Participação e Acção Pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3086 |
Resumo: | Resumo: este texto parte do pressuposto de que a forma como se organizam as dinâmicas sociais entre adultos e crianças, nomeadamente nos contextos educativos, não é isenta de marcas de invisibilidade e exclusão, no que diz respeito ao protagonismo das últimas nos processos educativos. Pretendemos discutir de que forma as crianças se apresentam, em muitos contextos, como um grupo geracional discriminado no que diz respeito ao seu direito a assumir uma efectiva participação no processo educativo, tentando demonstrar que este estatuto é, ainda, alimentado por um conjunto de pressupostos associados à ideia da incapacidade e incompetência, associadatacitamente ao sujeito criança, influenciando as relações e dinâmicas com as crianças. Apresentamos neste texto a defesa de uma acção pedagógica participativa e baseada nos direitos da criança, sobretudo a partir dos seus direitos de participação, para questionar tais pressupostos e práticas excludentes face ao grupo social da infância. São estes os caminhos para a construção de dinâmicas sociais ativas, mais críticas e emancipatórias e promotoras de práticas sociais fundamentais numa sociedade livre, pacífica, equitativa e democrática. Palavras-chave: Infância. Direitos da Criança. Pedagogia da Participação. |
id |
PUC_GO-4_dd03d05a78eba694a00cb65f8c3beb7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3086 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Participação e Acção Pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das criançasResumo: este texto parte do pressuposto de que a forma como se organizam as dinâmicas sociais entre adultos e crianças, nomeadamente nos contextos educativos, não é isenta de marcas de invisibilidade e exclusão, no que diz respeito ao protagonismo das últimas nos processos educativos. Pretendemos discutir de que forma as crianças se apresentam, em muitos contextos, como um grupo geracional discriminado no que diz respeito ao seu direito a assumir uma efectiva participação no processo educativo, tentando demonstrar que este estatuto é, ainda, alimentado por um conjunto de pressupostos associados à ideia da incapacidade e incompetência, associadatacitamente ao sujeito criança, influenciando as relações e dinâmicas com as crianças. Apresentamos neste texto a defesa de uma acção pedagógica participativa e baseada nos direitos da criança, sobretudo a partir dos seus direitos de participação, para questionar tais pressupostos e práticas excludentes face ao grupo social da infância. São estes os caminhos para a construção de dinâmicas sociais ativas, mais críticas e emancipatórias e promotoras de práticas sociais fundamentais numa sociedade livre, pacífica, equitativa e democrática. Palavras-chave: Infância. Direitos da Criança. Pedagogia da Participação.EDITORA DA PUC GOIÁS2014-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/308610.18224/educ.v16i2.3086Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 2 (2013); 201-2161983-77711415-049210.18224/educ.v16i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3086/1875Tomás, CatarinaFernandes, Natáliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-13T12:34:04ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação e Acção Pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das crianças |
title |
Participação e Acção Pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das crianças |
spellingShingle |
Participação e Acção Pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das crianças Tomás, Catarina |
title_short |
Participação e Acção Pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das crianças |
title_full |
Participação e Acção Pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das crianças |
title_fullStr |
Participação e Acção Pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das crianças |
title_full_unstemmed |
Participação e Acção Pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das crianças |
title_sort |
Participação e Acção Pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das crianças |
author |
Tomás, Catarina |
author_facet |
Tomás, Catarina Fernandes, Natália |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Natália |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomás, Catarina Fernandes, Natália |
description |
Resumo: este texto parte do pressuposto de que a forma como se organizam as dinâmicas sociais entre adultos e crianças, nomeadamente nos contextos educativos, não é isenta de marcas de invisibilidade e exclusão, no que diz respeito ao protagonismo das últimas nos processos educativos. Pretendemos discutir de que forma as crianças se apresentam, em muitos contextos, como um grupo geracional discriminado no que diz respeito ao seu direito a assumir uma efectiva participação no processo educativo, tentando demonstrar que este estatuto é, ainda, alimentado por um conjunto de pressupostos associados à ideia da incapacidade e incompetência, associadatacitamente ao sujeito criança, influenciando as relações e dinâmicas com as crianças. Apresentamos neste texto a defesa de uma acção pedagógica participativa e baseada nos direitos da criança, sobretudo a partir dos seus direitos de participação, para questionar tais pressupostos e práticas excludentes face ao grupo social da infância. São estes os caminhos para a construção de dinâmicas sociais ativas, mais críticas e emancipatórias e promotoras de práticas sociais fundamentais numa sociedade livre, pacífica, equitativa e democrática. Palavras-chave: Infância. Direitos da Criança. Pedagogia da Participação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3086 10.18224/educ.v16i2.3086 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3086 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v16i2.3086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3086/1875 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 2 (2013); 201-216 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v16i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661829324801 |