Percepções Sobre a Educação Diferenciada em uma Sociedade Indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1616 |
Resumo: | Resumo: O presente texto aborda a partir da percepção tanto de professores não índios quanto dos indígenas a viabilidade e dificuldade de se concretizar uma proposta de educação diferenciada e bilíngüe para sociedades tradicionais. Tal proposta, considerando suas experiências próprias de educação associadas ao conhecimento da sociedade não indígena, por um lado torna mais atraente a aplicação das disciplinas entre os indígenas e por outro lado resolveria a carência de uma formação escolar, no sentido dos índios se apropriarem dos códigos dos brancos para reivindicar seus direitos frente ao Estado brasileiro. Palavras-chave: Aikewára, Escola Moroneikó, Percepções, Educação Diferenciada. |
id |
PUC_GO-4_e67092435fb8e263b910915d8dc4e267 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1616 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
Percepções Sobre a Educação Diferenciada em uma Sociedade IndígenaResumo: O presente texto aborda a partir da percepção tanto de professores não índios quanto dos indígenas a viabilidade e dificuldade de se concretizar uma proposta de educação diferenciada e bilíngüe para sociedades tradicionais. Tal proposta, considerando suas experiências próprias de educação associadas ao conhecimento da sociedade não indígena, por um lado torna mais atraente a aplicação das disciplinas entre os indígenas e por outro lado resolveria a carência de uma formação escolar, no sentido dos índios se apropriarem dos códigos dos brancos para reivindicar seus direitos frente ao Estado brasileiro. Palavras-chave: Aikewára, Escola Moroneikó, Percepções, Educação Diferenciada.EDITORA DA PUC GOIÁS2011-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/161610.18224/educ.v14i1.1616Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 1 (2011); 59 a 681983-77711415-049210.18224/educ.v14i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1616/1018Silva, Gilmar Matta dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1616Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:56.785Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções Sobre a Educação Diferenciada em uma Sociedade Indígena |
title |
Percepções Sobre a Educação Diferenciada em uma Sociedade Indígena |
spellingShingle |
Percepções Sobre a Educação Diferenciada em uma Sociedade Indígena Silva, Gilmar Matta da |
title_short |
Percepções Sobre a Educação Diferenciada em uma Sociedade Indígena |
title_full |
Percepções Sobre a Educação Diferenciada em uma Sociedade Indígena |
title_fullStr |
Percepções Sobre a Educação Diferenciada em uma Sociedade Indígena |
title_full_unstemmed |
Percepções Sobre a Educação Diferenciada em uma Sociedade Indígena |
title_sort |
Percepções Sobre a Educação Diferenciada em uma Sociedade Indígena |
author |
Silva, Gilmar Matta da |
author_facet |
Silva, Gilmar Matta da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gilmar Matta da |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: O presente texto aborda a partir da percepção tanto de professores não índios quanto dos indígenas a viabilidade e dificuldade de se concretizar uma proposta de educação diferenciada e bilíngüe para sociedades tradicionais. Tal proposta, considerando suas experiências próprias de educação associadas ao conhecimento da sociedade não indígena, por um lado torna mais atraente a aplicação das disciplinas entre os indígenas e por outro lado resolveria a carência de uma formação escolar, no sentido dos índios se apropriarem dos códigos dos brancos para reivindicar seus direitos frente ao Estado brasileiro. Palavras-chave: Aikewára, Escola Moroneikó, Percepções, Educação Diferenciada. |
description |
Resumo: O presente texto aborda a partir da percepção tanto de professores não índios quanto dos indígenas a viabilidade e dificuldade de se concretizar uma proposta de educação diferenciada e bilíngüe para sociedades tradicionais. Tal proposta, considerando suas experiências próprias de educação associadas ao conhecimento da sociedade não indígena, por um lado torna mais atraente a aplicação das disciplinas entre os indígenas e por outro lado resolveria a carência de uma formação escolar, no sentido dos índios se apropriarem dos códigos dos brancos para reivindicar seus direitos frente ao Estado brasileiro. Palavras-chave: Aikewára, Escola Moroneikó, Percepções, Educação Diferenciada. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1616 10.18224/educ.v14i1.1616 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1616 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v14i1.1616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1616/1018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 14, n. 1 (2011); 59 a 68 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v14i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341974358032384 |