REFLEXÕES SOBRE O LEGENDÁRIO ABREVIADO DE JOÃO GIL DE ZAMORA (SÉCULO XIII)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mosaico (Goiânia) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/12664 |
Resumo: | Seguindo uma tendência literária mais geral, em fins do século XIII, o franciscano João Gil de Zamora compôs um legendário abreviado, com o duplo objetivo de instruir os frades menores e disponibilizar materiais para que usassem no preparo de suas pregações. Essa obra foi transmitida por um único manuscrito, o Add. 41070 (ff. 1-465v), que está incompleto. Ela foi publicada integralmente, em uma edição crítica, pela primeira vez em 2014. Nesse artigo, partilho algumas considerações relacionadas à análise deste material. Além de dados levantados e sistematizados sobre a inserção do autor, o legendário e seu contexto de produção, acompanhados de primeiras observações, apresento possibilidades interpretativas, que ainda não estão totalmente fechadas. Tais interpretações se pautam em conceitos, pressupostos que foram consolidados no decorrer das reflexões e escolhas metodológicas, que também são abordadas no texto, que realça o potencial historiográfico do legendário egidiano como monumento-documento. |
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REFLEXÕES SOBRE O LEGENDÁRIO ABREVIADO DE JOÃO GIL DE ZAMORA (SÉCULO XIII)Legendário AbreviadoOrdem dos Frades MenoresJoão Gil de ZamoraVeneração aos santosPregação.Seguindo uma tendência literária mais geral, em fins do século XIII, o franciscano João Gil de Zamora compôs um legendário abreviado, com o duplo objetivo de instruir os frades menores e disponibilizar materiais para que usassem no preparo de suas pregações. Essa obra foi transmitida por um único manuscrito, o Add. 41070 (ff. 1-465v), que está incompleto. Ela foi publicada integralmente, em uma edição crítica, pela primeira vez em 2014. Nesse artigo, partilho algumas considerações relacionadas à análise deste material. Além de dados levantados e sistematizados sobre a inserção do autor, o legendário e seu contexto de produção, acompanhados de primeiras observações, apresento possibilidades interpretativas, que ainda não estão totalmente fechadas. Tais interpretações se pautam em conceitos, pressupostos que foram consolidados no decorrer das reflexões e escolhas metodológicas, que também são abordadas no texto, que realça o potencial historiográfico do legendário egidiano como monumento-documento.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/1266410.18224/mos.v15i2.12664Revista Mosaico - History Journal; Vol. 15 No. 2 (2022): Especial: Cultura política, Arte e História na Idade Média; 39-56Revista Mosaico - Revista de Historia; Vol. 15 Núm. 2 (2022): Especial: Cultura política, Arte e História na Idade Média; 39-56Revista Mosaico - Revista de História; v. 15 n. 2 (2022): Especial: Cultura política, Arte e História na Idade Média; 39-561983-780110.18224/mos.v15.n2.2022reponame:Mosaico (Goiânia)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/12664/pdfCopyright (c) 2022 Andréia Cristina Lopes Frazão da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andréia Cristina Lopes Frazão da2023-10-11T19:21:20Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12664Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaicoPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/oai||mosaico@pucgoias.edu.br|| thais_marinho@hotmail.com1983-78011983-7801opendoar:2023-10-11T19:21:20Mosaico (Goiânia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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