DESDISCIPLINAR-SE PELA HISTÓRIA DA LOUCURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sugizaki, Eduardo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Paula, Eder Mendes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mosaico
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/12120
Resumo: O Dossiê História da Loucura tem por referência principal a obra homônima de Michel Foucault. O significado principal disso é que a loucura é, em primeiro lugar e acima de tudo, um acontecimento cultural pelo qual atravessam os vieses do poder. A loucura aconteceu, no Ocidente, como uma das principais maneiras de apartação dos sujeitos em apenas dois lados. Daí que a loucura seja um dos principais temas numa história dos modos de constituição da subjetividade. Mas, é importante destacar que uma das principais heranças dessa obra de Foucault aconteceu com uma publicação de Robert Castel, A Ordem Psiquiátrica: a Idade de Ouro do Alienismo, seguida por uma obra em coautoria com Françoise Castel e Anne Lovell, Sociedade psiquiatrizada avançada, o modelo norte-americano. Nessas duas obras, o conceito de psiquiatrização da sociedade permite ver que a história da loucura da contemporaneidade alcança a sociedade global na mesma direção que a psiquiatria avança sobre o social, muito para além dos muros do hospício. Tomadas essas referências principais, estamos chamando textos que se ocupem não apenas com a história das instituições asilares, mas também da filosofia, dos saberes, da sociedade, da arte (a música, a literatura, a poesia, o cinema, a fotografia, a pintura, o teatro, a arquitetura etc) enquanto desafiados pela loucura. Temas muito caros seriam também a psiquiatrização da criança, sobretudo na e pela escola; e a psiquiatrização da adolescência, sobretudo pela socioeducação, pelo policiamento, pela institucionalização punitiva. Por fim, também merecem grande interesse as pesquisas atentas à história regional, na medida em que aterrissam a história da loucura nos problemas da sociedade local e na tal modernização de nossos territórios.
id PUC_GO-7_0c5753e609b8a72ce0bc1146129ec5c9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12120
network_acronym_str PUC_GO-7
network_name_str Mosaico (Goiânia)
repository_id_str
spelling DESDISCIPLINAR-SE PELA HISTÓRIA DA LOUCURAO Dossiê História da Loucura tem por referência principal a obra homônima de Michel Foucault. O significado principal disso é que a loucura é, em primeiro lugar e acima de tudo, um acontecimento cultural pelo qual atravessam os vieses do poder. A loucura aconteceu, no Ocidente, como uma das principais maneiras de apartação dos sujeitos em apenas dois lados. Daí que a loucura seja um dos principais temas numa história dos modos de constituição da subjetividade. Mas, é importante destacar que uma das principais heranças dessa obra de Foucault aconteceu com uma publicação de Robert Castel, A Ordem Psiquiátrica: a Idade de Ouro do Alienismo, seguida por uma obra em coautoria com Françoise Castel e Anne Lovell, Sociedade psiquiatrizada avançada, o modelo norte-americano. Nessas duas obras, o conceito de psiquiatrização da sociedade permite ver que a história da loucura da contemporaneidade alcança a sociedade global na mesma direção que a psiquiatria avança sobre o social, muito para além dos muros do hospício. Tomadas essas referências principais, estamos chamando textos que se ocupem não apenas com a história das instituições asilares, mas também da filosofia, dos saberes, da sociedade, da arte (a música, a literatura, a poesia, o cinema, a fotografia, a pintura, o teatro, a arquitetura etc) enquanto desafiados pela loucura. Temas muito caros seriam também a psiquiatrização da criança, sobretudo na e pela escola; e a psiquiatrização da adolescência, sobretudo pela socioeducação, pelo policiamento, pela institucionalização punitiva. Por fim, também merecem grande interesse as pesquisas atentas à história regional, na medida em que aterrissam a história da loucura nos problemas da sociedade local e na tal modernização de nossos territórios.Editora da PUC GoiásSugizaki, EduardoPaula, Eder Mendes de2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/1212010.18224/mos.v14i2.12120Revista Mosaico - Revista de História; v. 14, n. 2 (2021): HISTÓRIA DA LOUCURA; 3-71983-78011983-780110.18224/mos.v14.n2.2021reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/12120/pdfDireitos autorais 2021 EDUARDO SUGIZAKI, Eder Mendes de Paulahttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-05T12:34:50ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv DESDISCIPLINAR-SE PELA HISTÓRIA DA LOUCURA
title DESDISCIPLINAR-SE PELA HISTÓRIA DA LOUCURA
spellingShingle DESDISCIPLINAR-SE PELA HISTÓRIA DA LOUCURA
Sugizaki, Eduardo
title_short DESDISCIPLINAR-SE PELA HISTÓRIA DA LOUCURA
title_full DESDISCIPLINAR-SE PELA HISTÓRIA DA LOUCURA
title_fullStr DESDISCIPLINAR-SE PELA HISTÓRIA DA LOUCURA
title_full_unstemmed DESDISCIPLINAR-SE PELA HISTÓRIA DA LOUCURA
title_sort DESDISCIPLINAR-SE PELA HISTÓRIA DA LOUCURA
author Sugizaki, Eduardo
author_facet Sugizaki, Eduardo
Paula, Eder Mendes de
author_role author
author2 Paula, Eder Mendes de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sugizaki, Eduardo
Paula, Eder Mendes de
dc.subject.none.fl_str_mv


description O Dossiê História da Loucura tem por referência principal a obra homônima de Michel Foucault. O significado principal disso é que a loucura é, em primeiro lugar e acima de tudo, um acontecimento cultural pelo qual atravessam os vieses do poder. A loucura aconteceu, no Ocidente, como uma das principais maneiras de apartação dos sujeitos em apenas dois lados. Daí que a loucura seja um dos principais temas numa história dos modos de constituição da subjetividade. Mas, é importante destacar que uma das principais heranças dessa obra de Foucault aconteceu com uma publicação de Robert Castel, A Ordem Psiquiátrica: a Idade de Ouro do Alienismo, seguida por uma obra em coautoria com Françoise Castel e Anne Lovell, Sociedade psiquiatrizada avançada, o modelo norte-americano. Nessas duas obras, o conceito de psiquiatrização da sociedade permite ver que a história da loucura da contemporaneidade alcança a sociedade global na mesma direção que a psiquiatria avança sobre o social, muito para além dos muros do hospício. Tomadas essas referências principais, estamos chamando textos que se ocupem não apenas com a história das instituições asilares, mas também da filosofia, dos saberes, da sociedade, da arte (a música, a literatura, a poesia, o cinema, a fotografia, a pintura, o teatro, a arquitetura etc) enquanto desafiados pela loucura. Temas muito caros seriam também a psiquiatrização da criança, sobretudo na e pela escola; e a psiquiatrização da adolescência, sobretudo pela socioeducação, pelo policiamento, pela institucionalização punitiva. Por fim, também merecem grande interesse as pesquisas atentas à história regional, na medida em que aterrissam a história da loucura nos problemas da sociedade local e na tal modernização de nossos territórios.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/12120
10.18224/mos.v14i2.12120
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/12120
identifier_str_mv 10.18224/mos.v14i2.12120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/12120/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 EDUARDO SUGIZAKI, Eder Mendes de Paula
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 EDUARDO SUGIZAKI, Eder Mendes de Paula
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaico - Revista de História; v. 14, n. 2 (2021): HISTÓRIA DA LOUCURA; 3-7
1983-7801
1983-7801
10.18224/mos.v14.n2.2021
reponame:Mosaico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Mosaico
collection Mosaico
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319735439360000