ATENDIMENTO E DEMANDA EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DO CENTRO-NORTE DO ESTADO DE GOIÁS, BRASIL.
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/8200 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi caracterizar o atendimento e demanda na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do interior do Centro-Norte de Goiás no período de 2016 a 2018. Trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva de caráter quantitativo, com coleta de dados secundários por meio de relatórios gerados do sistema de gestão em saúde – ICS. Os resultados indicam que 55,8% dos usuários atendidos na UPA são do sexo feminino e 44,2% do sexo masculino. Pode-se observar que durante os três anos analisados a maior demanda foi por atendimentos pouco urgente 59,3%, seguido de urgente 24,7%, não urgente 11,4%, muito urgente 4,3% e emergencial 0,2%. De forma geral, os dados apontam para uma UPA com poucos registros de encaminhamentos para outros serviços de saúde totalizando apenas 680 em três anos. Frente ao número considerável de casos pouco urgentes e não urgentes atendidos pela UPA do presente estudo, foi possível identificar que os usuários desconhecem sobre a estratificação de risco e a possibilidade ampla de atendimento satisfatório por meio da Atenção Primária à Saúde (APS) em casos não graves. |
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ATENDIMENTO E DEMANDA EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DO CENTRO-NORTE DO ESTADO DE GOIÁS, BRASIL.Saúde; Urgência e Emergência; Pronto SocorroEmergência; Urgência; Classificação de risco; DemandaCiências médicas (Organização pública e profissional da saúde).O objetivo desse estudo foi caracterizar o atendimento e demanda na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do interior do Centro-Norte de Goiás no período de 2016 a 2018. Trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva de caráter quantitativo, com coleta de dados secundários por meio de relatórios gerados do sistema de gestão em saúde – ICS. Os resultados indicam que 55,8% dos usuários atendidos na UPA são do sexo feminino e 44,2% do sexo masculino. Pode-se observar que durante os três anos analisados a maior demanda foi por atendimentos pouco urgente 59,3%, seguido de urgente 24,7%, não urgente 11,4%, muito urgente 4,3% e emergencial 0,2%. De forma geral, os dados apontam para uma UPA com poucos registros de encaminhamentos para outros serviços de saúde totalizando apenas 680 em três anos. Frente ao número considerável de casos pouco urgentes e não urgentes atendidos pela UPA do presente estudo, foi possível identificar que os usuários desconhecem sobre a estratificação de risco e a possibilidade ampla de atendimento satisfatório por meio da Atenção Primária à Saúde (APS) em casos não graves.Editora da PUC GoiásUnidade de Pronto Atendimento - UPA 24h Prefeito Walter Augusto Fernandes.Sampaio, Raiane AntunesSoares, Victor Hugo CortesLago, Vitória Gabriela Mourade Araújo, Lilhian Alves2022-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/820010.18224/evs.v48i1.8200Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde; v. 48, n. 1 (2021); 82001983-781X0103-087610.18224/evs.v48i1reponame:Estudos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/8200/5452Direitos autorais 2022 Raiane Antunes Sampaio, Victor Hugo Cortes Soares, Vitória Gabriela Moura Lago, Lilhian Alves de Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-20T14:34:45ZRevistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudosONG |
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