PROFESSORES DIANTE DAS CÂMERAS: O QUE TEMOS A APRENDER COM ISSO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Júlio César dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12988
Resumo: O trabalho de professores tem incorporado a atuação diante de câmeras nas atividades educativas, elemento do trabalho com tecnologias audiovisuais, que envolve a interpretação de papéis semelhantes aos desempenhados por atrizes e atores, como intérpretes de si mesmos, envolvidos diretamente nos processos de produção audiovisual. Muitos escritos trazem a visão de professores sobre o seu trabalho pedagógico. Apesar de poder-se depreender que a atuação docente sempre envolveu interpretar papéis, esta particularidade se apresenta acirrada pelo uso do audiovisual como estratégia para ministrar aulas remotamente. Este artigo propõe uma reflexão sobre as condições de professores para este desempenho, e como a compreensão do trabalho de intérpretes realizada por artistas pode contribuir para o entendimento desta faceta exigida do trabalho pedagógico dos docentes.
id PUC_GO-4_f577022e573b41de2a2f44041c6c6f09
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12988
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling PROFESSORES DIANTE DAS CÂMERAS: O QUE TEMOS A APRENDER COM ISSO?Educação e tecnologiasTrabalho pedagógicoObjeto educacional audiovisualProfessor-intérprete.Educação e tecnologiasO trabalho de professores tem incorporado a atuação diante de câmeras nas atividades educativas, elemento do trabalho com tecnologias audiovisuais, que envolve a interpretação de papéis semelhantes aos desempenhados por atrizes e atores, como intérpretes de si mesmos, envolvidos diretamente nos processos de produção audiovisual. Muitos escritos trazem a visão de professores sobre o seu trabalho pedagógico. Apesar de poder-se depreender que a atuação docente sempre envolveu interpretar papéis, esta particularidade se apresenta acirrada pelo uso do audiovisual como estratégia para ministrar aulas remotamente. Este artigo propõe uma reflexão sobre as condições de professores para este desempenho, e como a compreensão do trabalho de intérpretes realizada por artistas pode contribuir para o entendimento desta faceta exigida do trabalho pedagógico dos docentes.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2023-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1298810.18224/educ.v25i1.12988Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 23 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 23 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 23 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 23 páginas1983-777110.18224/educ.v25i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12988/6238Copyright (c) 2022 Júlio César dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Júlio César dos2023-04-11T13:00:47Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12988Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2023-04-11T13:00:47Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSORES DIANTE DAS CÂMERAS: O QUE TEMOS A APRENDER COM ISSO?
title PROFESSORES DIANTE DAS CÂMERAS: O QUE TEMOS A APRENDER COM ISSO?
spellingShingle PROFESSORES DIANTE DAS CÂMERAS: O QUE TEMOS A APRENDER COM ISSO?
Santos, Júlio César dos
Educação e tecnologias
Trabalho pedagógico
Objeto educacional audiovisual
Professor-intérprete.
Educação e tecnologias
title_short PROFESSORES DIANTE DAS CÂMERAS: O QUE TEMOS A APRENDER COM ISSO?
title_full PROFESSORES DIANTE DAS CÂMERAS: O QUE TEMOS A APRENDER COM ISSO?
title_fullStr PROFESSORES DIANTE DAS CÂMERAS: O QUE TEMOS A APRENDER COM ISSO?
title_full_unstemmed PROFESSORES DIANTE DAS CÂMERAS: O QUE TEMOS A APRENDER COM ISSO?
title_sort PROFESSORES DIANTE DAS CÂMERAS: O QUE TEMOS A APRENDER COM ISSO?
author Santos, Júlio César dos
author_facet Santos, Júlio César dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Júlio César dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e tecnologias
Trabalho pedagógico
Objeto educacional audiovisual
Professor-intérprete.
Educação e tecnologias
topic Educação e tecnologias
Trabalho pedagógico
Objeto educacional audiovisual
Professor-intérprete.
Educação e tecnologias
description O trabalho de professores tem incorporado a atuação diante de câmeras nas atividades educativas, elemento do trabalho com tecnologias audiovisuais, que envolve a interpretação de papéis semelhantes aos desempenhados por atrizes e atores, como intérpretes de si mesmos, envolvidos diretamente nos processos de produção audiovisual. Muitos escritos trazem a visão de professores sobre o seu trabalho pedagógico. Apesar de poder-se depreender que a atuação docente sempre envolveu interpretar papéis, esta particularidade se apresenta acirrada pelo uso do audiovisual como estratégia para ministrar aulas remotamente. Este artigo propõe uma reflexão sobre as condições de professores para este desempenho, e como a compreensão do trabalho de intérpretes realizada por artistas pode contribuir para o entendimento desta faceta exigida do trabalho pedagógico dos docentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12988
10.18224/educ.v25i1.12988
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12988
identifier_str_mv 10.18224/educ.v25i1.12988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12988/6238
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Júlio César dos Santos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Júlio César dos Santos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 23 páginas
Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 23 páginas
Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 23 páginas
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 23 páginas
1983-7771
10.18224/educ.v25i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||educativa@pucgoias.edu.br
_version_ 1798319659881070592