ANÁLISE CURRICULAR DO CONTRATURNO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM MINAS GERAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Felício, Helena Maria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6867
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a organização curricular do contraturno da Escola de Tempo Integral (ETI), em Minas Gerais, com o intuito de perceber nele os indicadores que apontam para a dimensão de uma Educação Integral. A partir da concepção de Educação Integral, a pesquisa privilegiou a abordagem qualitativa pela qual foi possível perceber que, apesar dos benefícios oferecidos aos educandos que permanecem na escola em tempo integral, o currículo do contraturno, no projeto ETI é organizado na perspectiva do reforço escolar, distanciando dos objetivos propostos pela Educação Integral.
id PUC_GO-4_fd0c19e801b963aedf2cd8e7c40c11e0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6867
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling ANÁLISE CURRICULAR DO CONTRATURNO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM MINAS GERAISCurrículo. Escola de Tempo Integral. Educação Integral. Curriculum. Full-Time Schools. Integrated Education.Este trabalho tem por objetivo analisar a organização curricular do contraturno da Escola de Tempo Integral (ETI), em Minas Gerais, com o intuito de perceber nele os indicadores que apontam para a dimensão de uma Educação Integral. A partir da concepção de Educação Integral, a pesquisa privilegiou a abordagem qualitativa pela qual foi possível perceber que, apesar dos benefícios oferecidos aos educandos que permanecem na escola em tempo integral, o currículo do contraturno, no projeto ETI é organizado na perspectiva do reforço escolar, distanciando dos objetivos propostos pela Educação Integral.EDITORA DA PUC GOIÁSFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)dos Santos Felício, Helena Maria2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/686710.18224/educ.v20i3.6867Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 738-7511983-77711415-049210.18224/educ.v20i3reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6867/3807Direitos autorais 2018 Helena Maria dos Santos Felícioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6867Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:46.375Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE CURRICULAR DO CONTRATURNO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM MINAS GERAIS
title ANÁLISE CURRICULAR DO CONTRATURNO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM MINAS GERAIS
spellingShingle ANÁLISE CURRICULAR DO CONTRATURNO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM MINAS GERAIS
dos Santos Felício, Helena Maria
Currículo. Escola de Tempo Integral. Educação Integral. Curriculum. Full-Time Schools. Integrated Education.
title_short ANÁLISE CURRICULAR DO CONTRATURNO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM MINAS GERAIS
title_full ANÁLISE CURRICULAR DO CONTRATURNO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM MINAS GERAIS
title_fullStr ANÁLISE CURRICULAR DO CONTRATURNO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM MINAS GERAIS
title_full_unstemmed ANÁLISE CURRICULAR DO CONTRATURNO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM MINAS GERAIS
title_sort ANÁLISE CURRICULAR DO CONTRATURNO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM MINAS GERAIS
author dos Santos Felício, Helena Maria
author_facet dos Santos Felício, Helena Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Felício, Helena Maria
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Currículo. Escola de Tempo Integral. Educação Integral. Curriculum. Full-Time Schools. Integrated Education.
topic Currículo. Escola de Tempo Integral. Educação Integral. Curriculum. Full-Time Schools. Integrated Education.
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho tem por objetivo analisar a organização curricular do contraturno da Escola de Tempo Integral (ETI), em Minas Gerais, com o intuito de perceber nele os indicadores que apontam para a dimensão de uma Educação Integral. A partir da concepção de Educação Integral, a pesquisa privilegiou a abordagem qualitativa pela qual foi possível perceber que, apesar dos benefícios oferecidos aos educandos que permanecem na escola em tempo integral, o currículo do contraturno, no projeto ETI é organizado na perspectiva do reforço escolar, distanciando dos objetivos propostos pela Educação Integral.
description Este trabalho tem por objetivo analisar a organização curricular do contraturno da Escola de Tempo Integral (ETI), em Minas Gerais, com o intuito de perceber nele os indicadores que apontam para a dimensão de uma Educação Integral. A partir da concepção de Educação Integral, a pesquisa privilegiou a abordagem qualitativa pela qual foi possível perceber que, apesar dos benefícios oferecidos aos educandos que permanecem na escola em tempo integral, o currículo do contraturno, no projeto ETI é organizado na perspectiva do reforço escolar, distanciando dos objetivos propostos pela Educação Integral.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6867
10.18224/educ.v20i3.6867
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6867
identifier_str_mv 10.18224/educ.v20i3.6867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6867/3807
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Helena Maria dos Santos Felício
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Helena Maria dos Santos Felício
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 738-751
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v20i3
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341973929164800