TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: SOBRE HOMO FABER E O ANIMAL LABORANS NAS REFLEXÕES SOBRE A CRISE NA EDUCAÇÃO DE HANNAH ARENDT
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7177 |
Resumo: | O artigo toma como fio condutor a análise sobre as transformações na ordem das atividades fundamentais: o trabalho, a obra e a ação – sobre as quais Hannah Arendt discorre ao longo de A Condição Humana – para relacioná-la às críticas à Pedagogia Moderna estabelecidas no ensaio A Crise na Educação. Parte-se da compreensão de que o aprendizado como decorrência dos processos da produção e da fabricação, próprios do trabalhador e do fabricante, são fatores determinantes para o esvaziamento do sentido político da educação e para a crise de responsabilidade com o mundo. Nesse sentido, resgata alguns pressupostos históricos e filosóficos do processo que culminou na ascensão do trabalho como principal atividade humana e que destituiu as sociedades modernas de um sentido político, tornando irrelevantes os conteúdos educativos relacionados à formação do cidadão. |
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TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: SOBRE HOMO FABER E O ANIMAL LABORANS NAS REFLEXÕES SOBRE A CRISE NA EDUCAÇÃO DE HANNAH ARENDTEducação; Filosofia; Interdisciplinar.Educação; Filosofia; Ciência; Tecnologia; Senso Comum.Filosofia da EducaçãoO artigo toma como fio condutor a análise sobre as transformações na ordem das atividades fundamentais: o trabalho, a obra e a ação – sobre as quais Hannah Arendt discorre ao longo de A Condição Humana – para relacioná-la às críticas à Pedagogia Moderna estabelecidas no ensaio A Crise na Educação. Parte-se da compreensão de que o aprendizado como decorrência dos processos da produção e da fabricação, próprios do trabalhador e do fabricante, são fatores determinantes para o esvaziamento do sentido político da educação e para a crise de responsabilidade com o mundo. Nesse sentido, resgata alguns pressupostos históricos e filosóficos do processo que culminou na ascensão do trabalho como principal atividade humana e que destituiu as sociedades modernas de um sentido político, tornando irrelevantes os conteúdos educativos relacionados à formação do cidadão.EDITORA DA PUC GOIÁSDeina, Wanderley JoséFrancisco, Maria de Fátima Simões2019-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/717710.18224/educ.v21i1.7177Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 1 (2018); 26-501983-77711415-049210.18224/educ.v21i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7177/4037Direitos autorais 2019 Wanderley José Deinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7177Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:56.647Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: SOBRE HOMO FABER E O ANIMAL LABORANS NAS REFLEXÕES SOBRE A CRISE NA EDUCAÇÃO DE HANNAH ARENDT Deina, Wanderley José Educação; Filosofia; Interdisciplinar. Educação; Filosofia; Ciência; Tecnologia; Senso Comum. Filosofia da Educação |
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O artigo toma como fio condutor a análise sobre as transformações na ordem das atividades fundamentais: o trabalho, a obra e a ação – sobre as quais Hannah Arendt discorre ao longo de A Condição Humana – para relacioná-la às críticas à Pedagogia Moderna estabelecidas no ensaio A Crise na Educação. Parte-se da compreensão de que o aprendizado como decorrência dos processos da produção e da fabricação, próprios do trabalhador e do fabricante, são fatores determinantes para o esvaziamento do sentido político da educação e para a crise de responsabilidade com o mundo. Nesse sentido, resgata alguns pressupostos históricos e filosóficos do processo que culminou na ascensão do trabalho como principal atividade humana e que destituiu as sociedades modernas de um sentido político, tornando irrelevantes os conteúdos educativos relacionados à formação do cidadão. |
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