Pensando o Trabalho Educativo |
author |
Coêlho, Ildeu Moreira |
author_facet |
Coêlho, Ildeu Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coêlho, Ildeu Moreira |
description |
Resumo: este artigo discute concepções e práticas de educação, seus pressupostos e implicações, a relação entre educação, escola e sociedade; educação, classe social e ideologia, e o caráter político das ideias e práticas pedagógicas, do trabalho educativo de ensinar e formar. E o faz lembrando que, ao buscar a via da crítica e da transformação social, o educador confere um sentido novo, quem sabe revolucionário, a sua práxis; não separa as ideias e as práticas pedagógicas do sentido e da finalidade da existência coletiva, da vida em comum, nem da busca da igualdade e da justiça. Palavras-chave: psicologia, educação e sociedade, escola, classe social e ideologia, caráter político do trabalho educativo |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1967 10.18224/educ.v14i2.1967 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1967 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v14i2.1967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1967/1230 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 2 (2011); 313-326 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v14i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661423525888 |