A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da Periferia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Aldimar Jacinto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2519
Resumo: Resumo: no presente trabalho procura-se entender a relação que dois grupos de jovens pertencentes à camada de habitantes em bairros da periferia, situados na região leste de Goiânia, estabelecem com a escola. Analisam-se os processos formativos em que os jovens estão inseridos e os sentidos que atribuem à educação escolar. Busca-se analisar a condição de jovens residentes na região leste da cidade, estudantes ou evadidos da escola, oriundos de famílias que possuem uma experiência recente de escolarização e de pais que exercem ocupações profissionais de natureza manual. Discute-se a instituição escolar na perspectiva dos jovens e se ela proporciona, ou não, um conjunto de conhecimentos que possibilitem a esses agentes a inserção propositiva na disputa social, na construção do direito de viver dignamente a cidade e o bairro em que residem. Palavras-chave: Jovens. Periferia. Escolarização.
id PUC_GO-4_f097c273c6d370c0fe19d5b6a519edb0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2519
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da PeriferiaResumo: no presente trabalho procura-se entender a relação que dois grupos de jovens pertencentes à camada de habitantes em bairros da periferia, situados na região leste de Goiânia, estabelecem com a escola. Analisam-se os processos formativos em que os jovens estão inseridos e os sentidos que atribuem à educação escolar. Busca-se analisar a condição de jovens residentes na região leste da cidade, estudantes ou evadidos da escola, oriundos de famílias que possuem uma experiência recente de escolarização e de pais que exercem ocupações profissionais de natureza manual. Discute-se a instituição escolar na perspectiva dos jovens e se ela proporciona, ou não, um conjunto de conhecimentos que possibilitem a esses agentes a inserção propositiva na disputa social, na construção do direito de viver dignamente a cidade e o bairro em que residem. Palavras-chave: Jovens. Periferia. Escolarização.EDITORA DA PUC GOIÁS2013-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/251910.18224/educ.v15i2.2519Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012)1983-77711415-049210.18224/educ.v15i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2519/1566Duarte, Aldimar Jacintoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2519Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:18:03.86Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da Periferia
title A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da Periferia
spellingShingle A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da Periferia
Duarte, Aldimar Jacinto
title_short A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da Periferia
title_full A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da Periferia
title_fullStr A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da Periferia
title_full_unstemmed A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da Periferia
title_sort A Educação Escolar e os Processos de Enfrentamento da Realidade Urbana por Jovens da Periferia
author Duarte, Aldimar Jacinto
author_facet Duarte, Aldimar Jacinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Aldimar Jacinto
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: no presente trabalho procura-se entender a relação que dois grupos de jovens pertencentes à camada de habitantes em bairros da periferia, situados na região leste de Goiânia, estabelecem com a escola. Analisam-se os processos formativos em que os jovens estão inseridos e os sentidos que atribuem à educação escolar. Busca-se analisar a condição de jovens residentes na região leste da cidade, estudantes ou evadidos da escola, oriundos de famílias que possuem uma experiência recente de escolarização e de pais que exercem ocupações profissionais de natureza manual. Discute-se a instituição escolar na perspectiva dos jovens e se ela proporciona, ou não, um conjunto de conhecimentos que possibilitem a esses agentes a inserção propositiva na disputa social, na construção do direito de viver dignamente a cidade e o bairro em que residem. Palavras-chave: Jovens. Periferia. Escolarização.
description Resumo: no presente trabalho procura-se entender a relação que dois grupos de jovens pertencentes à camada de habitantes em bairros da periferia, situados na região leste de Goiânia, estabelecem com a escola. Analisam-se os processos formativos em que os jovens estão inseridos e os sentidos que atribuem à educação escolar. Busca-se analisar a condição de jovens residentes na região leste da cidade, estudantes ou evadidos da escola, oriundos de famílias que possuem uma experiência recente de escolarização e de pais que exercem ocupações profissionais de natureza manual. Discute-se a instituição escolar na perspectiva dos jovens e se ela proporciona, ou não, um conjunto de conhecimentos que possibilitem a esses agentes a inserção propositiva na disputa social, na construção do direito de viver dignamente a cidade e o bairro em que residem. Palavras-chave: Jovens. Periferia. Escolarização.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2519
10.18224/educ.v15i2.2519
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2519
identifier_str_mv 10.18224/educ.v15i2.2519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2519/1566
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012)
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v15i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341974728179712