Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordin, Francine Borges
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bussoletti, Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3954
Resumo: Este artigo busca abordar o desenho infantil, partindo das contribuições da sociologia da infância. Analisaremos o desenho enquanto uma perspectiva simbólica, na expectativa de explorar as contribuições para a construção de um campo disciplinar que investigue os desenhos infantis a partir de uma ótica sociológica. Dialogamos especialmente com o sociólogo Manuel Sarmento como um dos maiores expoentes em língua portuguesa sobre a temática. Neste contexto consideramos os desenhos infantis como importante fonte de acesso às culturas da infância e como uma forma de crítica à cultura contemporânea, permitindo-nos ampliar nosso conhecimento sobre as peculiaridades das crianças e suas infâncias. Palavras-chave: Desenhos Infantis, Educação, Sociologia da Infância.
id PUC_GO-4_efbd37286941cc8c9ea5aead00426fd8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3954
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educaçãoEste artigo busca abordar o desenho infantil, partindo das contribuições da sociologia da infância. Analisaremos o desenho enquanto uma perspectiva simbólica, na expectativa de explorar as contribuições para a construção de um campo disciplinar que investigue os desenhos infantis a partir de uma ótica sociológica. Dialogamos especialmente com o sociólogo Manuel Sarmento como um dos maiores expoentes em língua portuguesa sobre a temática. Neste contexto consideramos os desenhos infantis como importante fonte de acesso às culturas da infância e como uma forma de crítica à cultura contemporânea, permitindo-nos ampliar nosso conhecimento sobre as peculiaridades das crianças e suas infâncias. Palavras-chave: Desenhos Infantis, Educação, Sociologia da Infância.EDITORA DA PUC GOIÁSBordin, Francine BorgesBussoletti, Denise2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/395410.18224/educ.v17i2.3954Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 2 (2014); 439-4521983-77711415-049210.18224/educ.v17i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3954/2279Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3954Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:47.952Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educação
title Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educação
spellingShingle Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educação
Bordin, Francine Borges
title_short Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educação
title_full Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educação
title_fullStr Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educação
title_full_unstemmed Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educação
title_sort Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educação
author Bordin, Francine Borges
author_facet Bordin, Francine Borges
Bussoletti, Denise
author_role author
author2 Bussoletti, Denise
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordin, Francine Borges
Bussoletti, Denise
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo busca abordar o desenho infantil, partindo das contribuições da sociologia da infância. Analisaremos o desenho enquanto uma perspectiva simbólica, na expectativa de explorar as contribuições para a construção de um campo disciplinar que investigue os desenhos infantis a partir de uma ótica sociológica. Dialogamos especialmente com o sociólogo Manuel Sarmento como um dos maiores expoentes em língua portuguesa sobre a temática. Neste contexto consideramos os desenhos infantis como importante fonte de acesso às culturas da infância e como uma forma de crítica à cultura contemporânea, permitindo-nos ampliar nosso conhecimento sobre as peculiaridades das crianças e suas infâncias. Palavras-chave: Desenhos Infantis, Educação, Sociologia da Infância.
description Este artigo busca abordar o desenho infantil, partindo das contribuições da sociologia da infância. Analisaremos o desenho enquanto uma perspectiva simbólica, na expectativa de explorar as contribuições para a construção de um campo disciplinar que investigue os desenhos infantis a partir de uma ótica sociológica. Dialogamos especialmente com o sociólogo Manuel Sarmento como um dos maiores expoentes em língua portuguesa sobre a temática. Neste contexto consideramos os desenhos infantis como importante fonte de acesso às culturas da infância e como uma forma de crítica à cultura contemporânea, permitindo-nos ampliar nosso conhecimento sobre as peculiaridades das crianças e suas infâncias. Palavras-chave: Desenhos Infantis, Educação, Sociologia da Infância.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3954
10.18224/educ.v17i2.3954
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3954
identifier_str_mv 10.18224/educ.v17i2.3954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3954/2279
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Educativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Educativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 2 (2014); 439-452
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v17i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341974261563392