Participação e Prática Docente: reflexões e desafios para a escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luís Gustavo Alexandre da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
DOI: 10.18224/educ.v14i2.1969
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1969
Resumo: Resumo: este artigo analisa os fundamentos da identidade cultural em um contexto tradicional e suas implicações sobre a participação e a prática docentes. O texto demonstra que a identidade cultural hierárquica sedimentada sobre a estrutura familiar, religiosa, clientelista e patrimonial interfere na efetivação do trabalho docente e no desenvolvimento institucional da escola. O artigo desvela os efeitos desses sentidos culturais e os desafios concernentes a efetivação de relações democráticas na escola. A pesquisa demonstra que a ausência do coentratualismo como valor social promove a intensificação da desconfiança e inibe a formulação de práticas coletivas voltadas para a satisfação de interesses comuns. Palavras-chave: cultura, participação, prática docente
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description Resumo: este artigo analisa os fundamentos da identidade cultural em um contexto tradicional e suas implicações sobre a participação e a prática docentes. O texto demonstra que a identidade cultural hierárquica sedimentada sobre a estrutura familiar, religiosa, clientelista e patrimonial interfere na efetivação do trabalho docente e no desenvolvimento institucional da escola. O artigo desvela os efeitos desses sentidos culturais e os desafios concernentes a efetivação de relações democráticas na escola. A pesquisa demonstra que a ausência do coentratualismo como valor social promove a intensificação da desconfiança e inibe a formulação de práticas coletivas voltadas para a satisfação de interesses comuns. Palavras-chave: cultura, participação, prática docente
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