Percepções Sobre a Educação Diferenciada em uma Sociedade Indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gilmar Matta da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1616
Resumo: Resumo: O presente texto aborda a partir da percepção tanto de professores não índios quanto dos indígenas a viabilidade e dificuldade de se concretizar uma proposta de educação diferenciada e bilíngüe para sociedades tradicionais. Tal proposta, considerando suas experiências próprias de educação associadas ao conhecimento da sociedade não indígena, por um lado torna mais atraente a aplicação das disciplinas entre os indígenas e por outro lado resolveria a carência de uma formação escolar, no sentido dos índios se apropriarem dos códigos dos brancos para reivindicar seus direitos frente ao Estado brasileiro. Palavras-chave: Aikewára, Escola Moroneikó, Percepções, Educação Diferenciada.
id PUC_GO-4_e67092435fb8e263b910915d8dc4e267
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1616
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling Percepções Sobre a Educação Diferenciada em uma Sociedade IndígenaResumo: O presente texto aborda a partir da percepção tanto de professores não índios quanto dos indígenas a viabilidade e dificuldade de se concretizar uma proposta de educação diferenciada e bilíngüe para sociedades tradicionais. Tal proposta, considerando suas experiências próprias de educação associadas ao conhecimento da sociedade não indígena, por um lado torna mais atraente a aplicação das disciplinas entre os indígenas e por outro lado resolveria a carência de uma formação escolar, no sentido dos índios se apropriarem dos códigos dos brancos para reivindicar seus direitos frente ao Estado brasileiro. Palavras-chave: Aikewára, Escola Moroneikó, Percepções, Educação Diferenciada.EDITORA DA PUC GOIÁS2011-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/161610.18224/educ.v14i1.1616Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 1 (2011); 59 a 681983-77711415-049210.18224/educ.v14i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1616/1018Silva, Gilmar Matta dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1616Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:56.785Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções Sobre a Educação Diferenciada em uma Sociedade Indígena
title Percepções Sobre a Educação Diferenciada em uma Sociedade Indígena
spellingShingle Percepções Sobre a Educação Diferenciada em uma Sociedade Indígena
Silva, Gilmar Matta da
title_short Percepções Sobre a Educação Diferenciada em uma Sociedade Indígena
title_full Percepções Sobre a Educação Diferenciada em uma Sociedade Indígena
title_fullStr Percepções Sobre a Educação Diferenciada em uma Sociedade Indígena
title_full_unstemmed Percepções Sobre a Educação Diferenciada em uma Sociedade Indígena
title_sort Percepções Sobre a Educação Diferenciada em uma Sociedade Indígena
author Silva, Gilmar Matta da
author_facet Silva, Gilmar Matta da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gilmar Matta da
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: O presente texto aborda a partir da percepção tanto de professores não índios quanto dos indígenas a viabilidade e dificuldade de se concretizar uma proposta de educação diferenciada e bilíngüe para sociedades tradicionais. Tal proposta, considerando suas experiências próprias de educação associadas ao conhecimento da sociedade não indígena, por um lado torna mais atraente a aplicação das disciplinas entre os indígenas e por outro lado resolveria a carência de uma formação escolar, no sentido dos índios se apropriarem dos códigos dos brancos para reivindicar seus direitos frente ao Estado brasileiro. Palavras-chave: Aikewára, Escola Moroneikó, Percepções, Educação Diferenciada.
description Resumo: O presente texto aborda a partir da percepção tanto de professores não índios quanto dos indígenas a viabilidade e dificuldade de se concretizar uma proposta de educação diferenciada e bilíngüe para sociedades tradicionais. Tal proposta, considerando suas experiências próprias de educação associadas ao conhecimento da sociedade não indígena, por um lado torna mais atraente a aplicação das disciplinas entre os indígenas e por outro lado resolveria a carência de uma formação escolar, no sentido dos índios se apropriarem dos códigos dos brancos para reivindicar seus direitos frente ao Estado brasileiro. Palavras-chave: Aikewára, Escola Moroneikó, Percepções, Educação Diferenciada.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1616
10.18224/educ.v14i1.1616
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1616
identifier_str_mv 10.18224/educ.v14i1.1616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1616/1018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 1 (2011); 59 a 68
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v14i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341974358032384