Contemporary Lyricism of Delermando Vieira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Lima, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Guará
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/guara/article/view/6222
Resumo: The talk of the Delermando lyric, the enigmatic and obscure way your, expresses the perspectives of contemporary lyric cannot be placed in doubt as to your meaning. According to Hugo Friedrich, in your modern lyrical structure (1978), the obscurity of fascinates the reader lyric as disconcerting. The magic of the word and your sense of mystery act deeply, making themselves understandable. This theory supports the idea of poetry as a self-contained creation, plurissignificativa, "consisting of an entanglement of absolute forces voltages, which act in pré-racionais strata, suggestively but also travelling in areas of vibrations Mystery of the concepts "(FRIEDRICH, 1978, p. 16). In this sense, the poetic work of Delermando Vieira has as a priority the polysemy of language with its mysteries and shades, a poetry made of riddles, resulting in a not too accessible. O Lirismo Contemporâneio de Delermando VieiraA fala da lírica de Delermando, na sua maneira enigmática e obscura, exprime as perspectivas da lírica contemporânea que não pode ser colocada em dúvida quanto à sua significação. De acordo com Hugo Friedrich, em sua Estrutura da lírica moderna (1978), a obscuridade dessa lírica fascina o leitor “na medida em que o desconcerta. A magia de sua palavra e seu sentido de mistério agem profundamente, fazer-se compreensível” (Idem,p.16). Esta tese defende a ideia da poesia como uma criação auto-suficiente, plurissignificativa, “consistindo em um entrelaçamento de tensões de forças absolutas, as quais agem sugestivamente em estratos pré-racionais, mas também deslocam em vibrações as zonas de mistério dos conceitos” (Friedrich, 1978, p.16). Nesse sentido, a obra poética de Delermando Vieira tem como prioridade a polissemia da linguagem com seus mistérios e matizes, mesmo que este poeta seja acusado muitas vezes de enigmático. No entanto, a poesia é mesmo um enigma e um ouriço não muito acessível.
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