Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3954 |
Resumo: | Este artigo busca abordar o desenho infantil, partindo das contribuições da sociologia da infância. Analisaremos o desenho enquanto uma perspectiva simbólica, na expectativa de explorar as contribuições para a construção de um campo disciplinar que investigue os desenhos infantis a partir de uma ótica sociológica. Dialogamos especialmente com o sociólogo Manuel Sarmento como um dos maiores expoentes em língua portuguesa sobre a temática. Neste contexto consideramos os desenhos infantis como importante fonte de acesso às culturas da infância e como uma forma de crítica à cultura contemporânea, permitindo-nos ampliar nosso conhecimento sobre as peculiaridades das crianças e suas infâncias. Palavras-chave: Desenhos Infantis, Educação, Sociologia da Infância. |
id |
PUC_GO-4_efbd37286941cc8c9ea5aead00426fd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3954 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educaçãoEste artigo busca abordar o desenho infantil, partindo das contribuições da sociologia da infância. Analisaremos o desenho enquanto uma perspectiva simbólica, na expectativa de explorar as contribuições para a construção de um campo disciplinar que investigue os desenhos infantis a partir de uma ótica sociológica. Dialogamos especialmente com o sociólogo Manuel Sarmento como um dos maiores expoentes em língua portuguesa sobre a temática. Neste contexto consideramos os desenhos infantis como importante fonte de acesso às culturas da infância e como uma forma de crítica à cultura contemporânea, permitindo-nos ampliar nosso conhecimento sobre as peculiaridades das crianças e suas infâncias. Palavras-chave: Desenhos Infantis, Educação, Sociologia da Infância.EDITORA DA PUC GOIÁSBordin, Francine BorgesBussoletti, Denise2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/395410.18224/educ.v17i2.3954Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 2 (2014); 439-4521983-77711415-049210.18224/educ.v17i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3954/2279Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3954Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:47.952Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educação |
title |
Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educação |
spellingShingle |
Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educação Bordin, Francine Borges |
title_short |
Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educação |
title_full |
Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educação |
title_fullStr |
Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educação |
title_full_unstemmed |
Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educação |
title_sort |
Desenhos Infantis, culturas da infância e a pesquisa em educação |
author |
Bordin, Francine Borges |
author_facet |
Bordin, Francine Borges Bussoletti, Denise |
author_role |
author |
author2 |
Bussoletti, Denise |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bordin, Francine Borges Bussoletti, Denise |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo busca abordar o desenho infantil, partindo das contribuições da sociologia da infância. Analisaremos o desenho enquanto uma perspectiva simbólica, na expectativa de explorar as contribuições para a construção de um campo disciplinar que investigue os desenhos infantis a partir de uma ótica sociológica. Dialogamos especialmente com o sociólogo Manuel Sarmento como um dos maiores expoentes em língua portuguesa sobre a temática. Neste contexto consideramos os desenhos infantis como importante fonte de acesso às culturas da infância e como uma forma de crítica à cultura contemporânea, permitindo-nos ampliar nosso conhecimento sobre as peculiaridades das crianças e suas infâncias. Palavras-chave: Desenhos Infantis, Educação, Sociologia da Infância. |
description |
Este artigo busca abordar o desenho infantil, partindo das contribuições da sociologia da infância. Analisaremos o desenho enquanto uma perspectiva simbólica, na expectativa de explorar as contribuições para a construção de um campo disciplinar que investigue os desenhos infantis a partir de uma ótica sociológica. Dialogamos especialmente com o sociólogo Manuel Sarmento como um dos maiores expoentes em língua portuguesa sobre a temática. Neste contexto consideramos os desenhos infantis como importante fonte de acesso às culturas da infância e como uma forma de crítica à cultura contemporânea, permitindo-nos ampliar nosso conhecimento sobre as peculiaridades das crianças e suas infâncias. Palavras-chave: Desenhos Infantis, Educação, Sociologia da Infância. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3954 10.18224/educ.v17i2.3954 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3954 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v17i2.3954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3954/2279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 2 (2014); 439-452 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v17i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341974261563392 |