A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Maria Elisabeth Blanck
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/175
Resumo: O trabalho discute as tendências pedagógicas na educação brasileira e as conceitua como a expressão de determinadas concepções de homem, de mundo e de educação que, provenientes do desenvolvimento social, conformam-se e se traduzem em políticas educacionais. Moldam a organização do sistema escolar e da escola, com métodos próprios, seleção e valorização de conteúdos, formas de avaliação e relação professor-aluno. Realizam-se quando expressas na práxis, pois necessitam da condição de materialidade. O Humanismo tradicional, na vertente jesuítica da Contra-Reforma; o Humanismo moderno, e o Tecnicismo, são as tendências apontadas bem como as propostas que lhes são decorrentes.
id PUC_GO-4_fa1f4e9817b5920b208c89d7ab06b56b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/175
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação BrasileiraO trabalho discute as tendências pedagógicas na educação brasileira e as conceitua como a expressão de determinadas concepções de homem, de mundo e de educação que, provenientes do desenvolvimento social, conformam-se e se traduzem em políticas educacionais. Moldam a organização do sistema escolar e da escola, com métodos próprios, seleção e valorização de conteúdos, formas de avaliação e relação professor-aluno. Realizam-se quando expressas na práxis, pois necessitam da condição de materialidade. O Humanismo tradicional, na vertente jesuítica da Contra-Reforma; o Humanismo moderno, e o Tecnicismo, são as tendências apontadas bem como as propostas que lhes são decorrentes.EDITORA DA PUC GOIÁS2007-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/17510.18224/educ.v10i1.175Revista Educativa - Revista de Educação; v. 10, n. 1 (2007); 69-841983-77711415-049210.18224/educ.v10i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/175/138Miguel, Maria Elisabeth Blanckinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-03-25T13:32:14ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira
title A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira
spellingShingle A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira
Miguel, Maria Elisabeth Blanck
title_short A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira
title_full A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira
title_fullStr A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira
title_full_unstemmed A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira
title_sort A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira
author Miguel, Maria Elisabeth Blanck
author_facet Miguel, Maria Elisabeth Blanck
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Maria Elisabeth Blanck
description O trabalho discute as tendências pedagógicas na educação brasileira e as conceitua como a expressão de determinadas concepções de homem, de mundo e de educação que, provenientes do desenvolvimento social, conformam-se e se traduzem em políticas educacionais. Moldam a organização do sistema escolar e da escola, com métodos próprios, seleção e valorização de conteúdos, formas de avaliação e relação professor-aluno. Realizam-se quando expressas na práxis, pois necessitam da condição de materialidade. O Humanismo tradicional, na vertente jesuítica da Contra-Reforma; o Humanismo moderno, e o Tecnicismo, são as tendências apontadas bem como as propostas que lhes são decorrentes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/175
10.18224/educ.v10i1.175
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/175
identifier_str_mv 10.18224/educ.v10i1.175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/175/138
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 10, n. 1 (2007); 69-84
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v10i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660231294976