Conhecimentos dos estudantes de medicina a respeito da triagem citológica do câncer de colo uterino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo Alves, Rosane Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Tábata Silva de Oliveira Silva, Faleiro, Naiane Quintilhano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos (Goiânia. Online)
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/6443
Resumo: Introdução. O câncer do colo uterino, apesar de importante problema de saúde pública, é passível de prevenção. O Ministério da Saúde faz recomendações para o rastreamento citológico, publicadas em 2011 e atualizadas em 2016. Objetivo. Avaliar o conhecimento dos estudantes de medicina sobre a epidemiologia e rastreamento do câncer do colo uterino. Métodos. Estudo de corte transversal, realizado de setembro de 2017 a junho de 2018, envolvendo alunos do curso de medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Os dados foram obtidos por meio de questionário, contendo 21 questões, com duas alternativas cada, respondido sem consulta. O conhecimento dos alunos foi categorizado em nível 1 quando menos de 50% das respostas corretas, nível 2 com 51% a 70% corretas e nível 3, com 71% a 100% corretas. Analisou-se a diferença entre os níveis de conhecimento considerando, categoria 1 alunos do quinto ano do curso e categoria 2 do sexto ano. Aplicou-se o teste qui-quadrado (X2) para análise comparativa. As diferenças foram consideradas estatisticamente significativas com o valor de p menor que 0,05.  Resultados. A média de acertos acima de 70% foi significativamente maior para alunos do sexto ano (p< 0,001). Das questões sobre a epidemiologia, rastreio de doenças e desempenho da triagem citológica, a frequência de acertos entre alunos do quinto e sexto ano não apresentou diferença significativa. Das dez questões sobre conhecimentos das Diretrizes Brasileiras para Rastreio do Câncer de Colo Uterino, houve diferença estatisticamente significativa nas questões número catorze, dezessete, dezenove e vinte, com valores de p 0,017; 0,017; 0,006; e menor que 0,001, respectivamente. O percentual de acertos para a maioria das questões foi menor que 70%. Conclusão. Alunos do sexto ano apresentaram nível de conhecimento significantemente maior comparado aos alunos do quinto ano, embora insuficiente para ambos. Palavras-chave: câncer de colo de útero. Exame colpocitológico. Estudantes de medicina. 
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