A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da Periferia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2519 |
Resumo: | Resumo: no presente trabalho procura-se entender a relação que dois grupos de jovens pertencentes à camada de habitantes em bairros da periferia, situados na região leste de Goiânia, estabelecem com a escola. Analisam-se os processos formativos em que os jovens estão inseridos e os sentidos que atribuem à educação escolar. Busca-se analisar a condição de jovens residentes na região leste da cidade, estudantes ou evadidos da escola, oriundos de famílias que possuem uma experiência recente de escolarização e de pais que exercem ocupações profissionais de natureza manual. Discute-se a instituição escolar na perspectiva dos jovens e se ela proporciona, ou não, um conjunto de conhecimentos que possibilitem a esses agentes a inserção propositiva na disputa social, na construção do direito de viver dignamente a cidade e o bairro em que residem. Palavras-chave: Jovens. Periferia. Escolarização. |
id |
PUC_GO-4_f097c273c6d370c0fe19d5b6a519edb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2519 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da PeriferiaResumo: no presente trabalho procura-se entender a relação que dois grupos de jovens pertencentes à camada de habitantes em bairros da periferia, situados na região leste de Goiânia, estabelecem com a escola. Analisam-se os processos formativos em que os jovens estão inseridos e os sentidos que atribuem à educação escolar. Busca-se analisar a condição de jovens residentes na região leste da cidade, estudantes ou evadidos da escola, oriundos de famílias que possuem uma experiência recente de escolarização e de pais que exercem ocupações profissionais de natureza manual. Discute-se a instituição escolar na perspectiva dos jovens e se ela proporciona, ou não, um conjunto de conhecimentos que possibilitem a esses agentes a inserção propositiva na disputa social, na construção do direito de viver dignamente a cidade e o bairro em que residem. Palavras-chave: Jovens. Periferia. Escolarização.EDITORA DA PUC GOIÁS2013-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/251910.18224/educ.v15i2.2519Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012)1983-77711415-049210.18224/educ.v15i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2519/1566Duarte, Aldimar Jacintoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2519Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:18:03.86Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da Periferia |
title |
A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da Periferia |
spellingShingle |
A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da Periferia Duarte, Aldimar Jacinto |
title_short |
A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da Periferia |
title_full |
A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da Periferia |
title_fullStr |
A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da Periferia |
title_full_unstemmed |
A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da Periferia |
title_sort |
A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da Periferia |
author |
Duarte, Aldimar Jacinto |
author_facet |
Duarte, Aldimar Jacinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Aldimar Jacinto |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: no presente trabalho procura-se entender a relação que dois grupos de jovens pertencentes à camada de habitantes em bairros da periferia, situados na região leste de Goiânia, estabelecem com a escola. Analisam-se os processos formativos em que os jovens estão inseridos e os sentidos que atribuem à educação escolar. Busca-se analisar a condição de jovens residentes na região leste da cidade, estudantes ou evadidos da escola, oriundos de famílias que possuem uma experiência recente de escolarização e de pais que exercem ocupações profissionais de natureza manual. Discute-se a instituição escolar na perspectiva dos jovens e se ela proporciona, ou não, um conjunto de conhecimentos que possibilitem a esses agentes a inserção propositiva na disputa social, na construção do direito de viver dignamente a cidade e o bairro em que residem. Palavras-chave: Jovens. Periferia. Escolarização. |
description |
Resumo: no presente trabalho procura-se entender a relação que dois grupos de jovens pertencentes à camada de habitantes em bairros da periferia, situados na região leste de Goiânia, estabelecem com a escola. Analisam-se os processos formativos em que os jovens estão inseridos e os sentidos que atribuem à educação escolar. Busca-se analisar a condição de jovens residentes na região leste da cidade, estudantes ou evadidos da escola, oriundos de famílias que possuem uma experiência recente de escolarização e de pais que exercem ocupações profissionais de natureza manual. Discute-se a instituição escolar na perspectiva dos jovens e se ela proporciona, ou não, um conjunto de conhecimentos que possibilitem a esses agentes a inserção propositiva na disputa social, na construção do direito de viver dignamente a cidade e o bairro em que residem. Palavras-chave: Jovens. Periferia. Escolarização. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2519 10.18224/educ.v15i2.2519 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2519 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v15i2.2519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2519/1566 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012) 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v15i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341974728179712 |