PROFESSORES DIANTE DAS CÂMERAS: O QUE TEMOS A APRENDER COM ISSO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12988 |
Resumo: | O trabalho de professores tem incorporado a atuação diante de câmeras nas atividades educativas, elemento do trabalho com tecnologias audiovisuais, que envolve a interpretação de papéis semelhantes aos desempenhados por atrizes e atores, como intérpretes de si mesmos, envolvidos diretamente nos processos de produção audiovisual. Muitos escritos trazem a visão de professores sobre o seu trabalho pedagógico. Apesar de poder-se depreender que a atuação docente sempre envolveu interpretar papéis, esta particularidade se apresenta acirrada pelo uso do audiovisual como estratégia para ministrar aulas remotamente. Este artigo propõe uma reflexão sobre as condições de professores para este desempenho, e como a compreensão do trabalho de intérpretes realizada por artistas pode contribuir para o entendimento desta faceta exigida do trabalho pedagógico dos docentes. |
id |
PUC_GO-4_f577022e573b41de2a2f44041c6c6f09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12988 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFESSORES DIANTE DAS CÂMERAS: O QUE TEMOS A APRENDER COM ISSO?Educação e tecnologiasTrabalho pedagógicoObjeto educacional audiovisualProfessor-intérprete.Educação e tecnologiasO trabalho de professores tem incorporado a atuação diante de câmeras nas atividades educativas, elemento do trabalho com tecnologias audiovisuais, que envolve a interpretação de papéis semelhantes aos desempenhados por atrizes e atores, como intérpretes de si mesmos, envolvidos diretamente nos processos de produção audiovisual. Muitos escritos trazem a visão de professores sobre o seu trabalho pedagógico. Apesar de poder-se depreender que a atuação docente sempre envolveu interpretar papéis, esta particularidade se apresenta acirrada pelo uso do audiovisual como estratégia para ministrar aulas remotamente. Este artigo propõe uma reflexão sobre as condições de professores para este desempenho, e como a compreensão do trabalho de intérpretes realizada por artistas pode contribuir para o entendimento desta faceta exigida do trabalho pedagógico dos docentes.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2023-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1298810.18224/educ.v25i1.12988Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 23 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 23 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 23 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 23 páginas1983-777110.18224/educ.v25i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12988/6238Copyright (c) 2022 Júlio César dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Júlio César dos2023-04-11T13:00:47Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12988Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2023-04-11T13:00:47Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFESSORES DIANTE DAS CÂMERAS: O QUE TEMOS A APRENDER COM ISSO? |
title |
PROFESSORES DIANTE DAS CÂMERAS: O QUE TEMOS A APRENDER COM ISSO? |
spellingShingle |
PROFESSORES DIANTE DAS CÂMERAS: O QUE TEMOS A APRENDER COM ISSO? Santos, Júlio César dos Educação e tecnologias Trabalho pedagógico Objeto educacional audiovisual Professor-intérprete. Educação e tecnologias |
title_short |
PROFESSORES DIANTE DAS CÂMERAS: O QUE TEMOS A APRENDER COM ISSO? |
title_full |
PROFESSORES DIANTE DAS CÂMERAS: O QUE TEMOS A APRENDER COM ISSO? |
title_fullStr |
PROFESSORES DIANTE DAS CÂMERAS: O QUE TEMOS A APRENDER COM ISSO? |
title_full_unstemmed |
PROFESSORES DIANTE DAS CÂMERAS: O QUE TEMOS A APRENDER COM ISSO? |
title_sort |
PROFESSORES DIANTE DAS CÂMERAS: O QUE TEMOS A APRENDER COM ISSO? |
author |
Santos, Júlio César dos |
author_facet |
Santos, Júlio César dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Júlio César dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e tecnologias Trabalho pedagógico Objeto educacional audiovisual Professor-intérprete. Educação e tecnologias |
topic |
Educação e tecnologias Trabalho pedagógico Objeto educacional audiovisual Professor-intérprete. Educação e tecnologias |
description |
O trabalho de professores tem incorporado a atuação diante de câmeras nas atividades educativas, elemento do trabalho com tecnologias audiovisuais, que envolve a interpretação de papéis semelhantes aos desempenhados por atrizes e atores, como intérpretes de si mesmos, envolvidos diretamente nos processos de produção audiovisual. Muitos escritos trazem a visão de professores sobre o seu trabalho pedagógico. Apesar de poder-se depreender que a atuação docente sempre envolveu interpretar papéis, esta particularidade se apresenta acirrada pelo uso do audiovisual como estratégia para ministrar aulas remotamente. Este artigo propõe uma reflexão sobre as condições de professores para este desempenho, e como a compreensão do trabalho de intérpretes realizada por artistas pode contribuir para o entendimento desta faceta exigida do trabalho pedagógico dos docentes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12988 10.18224/educ.v25i1.12988 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12988 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v25i1.12988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12988/6238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Júlio César dos Santos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Júlio César dos Santos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 23 páginas Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 23 páginas Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 23 páginas Revista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 23 páginas 1983-7771 10.18224/educ.v25i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educativa@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1798319659881070592 |