While there is a thread of hope, God is there: popular Catholicism in the tale "Nhola dos Anjos", by Bernardo Élis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Carolina Teles
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Castro, Maria Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Guará
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/6227
Resumo: Presents an analysis of the religious concepts highlighted by the characters in the short story "Association of Angels" by Bernardo Elis. Highlights that, in a context of tragedy and despair, religion presents itself to the characters as a tenuous thread of hope, in which they hold until the last minute of their lives. This form of religious expression, typical of the rustic Catholicism, expresses the cultural traits goiana in the period in which the author wrote your tale, the Decade of 1930, in the State of Goiás, in a context of extreme needs of the Riverside population. The author portrays masterfully such socio-cultural moment, in such a way that the cultural aspects for him described today cause movements in the sensibility of the reader, updating, so your message.Enquanto houver um fio de esperança, Deus aí está: catolicismo popular no Conto “Nhola dos Anjos”, de Bernardo ÉlisApresenta-se uma análise das concepções religiosas evidenciadas pelos personagens do conto “Nhola dos Anjos”, de Bernardo Élis. Destaca-se que, em um contexto de tragédia e desespero, a religião apresenta-se aos personagens como um tênue fio de esperanças, no qual elas agarram-se até o último minuto de suas vidas. Essa forma de expressão religiosa, típica do catolicismo rústico, expressa traços da cultura goiana no período em que o autor escreveu seu conto, a década de 1930, no interior de Goiás, em um contexto de extremas necessidades da população ribeirinha. O autor retrata com maestria tal momento sócio-cultural, de tal forma que os aspectos culturais por ele descritos ainda hoje causam movimentos na sensibilidade do leitor, atualizando, assim, sua mensagem.
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spelling While there is a thread of hope, God is there: popular Catholicism in the tale "Nhola dos Anjos", by Bernardo ÉlisTeologia, Sociologia, Ciências da ReligiãoCatolicismo Popular, Análise LiteráriaAnálise Literária e ReligiãoPresents an analysis of the religious concepts highlighted by the characters in the short story "Association of Angels" by Bernardo Elis. Highlights that, in a context of tragedy and despair, religion presents itself to the characters as a tenuous thread of hope, in which they hold until the last minute of their lives. This form of religious expression, typical of the rustic Catholicism, expresses the cultural traits goiana in the period in which the author wrote your tale, the Decade of 1930, in the State of Goiás, in a context of extreme needs of the Riverside population. The author portrays masterfully such socio-cultural moment, in such a way that the cultural aspects for him described today cause movements in the sensibility of the reader, updating, so your message.Enquanto houver um fio de esperança, Deus aí está: catolicismo popular no Conto “Nhola dos Anjos”, de Bernardo ÉlisApresenta-se uma análise das concepções religiosas evidenciadas pelos personagens do conto “Nhola dos Anjos”, de Bernardo Élis. Destaca-se que, em um contexto de tragédia e desespero, a religião apresenta-se aos personagens como um tênue fio de esperanças, no qual elas agarram-se até o último minuto de suas vidas. Essa forma de expressão religiosa, típica do catolicismo rústico, expressa traços da cultura goiana no período em que o autor escreveu seu conto, a década de 1930, no interior de Goiás, em um contexto de extremas necessidades da população ribeirinha. O autor retrata com maestria tal momento sócio-cultural, de tal forma que os aspectos culturais por ele descritos ainda hoje causam movimentos na sensibilidade do leitor, atualizando, assim, sua mensagem.Editora da PUC GoiásLemos, Carolina TelesCastro, Maria Aparecida2017-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/622710.18224/gua.v7i2.6227Revista Guará - Revista de Linguagem e Literatura; v. 7, n. 2 (2017): Transfigurações Artísticas e Culturais II; 9 págs.2237-495710.18224/gua.v7i2reponame:Guaráinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/6227/3554Direitos autorais 2018 Carolina Teles Lemos, Maria Aparecida Castrohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6227Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/oai2237-49572237-4957opendoar:null2020-08-05 09:17:54.786Guará - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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description Presents an analysis of the religious concepts highlighted by the characters in the short story "Association of Angels" by Bernardo Elis. Highlights that, in a context of tragedy and despair, religion presents itself to the characters as a tenuous thread of hope, in which they hold until the last minute of their lives. This form of religious expression, typical of the rustic Catholicism, expresses the cultural traits goiana in the period in which the author wrote your tale, the Decade of 1930, in the State of Goiás, in a context of extreme needs of the Riverside population. The author portrays masterfully such socio-cultural moment, in such a way that the cultural aspects for him described today cause movements in the sensibility of the reader, updating, so your message.Enquanto houver um fio de esperança, Deus aí está: catolicismo popular no Conto “Nhola dos Anjos”, de Bernardo ÉlisApresenta-se uma análise das concepções religiosas evidenciadas pelos personagens do conto “Nhola dos Anjos”, de Bernardo Élis. Destaca-se que, em um contexto de tragédia e desespero, a religião apresenta-se aos personagens como um tênue fio de esperanças, no qual elas agarram-se até o último minuto de suas vidas. Essa forma de expressão religiosa, típica do catolicismo rústico, expressa traços da cultura goiana no período em que o autor escreveu seu conto, a década de 1930, no interior de Goiás, em um contexto de extremas necessidades da população ribeirinha. O autor retrata com maestria tal momento sócio-cultural, de tal forma que os aspectos culturais por ele descritos ainda hoje causam movimentos na sensibilidade do leitor, atualizando, assim, sua mensagem.
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