A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/175 |
Resumo: | O trabalho discute as tendências pedagógicas na educação brasileira e as conceitua como a expressão de determinadas concepções de homem, de mundo e de educação que, provenientes do desenvolvimento social, conformam-se e se traduzem em políticas educacionais. Moldam a organização do sistema escolar e da escola, com métodos próprios, seleção e valorização de conteúdos, formas de avaliação e relação professor-aluno. Realizam-se quando expressas na práxis, pois necessitam da condição de materialidade. O Humanismo tradicional, na vertente jesuítica da Contra-Reforma; o Humanismo moderno, e o Tecnicismo, são as tendências apontadas bem como as propostas que lhes são decorrentes. |
id |
PUC_GO-4_fa1f4e9817b5920b208c89d7ab06b56b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/175 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação BrasileiraO trabalho discute as tendências pedagógicas na educação brasileira e as conceitua como a expressão de determinadas concepções de homem, de mundo e de educação que, provenientes do desenvolvimento social, conformam-se e se traduzem em políticas educacionais. Moldam a organização do sistema escolar e da escola, com métodos próprios, seleção e valorização de conteúdos, formas de avaliação e relação professor-aluno. Realizam-se quando expressas na práxis, pois necessitam da condição de materialidade. O Humanismo tradicional, na vertente jesuítica da Contra-Reforma; o Humanismo moderno, e o Tecnicismo, são as tendências apontadas bem como as propostas que lhes são decorrentes.EDITORA DA PUC GOIÁS2007-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/17510.18224/educ.v10i1.175Revista Educativa - Revista de Educação; v. 10, n. 1 (2007); 69-841983-77711415-049210.18224/educ.v10i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/175/138Miguel, Maria Elisabeth Blanckinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-03-25T13:32:14ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira |
title |
A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira |
spellingShingle |
A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira Miguel, Maria Elisabeth Blanck |
title_short |
A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira |
title_full |
A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira |
title_fullStr |
A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira |
title_full_unstemmed |
A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira |
title_sort |
A Presença das Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira |
author |
Miguel, Maria Elisabeth Blanck |
author_facet |
Miguel, Maria Elisabeth Blanck |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miguel, Maria Elisabeth Blanck |
description |
O trabalho discute as tendências pedagógicas na educação brasileira e as conceitua como a expressão de determinadas concepções de homem, de mundo e de educação que, provenientes do desenvolvimento social, conformam-se e se traduzem em políticas educacionais. Moldam a organização do sistema escolar e da escola, com métodos próprios, seleção e valorização de conteúdos, formas de avaliação e relação professor-aluno. Realizam-se quando expressas na práxis, pois necessitam da condição de materialidade. O Humanismo tradicional, na vertente jesuítica da Contra-Reforma; o Humanismo moderno, e o Tecnicismo, são as tendências apontadas bem como as propostas que lhes são decorrentes. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/175 10.18224/educ.v10i1.175 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/175 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v10i1.175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/175/138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 10, n. 1 (2007); 69-84 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v10i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319660231294976 |