A SOBREVIVÊNCIA DAS IMAGENS NO ROMANCE A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cacio José
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bottos jr, Norival
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Guará
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/8535
Resumo: Esse artigo discute o estatuto das imagens que são produzidas pelos humores líquidos do corpo de Macabéia, em A Hora da Estrela (1998), desregulando e desterritorializandoem filigranas as imagens capazes de sobreviver ao tempo, com destaque para a figura da ninfa, ao mesmo tempo representação da santa cristã ou das deusas pagãs em diversas culturas. Walter Benjamin (2011) denominou essas imagens como aquilo que resta e que é capaz de causar um rasgo ou uma fratura no tempo real, tratar-se-ia, portanto, de sobrevivência no tempo histórico. Como aporte teórico serão utilizadas, sobretudo, as análises de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Jacques Derrida, Giorgio Agamben, AbyWarburg e Georges Didi-huberman, especialmente no que diz respeito ao papel da musa como condição sintomática do discurso que Macabéia exerce sobre o mundo patriarcal e racional, além de se efetivar como um diálogo onde Clarice Lispector busca refletir sobre o papel da arte a partir de uma perspectiva filosófica peculiar. Julga-se importante entender de que maneira Macabéia se configura como uma ninfa, especialmente no que diz respeito à importância das imagens carregadas de temporalidades dispersas e dotadas de características únicas, geralmente icônicas que ela desregula com seu discurso descentralizador.
id PUC_GO-6_15345b0b00613deab760f66e3383a0ea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8535
network_acronym_str PUC_GO-6
network_name_str Guará
repository_id_str
spelling A SOBREVIVÊNCIA DAS IMAGENS NO ROMANCE A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTORLETRAS; LITERATURANinfa; Macabéia; sobrevivência; fantasmasCLARICE LISPECTOR E A SOBREVIVÊNCIA DAS IMAGENSEsse artigo discute o estatuto das imagens que são produzidas pelos humores líquidos do corpo de Macabéia, em A Hora da Estrela (1998), desregulando e desterritorializandoem filigranas as imagens capazes de sobreviver ao tempo, com destaque para a figura da ninfa, ao mesmo tempo representação da santa cristã ou das deusas pagãs em diversas culturas. Walter Benjamin (2011) denominou essas imagens como aquilo que resta e que é capaz de causar um rasgo ou uma fratura no tempo real, tratar-se-ia, portanto, de sobrevivência no tempo histórico. Como aporte teórico serão utilizadas, sobretudo, as análises de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Jacques Derrida, Giorgio Agamben, AbyWarburg e Georges Didi-huberman, especialmente no que diz respeito ao papel da musa como condição sintomática do discurso que Macabéia exerce sobre o mundo patriarcal e racional, além de se efetivar como um diálogo onde Clarice Lispector busca refletir sobre o papel da arte a partir de uma perspectiva filosófica peculiar. Julga-se importante entender de que maneira Macabéia se configura como uma ninfa, especialmente no que diz respeito à importância das imagens carregadas de temporalidades dispersas e dotadas de características únicas, geralmente icônicas que ela desregula com seu discurso descentralizador.Editora da PUC GoiásUniversidade Federal do Amazonas (UFAM) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Ferreira, Cacio JoséBottos jr, Norival2021-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/853510.18224/gua.v10i2.8535Revista Guará - Revista de Linguagem e Literatura; v. 10, n. 2 (2020): Dossiê: Clarice Lispector: Arte em Movimento; 35-482237-495710.18224/gua.v10i2reponame:Guaráinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/8535/5119Direitos autorais 2021 Norival Bottos jr, Cacio José Ferreirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-09T13:10:40ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A SOBREVIVÊNCIA DAS IMAGENS NO ROMANCE A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR
title A SOBREVIVÊNCIA DAS IMAGENS NO ROMANCE A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR
spellingShingle A SOBREVIVÊNCIA DAS IMAGENS NO ROMANCE A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR
Ferreira, Cacio José
LETRAS; LITERATURA
Ninfa; Macabéia; sobrevivência; fantasmas
CLARICE LISPECTOR E A SOBREVIVÊNCIA DAS IMAGENS
title_short A SOBREVIVÊNCIA DAS IMAGENS NO ROMANCE A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR
title_full A SOBREVIVÊNCIA DAS IMAGENS NO ROMANCE A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR
title_fullStr A SOBREVIVÊNCIA DAS IMAGENS NO ROMANCE A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR
title_full_unstemmed A SOBREVIVÊNCIA DAS IMAGENS NO ROMANCE A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR
title_sort A SOBREVIVÊNCIA DAS IMAGENS NO ROMANCE A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR
author Ferreira, Cacio José
author_facet Ferreira, Cacio José
Bottos jr, Norival
author_role author
author2 Bottos jr, Norival
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cacio José
Bottos jr, Norival
dc.subject.por.fl_str_mv LETRAS; LITERATURA
Ninfa; Macabéia; sobrevivência; fantasmas
CLARICE LISPECTOR E A SOBREVIVÊNCIA DAS IMAGENS
topic LETRAS; LITERATURA
Ninfa; Macabéia; sobrevivência; fantasmas
CLARICE LISPECTOR E A SOBREVIVÊNCIA DAS IMAGENS
description Esse artigo discute o estatuto das imagens que são produzidas pelos humores líquidos do corpo de Macabéia, em A Hora da Estrela (1998), desregulando e desterritorializandoem filigranas as imagens capazes de sobreviver ao tempo, com destaque para a figura da ninfa, ao mesmo tempo representação da santa cristã ou das deusas pagãs em diversas culturas. Walter Benjamin (2011) denominou essas imagens como aquilo que resta e que é capaz de causar um rasgo ou uma fratura no tempo real, tratar-se-ia, portanto, de sobrevivência no tempo histórico. Como aporte teórico serão utilizadas, sobretudo, as análises de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Jacques Derrida, Giorgio Agamben, AbyWarburg e Georges Didi-huberman, especialmente no que diz respeito ao papel da musa como condição sintomática do discurso que Macabéia exerce sobre o mundo patriarcal e racional, além de se efetivar como um diálogo onde Clarice Lispector busca refletir sobre o papel da arte a partir de uma perspectiva filosófica peculiar. Julga-se importante entender de que maneira Macabéia se configura como uma ninfa, especialmente no que diz respeito à importância das imagens carregadas de temporalidades dispersas e dotadas de características únicas, geralmente icônicas que ela desregula com seu discurso descentralizador.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/8535
10.18224/gua.v10i2.8535
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/8535
identifier_str_mv 10.18224/gua.v10i2.8535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/8535/5119
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Norival Bottos jr, Cacio José Ferreira
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Norival Bottos jr, Cacio José Ferreira
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Guará - Revista de Linguagem e Literatura; v. 10, n. 2 (2020): Dossiê: Clarice Lispector: Arte em Movimento; 35-48
2237-4957
10.18224/gua.v10i2
reponame:Guará
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Guará
collection Guará
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319618630090752